Do ponto de vista botânico, as maçãs possuem características tão específicas que podem dar origem a detalhes incrivelmente técnicos. Para se ter uma ideia, uma simples maçã tem um lóbulo, um feixe dorsal de carpelo, um endocarpo, um feixe de sépalas e outras partes tão detalhadas que só os especialistas conseguem entender perfeitamente. No entanto, essas frutas também contam com características bem mais visíveis, de modo que qualquer pessoa pode identificar. Por exemplo, você já reparou que existem uns pontinhos que se destacam nas cascas avermelhadas das maçãs? Pois bem, esse detalhe até pode parecer algo inútil à primeira vista, mas na verdade ele é muito importante para manter a fruta saudável.

Entendendo a sua função

Primeiramente, é preciso mencionar que praticamente todas as plantas precisam de um fluxo constante de ar fresco (assim como as pessoas), sendo que esse “ar fresco” basicamente significa dióxido de carbono. Flores, árvores e frutas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, mas ao contrário das pessoas, as plantas não têm narinas. É exatamente aqui que entram em cena esses pontinhos, que são cientificante chamados de “lenticelas”. Cada pontinho desse em uma abertura na pele da fruta ou na casca da árvore serve ao propósito de deixar o dióxido de carbono entrar e o oxigênio sair, como se fosse uma “nariz vegetal”. No caso das maçãs, é exatamente através destes minúsculos pontos que elas são capazes de “respirar”.

por que as cascas das macas tem varios pontinhos 1

Algo mais comum do que parece

Vale destacar que as lenticelas não são exclusivas das maçãs, podendo ser encontradas em peras, batatas, kiwis e muitas outras espécies de frutas e legumes. Sem a presença das lenticelas, as plantas não seriam capazes de “respirar”, o que consequentemente seria ruim até para nós, afinal ninguém quer segurar os “cadáveres” de um monte de maçãs asfixiadas em suas mãos.

Desvantagens

Apesar de todos os seus benefícios, a grande desvantagem dessa faceta porosa é que ela fornece uma perfuração interna em toda a superfície do exterior blindado da fruta, o que abre espaço para possíveis infecções e doenças, especialmente quando as lenticelas ficam vulneráveis. Uma simples infecção nas lenticelas pode dar origem a uma deficiência de nutrientes que faz com que esses pontinhos se tornem mais escuros e se transformem em caroços marrons. Inicialmente isso não machuca o interior da fruta, mas faz com que a maçã fique “pouco atraente” para o consumo humano. Em casos mais graves, uma erupção ainda maior pode se formar através desses pontinhos, deixando a fruta exposta a um grande número de agentes externos, como mosquitos e moscas.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!