Em um mundo perfeito, não precisaríamos aplicar nenhum tipo de substância protetora sobre o nosso corpo, já que a nossa pele manteria a sua umidade e nunca perderia a elasticidade. Infelizmente, esse não é o caso e fatores como sujeiras, toxinas ambientais e as estações em constante mudança, acabam deixando nossa pele propensa a irritação, secura e desidratação. Se você está procurando um produto para qualquer um desses problemas de pele, você pode estar se perguntando se deve comprar uma loção ou um frasco de hidratante. Por isso, vamos explorar ao longo desse post os detalhes e as diferenças entre ambos, apontando qual deles atende melhor às suas necessidades.

Diferenças químicas

qual a diferenca entre locao e hidratante 1

Diferenciar ambos em termos químicos é um pouco complicado, pois loções, cremes e pomadas têm uma ou mais formas de hidratante neles. É por isso que uma loção também não deixa de ter um componente “hidratante”. Porém, tenha em mente que um verdadeiro hidratante usará uma mistura de componentes solúveis em água e solúveis em óleo. Ingredientes comuns para estes incluem óleo mineral e vaselina. No caso de loções, as suas composições terão mais ingredientes adicionados do que os hidratantes propriamente ditos. Isto é porque eles têm um maior teor de água, o que torna mais fácil para as bactérias se formarem dentro dele. Isso significa que o fabricante deve inserir certos conservantes, como parabenos e ácido salicílico, para afastar as bactérias. Muitas vezes até fragrâncias são adicionadas para mascarar o cheiro desses conservantes.

Diferenças na textura

qual a diferenca entre locao e hidratante 2

Na maioria dos casos, os melhores hidratantes tendem a ser grossos e oleosos. Vale destacar que isto não ocorre porque eles têm ingredientes brutos na composição, mas porque gorduras e óleos são os melhores produtos para bloquear a umidade da pele e manter agentes irritantes longe de cena. Loções, por outro lado, muitas vezes são muito leves e tendem a sumir rapidamente após movimentos contínuos na região aplicada. As loções também apresentam uma baixa viscosidade porque são mais econômicas e são destinadas apenas como uma “solução temporária” para casos mais amenos.

Qual eu devo comprar?

qual a diferenca entre locao e hidratante 3

As pessoas que têm pele extremamente seca ou sofrem de problemas de pele como o eczema, são geralmente aconselhadas a comprar hidratantes ou pomadas espessas que apresentam um grande nível de oleosidade, já que esses hidratantes contam com ingredientes protetores que preservam a umidade da pele por mais tempo. No entanto, para aqueles que têm uma pele bem equilibrada e que sofrem com manchas ou secura em apenas algumas ocasiões, usar uma loção leve já será mais que suficiente. Se você tem um pele propensa a acne, escolha uma loção que tenha baixos níveis de óleo e, se você mora em áreas úmidas, dê preferência a loções à base de água, já que elas não entopem os poros.

Já decidiu qual comprar? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!