Todos sabemos que precisamos ingerir um certa quantia de vitaminas todos os dias, porém você sabe qual a real importância da Vitamina A? Vamos descobrir agora!

Este é um tipo de vitamina lipossolúvel que é encontrada em fontes animais – retinoides – e em origem vegetal – carotenoides. Ela age de maneiras diferentes no organismo contribuindo com a proteção da córnea, ajudando na correta proliferação e diferenciação celular, ajuda no desenvolvimento saudável do feto e é muito importante na formação da pele.

Veja os benefícios de ingerir:

Excelente para a visão

Esta vitamina proporciona a correta proteção da córnea, parte que transmite e concentra toda a luz que entra nos olhos. Quando você não ingere a quantia correta desta vitamina é comum que tenha dificuldade para enxergar em locais escuros com luz fraca e em casos radicais pode levar a cegueira total.

Pele saudável

Esta vitamina também mantém as células da pele e mucosas integras além de agir na reparação do epitélio da pele.

Crescimento ideal

É muito importante manter as crianças com seus níveis desta vitamina em dia já que ela ajuda a proliferação celular e também regula a expressão do gene que forma o hormônio do crescimento.

por que precisamos vitamina a tricurioso 1

Zero infecções

Nossas vias respiratórias, aparelho digestivo e trato urinário são a primeira barreira contra corpos que causem infecções, logo esta vitamina é importante porque mantem a integridade dessas barreiras. Além disso, ela atua no desenvolvimento e diferenciação de células brancas como linfócitos, que são fundamentais para o sistema imunológico.

Ação antioxidante

A vitamina possui grande ação antioxidante, assim evitando a liberação de radicais livres que podem ser nocivos para células.

Viu só? Então lembre-se de manter seus índices de Vitamina A em dia ingerindo manga, mamão, caju, goiaba vermelha, cenoura, milho (amarelo), batata doce (amarela), abóbora (madura), moranga, couve, mostarda, espinafre, brócolis, caruru, folhas de beterraba e cenoura, chicória, alface e agrião. Além disso, você também a encontra em vísceras de animais, principalmente fígado, na gema do ovo e no leite integral.

Gostou da informação? Comente!