Nosso corpo é cheio de segredos e ainda temos muito a aprender sobre ele, a medicina está sempre pronta para estudá-lo e consequentemente melhorar nossa forma de vida. O corpo humano é praticamente uma máquina que precisa trabalhar sem parar e em harmonia para que tudo funcione normalmente, mas quando algo dá errado, sabemos que temos que procurar um médico o quanto antes. Algum momento da sua vida você deve ter ouvido falar sobre o apêndice, certo? Deve até mesmo conhecer pessoas que precisou removê-lo, mas afinal o que é e para que serve? Continue lendo que te daremos a resposta.

O apêndice é uma bolsa que tem o formato de um tudo e fica localizado na parte inferior direita da barriga. Até pouco tempo atrás acreditava-se que ele era um órgão vestigial, ou seja, um órgão que com o tempo deixou de desempenhar a sua função no organismo. Acreditava-se que o órgão tinha a função de ajudar na digestão de vegetais, já que era morada de microrganismos capazes de quebrar moléculas de celulose. Pesquisas mais recentes descobriram que o órgão possui sim uma função no nosso corpo e não serve só para inflamar e ser retirado.

apêndice tricurioso

A medicina passou várias décadas estudando o apêndice e as descobertas apontam que ele é rico em tecido linfático, que é muito importante para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Estudos realizados pela Midwestern University Arizona College também demonstram que as pessoas que retiram esse órgão após um episódio de apendicite, demoram mais tempo que o normal para se recuperar de infecções e doenças. Heather F. Smith, professora dessa universidade observou que pacientes que passaram pela apendicectomia não apresentavam uma reserva imediata para repor a flora intestinal perdida após uma diarreia.

O Dr. William Parker da Duke University concluiu que  o apêndice é perfeito para armazenar boas bactérias, em outras palavras, elas ficam por lá sem serem perturbadas, até que sejam necessárias nos locais onde ocorrem o processo de digestão. Apesar de ter essa importante função, o pode apêndice inflamar e levar à obstrução dos intestinos, causando a apendicite aguda que se não removida a tempo, pode levar à morte. É válido lembrar que a inflamação no apêndice não pode ser tratada, pelo menos não atualmente, então a única saída é a remoção do órgão.

Gostou de ser atualizado sobre o assunto? Comenta aqui em baixo e compartilha com todo mundo esse post!