A mandioca, também conhecida como macaxeira e aipim, é um tubérculo muito popular no Brasil. Você sabia que tem uma lenda que conta a origem da mandioca no país? Hoje vou te contar mais sobre isso. Vem comigo!

A lenda da mandioca

Há muito tempo atrás, em uma aldeia indígena vivia uma indiazinha de pele muito branca chamada Mani. Ela era muito inteligente e alegre, era estimada por todos da tribo. Um dia Mani não acordou cedo como era seu costume e sua mãe foi acordá-la. A índia encontrou Mani morta. A pequena menina morreu dormindo e mesmo sem vida mostrava um leve sorriso no rosto.

lenda da mandioca tricurioso

Devastados com a perda da filha, seus pais enterraram seu corpo dentro da própria oca, pois essa era a tradição da tribo. Todos os dias sua mãe chorava sobre a sua cova e as lágrimas acabavam por molhar a terra. Um dia nasceu uma planta no local. Ela era totalmente diferente de todas as plantas que os índios conheciam. A mãe de Mani passou a cuidar da planta com muito carinho e dela surgiu raízes muito grossas, marrom por fora e bem brancas por dentro. Essa raiz recebeu o nome de mandioca como uma junção de Mani, a indiazinha, e oca, a casa dos índios, significando Casa de Mani.

A mandioca passou a ser o alimento principal dos índios, eles também a usavam para fazer farinha e uma bebida típica da tribo.

Curiosidades sobre mandioca

  • A mandioca é a raiz de maior uso no país, seus derivados são encontrados em diversos pratos.
  • Existem 250 variedades de mandiocas.

mandioca tricurioso

Leia também: Você conhece a Lenda do Curupira?

  • Ela surgiu na Amazônia há muitos anos, mais precisamente antes de Cristo.
  • O consumo dessa raiz traz muitos benefícios para a saúde pois ela é rica em potássio, cálcio, ferro e vitamina.
  • Seu consumo ajuda no fortalecimento dos ossos.

Você conhecia essa lenda sobre a mandioca? Conta pra nós!