As chuvas de meteoros são eventos astronômicos incríveis que todos deveriam ter a oportunidade de acompanhar pelo menos uma vez na vida. Algumas chuvas de meteoros podem ser vistas em momentos específicos ao longo do ano, enquanto outras aparecem apenas uma vez a cada cem anos. Desse modo, muitas pessoas costumam se planejar com antecedência para viajar por todo o mundo com o objetivo de assisti-las do melhor ângulo possível. Mas quais são os melhores lugares para visualizá-las? Bem, para início de conversa, os melhores pontos de visualização desses fenômenos são aqueles com a menor quantidade de poluição luminosa, mas é importante destacar que as chuvas de meteoros também só podem ser vistas com precisão em partes específicas do planeta. A lista a seguir mostra as áreas que apresentam as melhores combinações dos fatores que permitem a melhor visualização possível de várias chuvas de meteoros. Confira!

8. Tucson (Arizona, EUA)

melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo 8

As montanhas em Tucson, no estado americano do Arizona, impedem que as luzes da cidade atinjam o céu, reduzindo consideravelmente a quantidade de poluição luminosa da área. Há quem considere esta cidade como o lugar perfeito para testemunhar qualquer fenômeno astronômico, já que a área é bastante escura e fornece uma visão ampla do céu. De fato, é possível ver a maioria das chuvas de meteoros a partir deste local, mas a chuva de meteoros Orionídeas é geralmente apontada como a mais bonita de se ver a partir dessa região.

7. Floresta Kielder (Inglaterra)

melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo 7

A Floresta Kielder fica na Inglaterra, mas está localizada muito perto da fronteira do país com a Escócia. Para quem está de passeio pela Europa, este é um dos melhores lugares para observar eventos astronômicos, muito por conta da sua baixa poluição luminosa e do seu grande espaço a céu aberto. O lugar se torna ainda mais propício para quem deseja ver a chuva de meteoros Perseidas, assim como a chuva dos Draconídeos. Além disso, todo o ambiente natural proporcionado pelas enormes árvores da floresta promovem um efeito ainda mais especial quando estão sob o brilho das estrelas.

6. Parque Nacional do Vale da Morte (Nevada, EUA)

melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo 6

O Parque Nacional do Vale da Morte também é conhecido regionalmente como “Parque Nacional do Céu Negro”, devido ao céu totalmente escuro e longe da civilização que cobre a área à noite. A chuva de meteoros Líridas têm uma excelente visibilidade na região e irradia de Vega, que é uma estrela brilhante localizada na constelação de Lyra. O lugar é perfeito para a observação desse fenômeno, mas as pessoas que desejam registrar o momento precisam deixar suas câmeras prontas, já que os meteoros vêm e vão rapidamente durante a noite, o que pode fazer com que as suas oportunidades de obter as fotografias ideais sejam afetadas. No entanto, se o fotógrafo em questão tiver sorte, os meteoros até podem deixar um rastro de gás ionizado, criando um espetáculo ainda mais incrível de se ver.

5. Parque Nacional Iriomote-Ishigaki (Japão)

melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo 5

A ilha subtropical de Iriomote é a mais meridional das Ilhas Yaeyama, pertencente ao território japonês. Essa região é mais conhecida por ser o lar de manguezais, praias e cachoeiras, mas ela também serve como um ótimo local para a observação de chuvas de meteoros à noite. De fato, existem também dois observatórios astronômicos na ilha, dando uma tom ainda mais especial aos amantes da astronomia que visitam o local.

4. Brockway Mountain Lookout (Michigan, EUA)

melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo 4

Este parque nacional localizado no extremo norte do estado americano do Michigan, pode fornecer pontos de observação de chuvas de meteoros que muita gente só imaginaria poder encontrá-los em seus sonhos. Nesse parque, você pode ver facilmente a chuva de meteoros de Gêmeos, um dos fenômenos astronômicos mais incríveis. De fato, esse fenômeno tem a capacidade de promover uma passagem de mais de 50 meteoros em cada hora. Segundo os administradores do parque, não é preciso nenhum equipamento especial para a observação total dos meteoros, o que torna o evento ainda mais atrativo.

3. Mercantour National Park (França)

melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo 3

Este parque nacional da França é um local perfeito para ver a vastidão escura do céu noturno, assim como testemunhar uma variedade de chuvas de meteoros. Além disso, essa região permite um programa de aventuras muito completo. Você pode atravessar os Alpes e visitar as vilas nos arredores durante o dia, enquanto à noite você deve tentar ficar o mais longe possível da poluição luminosa. Qualquer pessoa pode testemunhar grandes quantidades de chuvas de meteoros por lá, incluindo as Perseidas, os Draconideos e os Orionoides.

2. Monumento Nacional de White Sands (Novo México, EUA)

melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo 2

Este monumento nacional dos Estados Unidos, localizado no Estado do Novo México, é preenchido com dunas de areia branca a céu aberto. De fato, a quantidade de areia nesse lugar é absurda, existindo tanto quanto os olhos podem ver. O Monumento Nacional de White Sands se destacar por se um bom lugar para ver a chuva de meteoros de Leônidas em novembro, sendo que a velocidade da passagem dos meteoros tende a variar de ano para ano. Há anos em que milhares de meteoros são visíveis, em quanto que em outras oportunidades apenas algumas centenas deles podem ser vistos. A direção do parque aconselha os visitantes a levar uma cadeira ou um saco de dormir para o local, maximizando assim o seu conforto para o momento tão esperado. No entanto, também é possível ver o espetáculo a partir de um veículo estacionado nos arredores.

1. Parque Nacional e Reserva de Denali (Alasca, EUA)

melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo 1

O Parque Nacional e Reserva de Denali, no Alasca, fica longe o suficiente de qualquer civilização para fornecer a qualquer visitante a melhor chance de testemunhar várias chuvas de meteoros. Além disso, durante o dia, você pode tentar atravessar as suas montanhas ou viajar pela Floresta Taigu, caso tenha um espírito mais aventureiro. Mas independente de qualquer roteiro a ser tomado, o fato é que todo visitante deve levar longos casacos de inverno, já que as temperaturas à noite podem cair abaixo de zero. No entanto, a visão privilegiada de tantos meteoros fará com que tudo valha a pena, especialmente para os amantes da astronomia. Segundo os administradores do parque, qualquer visitante ficará surpreso com a quantidade de meteoros que viajam pelo céu negro do Denali.

E você, já teve a oportunidade de observar uma chuva de meteoros? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!