Ver uma joaninha pousar na sua mão pode ser algo um tanto “especial”. Enquanto outros insetos podem representar uma ameaça para os seres humanos, animais e plantações, as joaninhas são inofensivas e podem até ser benéficas em certas ocasiões! É por isso que tantas culturas ao longo dos séculos têm valorizado as joaninhas, acreditando que elas possam trazer boa sorte. E por falar nisso, você sabe quais foram os principais fatores que transformaram esse simples inseto em um símbolo de boa sorte? É isso o que vamos explorar ao longo desse post!

Um bom inseto protetor

por que a joaninha e considerada um simbolo de boa sorte 1

Joaninhas, que são membros da família dos besouros, apresentam uma grande variedade de cores, notavelmente o vermelho, sendo também reconhecidas pelos pontos distintivos em seus corpos duros de forma oval. Curiosamente, vários agricultores incentivam as populações de joaninhas nos seus campos, já que elas protegem as colheitas de insetos devastadores, especialmente pulgões e outros alimentadores de seiva que podem causar grandes danos econômicos. Para se ter uma ideia, uma única joaninha pode ingerir até 5.000 pulgões em toda a sua vida, de acordo com o Departamento de Entomologia da Universidade do Kentucky.

Superstição

por que a joaninha e considerada um simbolo de boa sorte 2

Embora a joaninha seja um inseto norte-americano, sua aparência delicada e artística a tornou popular em muitas outras culturas, estando sempre rodeada de uma variedade de superstições. Uma superstição bastante compartilhada com crianças em diferentes culturas é “nunca matar uma joaninha, pois isso pode trazer má sorte”. A fonte deste ditado pode ter sido justamente os próprios agricultores que queriam proteger esses insetos minúsculos, mas eficientes defensores das plantações.

Simbolismo cristão

por que a joaninha e considerada um simbolo de boa sorte 3

Os pontos distintivos da joaninha também contribuem para todo o simbolismo em torno desse inseto. Na Idade Média, as sociedades cristãs europeias acreditavam que as manchas do besouro representavam as Sete Dores de Maria, de acordo com o Catholic Answers Forum. Existe até uma lenda que diz que, depois que grupos de fazendeiros oraram à Virgem Maria para proteger suas plantações, supostamente apareceram joaninhas para defender o plantio. Por causa disso, alguns fazendeiros chamavam esses insetos de “Besouros de Nossa Senhora”.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!