Quando vamos ao Circo ou em algum lugar que terá palhaços, uma certeza já temos: Seus narizes serão vermelhos. Entretanto, você sabe a origem disso?

Tudo começou com o tipo de palhaços chamado de Augusto. Este é aquele mais comum aqui no Brasil e tem interpretação extravagante, é sempre mentiroso e provocador, além de buscar surpreender a plateia a cada instante. Ele representa a liberdade, anarquia e o mundo infantil. Em geral, também é desastrado e desajeitado além de inoportuno, conquistando a simpatia do público ao errar nas tentativas de socialização. Já visualizou?

Este tipo de palhaço nasceu no Circo Renz de Berlim em 1865 e era um moço chamado August quem o interpretava. Ele era alcoólatra e enfadonho, entrava nos palcos sempre bêbado e, é claro, com o nariz vermelho devido a bebida. Diz a lenda que sua função era, na verdade, cuidar dos cavalos do circo, entretanto certo dia por estar bêbado, acabou entrando no palco e fazendo muita algazarra, o que agradou o público. Dizem que um de seus amigos tentou entrar no palco também para tira-lo de lá, porém não conseguia pois August corria desajeitado pelo picadeiro e fazia seu amigo de bobo.

por que nariz palhacos vermelho tricurioso

A partir desta interpretação ao acaso também nasceu Branco, o palhaço conhecido por ser o oposto de Augusto (sério, esperto e sempre tenta sair por cima das situações). Voltando a August, foi assim que nasceu a cultura do nariz vermelho, afinal os homens europeus, principalmente na Alemanha, são conhecidos por sua fisionomia extremamente branca e quando bebem, tendem a ficar com o nariz e bochechas vermelhas. Tudo devido ao alcoolismo de Algust, já pensou?

Você sabia disso? Comente!