Todo filme tem figurantes, sejam poucos ou muitos. Para cenas de multidão, em locais movimentados ou até mesmo em espaços pequenos como em um elevador, por exemplo. Entretanto, você sabe qual foi o filme que mais utilizou figurantes na história do cinema?

O filme que recebeu este título se chama Gandhi e foi feito em 1982. É considerado um filme biográfico épico que conta a história e vida de Mohandas Karamchand Gandhi, o grande líder do movimento de independência não-violento da Índia contra a Índia Britânica no século XX. O filme foi produzido por empresas britânicas e indianas, escrito por John Briley e dirigido por Richard Attenborough. Gandhi foi interpretado por Ben Kingsley.

O filme começa contando o que houve em 1893 quando Gandhi começa a se definir, neste período ele foi jogado de um trem sul-africano por estar em um vagão de brancos. O longa termina em 1948 no funeral deste grande líder. É nesta parte do filme que aparecem ‘apenas’ 300 mil figurantes para demonstrar o amor que a população tinha e ainda tem por este grande homem. Este foi o maior número de figurantes utilizados para fazer uma cena de filme em toda a história, aparecendo inclusive no Guinness World Records.

qual foi filme mais figurantes historia tricurioso 1

O longa foi lançado na Índia em 30 de novembro de 1982 e no Reino Unido em 3 de dezembro de 1982, já nos Estados Unidos seu lançamento ocorreu em 6 de dezembro de 1982 e no Brasil, em 1 de abril de 1983. O longa concorreu em onze categorias do Oscar, incluindo a de Melhor Filme, levando para casa o prêmio de Melhor Diretor para Richard Attenborough e Melhor Ator para Ben Kingsley.

Incrível, não é mesmo? Comente!