Já parou para pensar em porquê a Coca-Cola tem este nome? Será que a cocaína já fez parte de sua fórmula? É o que iremos descobrir!

Como bem sabemos a Coca-Cola é um invento do farmacêutico John Pemberton em Atlanta, EUA, assim que terminou a Guerra Civil americanaç. Ele estava retornando da guerra e desejava uma vida melhor, então começou a criar produtos que infelizmente não conseguia vender. Isso até conhecer o contador Frank Robinson que conseguiu mudar o quadro e se tornaram sócios. O primeiro produto foi lançado em 1884 e se chamava Pemberton’s French Wine Coca e era anunciado como uma bebida revigorante para o cérebro e tônica para os nervos.

Em sua receita havia folha de coca (HAHÁ! Mas espere que ai vem mais história), grãos de noz-de-cola e álcool. Porém, na época o puritanismo religioso estava em alta e ninguém queria ingerir bebidas alcoolizadas, isso fez com que todos os estabelecimentos que vendiam a substância fossem fechados. Foi em função desta adversidade que em 8 de maio de 1886 foi lançada a primeira Coca-Cola que utilizou-se de sua própria caligrafia para o logotipo. A bebida consistia em um xarope com água com gás que era servido em copos de vidro misturados na hora de servir.

Coca-Cola já teve Cocaína?

Infelizmente em 1888 Pemberton precisou vender sua fórmula para Robinson em função de problemas financeiros e saúde, ele acabou falecendo naquele mesmo ano. Por sua vez, Robinson decidiu não continuar sozinho e vendeu a fórmula para Asa Griggs Candler, um farmacêutico que continuou o império, registrou a marca e continuou a vender o xarope ao qual tinha a fórmula. Xarope este que possuía 9 mg de cocaína POR COPO com o objetivo ‘de leve’ de viciar os consumidores. Este hábito causou grandes problemas em Portugal em 1928 quando o diretor de Saúde de Lisboa Ricardo Jorge apreendeu todo o produto pois, caso tivesse cocaína, não deveria ser comercializado. Agora, caso não tivesse, o nome deveria ser mudado já que seria praticamente uma propaganda enganosa.

Bizarro, não é mesmo? Comente!