Muito provavelmente você já deve ter assistido algum desenho animado representando pessoas sendo atingidas por raios de uma forma bem bizarra, com seus corpos se sacudindo como uma boneca de pano e com o cabelo todo arrepiado. Obviamente, nem é preciso pensar muito para saber que na prática os raios podem ser mortais para os seres humanos, mas será que a mesma coisa pode ser dita com as árvores? Será que uma árvore pode ser afetada por uma descarga elétrica desse tipo da mesma forma que os humanos?

Primeiramente precisamos entender que, quando um raio atinge uma árvore, a seiva na casca da planta geralmente fica sujeita a temperaturas muito extremas, algumas vezes mais quentes até que a superfície do Sol devido à resistência elétrica. Essa mesma resistência elétrica faz com que a seiva seja aquecida e transformada em uma espécie de vapor quase instantaneamente, o que pode acabar fazendo com que ela se expanda violentamente. É por isso que algumas árvores “explodem” quando são atingidas por um raio. Além disso, o raio geralmente corre ao longo da casca interna da árvore até as suas raízes no chão, fazendo com que a casca externa se expanda e se desintegre em tiras. Em alguns casos, a árvore pode até “saltar” quando é atingida por um raio, especialmente quando o tronco ou vários galhos se separam e caem no chão devido à expansão violenta. Ou seja, a menos que você queira explodir junto com ela, nunca fique debaixo de uma árvore durante uma tempestade com raios!

o que acontece se uma arvore for atingida por um raio 1

Mas por incrível que pareça, se estiver chovendo e a parte externa da árvore estiver bastante encharcada de água, como costuma acontecer durante uma tempestade, o raio pode causar um dano relativamente pequeno. Isso acontece porque, em casos desse tipo, a eletricidade é conduzida através da camada externa da árvore, em vez de afetar a parte interna. Outra curiosidade interessante é que muita gente pode achar natural uma árvore pegar fogo quando é atingida por um raio, mas na prática isso depende de vários fatores, como o teor de umidade da casca, a quantidade de folhagem nos galhos e qual parte da árvore foi atingida em cheio pelo raio. Também vale destacar que, quando uma árvore realmente pega fogo nesse tipo de situação, ela pode queimar até chão ou ficar parcialmente danificada.

o que acontece se uma arvore for atingida por um raio 2

Por último, é importante mencionar que, surpreendentemente, uma árvore que foi atingida por um raio poderá não morrer como um resultado direto da corrente elétrica. Dependendo do tamanho da árvore, ela pode viver por um bom tempo, mesmo com ferimentos extensos. No entanto, as árvores atingidas geralmente morrem de causas secundárias, como uma infestação por insetos.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!