Muito provavelmente você já deve ter ouvido durante a sua infância algumas histórias que afirmavam que os lobos costumam uivar para a Lua, especialmente em períodos de lua cheia. De fato, se você fazer uma simples busca de uma foto de um lobo em livros ou até mesmo no próprio Google, é bem provável que você se depare com a imagem de um animal desse tipo com o focinho virado para o céu, totalmente banhado pelo luar. Mas será que essa informação realmente faz sentido? Os lobos realmente uivam para a Lua?

Bem, toda essa representação criada em torno desses animais até consegue mexer com as nossas emoções, mas a verdade é que os lobos não uivam para a Lua. Na verdade, vários estudos realizados nos tempos modernos já mostraram que os lobos não uivam para nenhum tipo de padrão em relação à Lua. Em outras palavras, independente da presença de uma lua cheia, uma lua nova ou qualquer outra coisa, incluindo um céu completamente nublado, os lobos vão uivar do mesmo jeito.

e verdade que os lobos uivam para a lua 1

Os uivos dos lobos podem ser alguns dos sons mais dramáticos da natureza, mas são semelhantes aos chamados de inúmeros outros animais, desde o barulho das corujas aos ruídos dos sapos. Isso porque a comunicação dessas espécies é tão importante quanto a comunicação entre os seres humanos, seja para alertar os outros sobre o perigo, sinalizar onde os alimentos podem ser encontrados, procurar um parceiro ou sinalizar a sua localização quando estão perdidos. No caso dos lobos, eles aparentam estar uivando para a Lua porque esses animais costumam subir em locais muito altos para se comunicar com o resto do grupo, afinal esses lugares permitem uma maior propagação do som. Além disso, como eles são animais noturnos, fica fácil de perceber o por que eles parecem estar sempre uivando para o satélite natural da Terra.

Pesquisadores creditam que a crença de que os lobos uivam para a Lua pode ter surgido em várias culturas do passado por que as pessoas antigas costumavam criar histórias para explicar coisas que não conseguiam entender. Fenômenos naturais eram frequentemente combinados com histórias fantasiosas que eram comumente transmitidas entre gerações. Na mitologia grega, romana e nórdica, havia uma forte conexão entre os lobos e a Lua, enquanto que as lendas dos nativos americanos frequentemente apontavam os lobos como os guardiões lunares. Desse modo, ao longo dos séculos, essas lendas acabaram se espalhando entre várias populações, apesar de não terem nenhuma base real na ciência.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!