Não conhecemos muito sobre a Mitologia da China. Aposto que quando você pensou sobre isso se lembrou dos dragões. E você está certo, o dragão é uma das criaturas mais importantes da mitologia chinesa. Mas hoje vamos te apresentar outras criaturas mitológicas  que você provavelmente não conhecia. Vem que eu te conto mais sobre elas!

A Mitologia Chinesa

Os historiadores acreditam que a mitologia chinesa teve início por volta de 1100 a.C.  Ela é o conjunto de lendas, histórias, mitos e ritos da China. Eles contam como se fundou a cultura e o Estado chinês. As histórias foram contadas de pai para filho oralmente, depois através de canções e teatros e por fim através dos livros.

5 criaturas da Mitologia Chinesa

  • Xing Tian

Essa criatura é um gigante conhecido por desafiar o Imperador Amarelo, a suprema divindade chinesa. O gigante foi decapitado pelo Imperador. Mas ele não morreu, seu corpo continuou em movimento, procurando por sua cabeça perdida. Ao desistir de procurar pela cabeça, nasceram olhos em seu peito e uma boca em seu ventre. Ele foi nomeado então como Xing Tian, que significa: Aquele cuja cabeça foi cortada. Mesmo nessa forma continuou a se opor aos deuses chineses.

criaturas chinesas tricurioso

Leia também: Quem foi o primeiro Imperador da China?

  • Nian

Ela é uma fera que vive no fundo do mar. Segundo as histórias ela vem a terra no ano novo para devorar as pessoas. A forma encontrada pelos chineses para afastá-la foi decorando tudo com vermelho, pois a fera detesta essa cor. E também dançando, batendo tambores e estourando fogos de artifícios. Uma típica comemoração do ano novo chinês.

criaturas chinesas tricurioso.3jpg

  • Cabeça de Boi e Cara de Cavalo

São dois jovens mensageiros do inferno. Eles são as primeiras pessoas que quem morre encontra após chegar ao mundo inferior.  Eles são responsáveis por escoltar os mortos pelo mundo inferior.

  •  Erlang Shen

É um deus chinês com um terceiro olho na testa. Esse olho é para ver a verdade. É retratado empunhando uma espada de três pontas e sempre acompanhado de seu Cão Celestial Sagrado. O cão o ajuda a subjugar os espíritos malignos. Foi responsável por destruir vários demônios e dragões . Era bem feitor da humanidade. Ele também podia se transformar em vários animais diferentes.

criaturas chinesas tricurioso.2jpg

Leia também: Confira alguns fatos curiosos sobre a China

  • Nu wa

É  a deusa que criou a humanidade. É associada às chuvas e lagos, pois foi a única sobrevivente do dilúvio inicial. Criou o ser humano a partir da argila. Foi a responsável por afastar o céu da terra, e encontrou uma escora para mantê-los assim, afastados.

Você conhecia essas criaturas mitológicas chinesas? Conta pra nós!