Curiosidades

Conheça os 8 melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo

Conheça os 8 melhores locais para visualizar chuvas de meteoros pelo mundo

As chuvas de meteoros são eventos astronômicos incríveis que todos deveriam ter a oportunidade de acompanhar pelo menos uma vez na vida. Algumas chuvas de meteoros podem ser vistas em momentos específicos ao longo do ano, enquanto outras aparecem apenas uma vez a cada cem anos. Desse modo, muitas pessoas costumam se planejar com antecedência para viajar por todo o mundo com o objetivo de assisti-las do melhor ângulo possível. Mas quais são os melhores lugares para visualizá-las? Bem, para início de conversa, os melhores pontos de visualização desses fenômenos são aqueles com a menor quantidade de poluição luminosa, mas é importante destacar que as chuvas de meteoros também só podem ser vistas com precisão em partes específicas do planeta. A lista a seguir mostra as áreas que apresentam as melhores combinações dos fatores que permitem a melhor visualização possível de várias chuvas de meteoros. Confira!

8. Tucson (Arizona, EUA)

As montanhas em Tucson, no estado americano do Arizona, impedem que as luzes da cidade atinjam o céu, reduzindo consideravelmente a quantidade de poluição luminosa da área. Há quem considere esta cidade como o lugar perfeito para testemunhar qualquer fenômeno astronômico, já que a área é bastante escura e fornece uma visão ampla do céu. De fato, é possível ver a maioria das chuvas de meteoros a partir deste local, mas a chuva de meteoros Orionídeas é geralmente apontada como a mais bonita de se ver a partir dessa região.

7. Floresta Kielder (Inglaterra)

A Floresta Kielder fica na Inglaterra, mas está localizada muito perto da fronteira do país com a Escócia. Para quem está de passeio pela Europa, este é um dos melhores lugares para observar eventos astronômicos, muito por conta da sua baixa poluição luminosa e do seu grande espaço a céu aberto. O lugar se torna ainda mais propício para quem deseja ver a chuva de meteoros Perseidas, assim como a chuva dos Draconídeos. Além disso, todo o ambiente natural proporcionado pelas enormes árvores da floresta promovem um efeito ainda mais especial quando estão sob o brilho das estrelas.

6. Parque Nacional do Vale da Morte (Nevada, EUA)

O Parque Nacional do Vale da Morte também é conhecido regionalmente como “Parque Nacional do Céu Negro”, devido ao céu totalmente escuro e longe da civilização que cobre a área à noite. A chuva de meteoros Líridas têm uma excelente visibilidade na região e irradia de Vega, que é uma estrela brilhante localizada na constelação de Lyra. O lugar é perfeito para a observação desse fenômeno, mas as pessoas que desejam registrar o momento precisam deixar suas câmeras prontas, já que os meteoros vêm e vão rapidamente durante a noite, o que pode fazer com que as suas oportunidades de obter as fotografias ideais sejam afetadas. No entanto, se o fotógrafo em questão tiver sorte, os meteoros até podem deixar um rastro de gás ionizado, criando um espetáculo ainda mais incrível de se ver.

5. Parque Nacional Iriomote-Ishigaki (Japão)

A ilha subtropical de Iriomote é a mais meridional das Ilhas Yaeyama, pertencente ao território japonês. Essa região é mais conhecida por ser o lar de manguezais, praias e cachoeiras, mas ela também serve como um ótimo local para a observação de chuvas de meteoros à noite. De fato, existem também dois observatórios astronômicos na ilha, dando uma tom ainda mais especial aos amantes da astronomia que visitam o local.

4. Brockway Mountain Lookout (Michigan, EUA)

Este parque nacional localizado no extremo norte do estado americano do Michigan, pode fornecer pontos de observação de chuvas de meteoros que muita gente só imaginaria poder encontrá-los em seus sonhos. Nesse parque, você pode ver facilmente a chuva de meteoros de Gêmeos, um dos fenômenos astronômicos mais incríveis. De fato, esse fenômeno tem a capacidade de promover uma passagem de mais de 50 meteoros em cada hora. Segundo os administradores do parque, não é preciso nenhum equipamento especial para a observação total dos meteoros, o que torna o evento ainda mais atrativo.

3. Mercantour National Park (França)

Este parque nacional da França é um local perfeito para ver a vastidão escura do céu noturno, assim como testemunhar uma variedade de chuvas de meteoros. Além disso, essa região permite um programa de aventuras muito completo. Você pode atravessar os Alpes e visitar as vilas nos arredores durante o dia, enquanto à noite você deve tentar ficar o mais longe possível da poluição luminosa. Qualquer pessoa pode testemunhar grandes quantidades de chuvas de meteoros por lá, incluindo as Perseidas, os Draconideos e os Orionoides.

2. Monumento Nacional de White Sands (Novo México, EUA)

Este monumento nacional dos Estados Unidos, localizado no Estado do Novo México, é preenchido com dunas de areia branca a céu aberto. De fato, a quantidade de areia nesse lugar é absurda, existindo tanto quanto os olhos podem ver. O Monumento Nacional de White Sands se destacar por se um bom lugar para ver a chuva de meteoros de Leônidas em novembro, sendo que a velocidade da passagem dos meteoros tende a variar de ano para ano. Há anos em que milhares de meteoros são visíveis, em quanto que em outras oportunidades apenas algumas centenas deles podem ser vistos. A direção do parque aconselha os visitantes a levar uma cadeira ou um saco de dormir para o local, maximizando assim o seu conforto para o momento tão esperado. No entanto, também é possível ver o espetáculo a partir de um veículo estacionado nos arredores.

1. Parque Nacional e Reserva de Denali (Alasca, EUA)

O Parque Nacional e Reserva de Denali, no Alasca, fica longe o suficiente de qualquer civilização para fornecer a qualquer visitante a melhor chance de testemunhar várias chuvas de meteoros. Além disso, durante o dia, você pode tentar atravessar as suas montanhas ou viajar pela Floresta Taigu, caso tenha um espírito mais aventureiro. Mas independente de qualquer roteiro a ser tomado, o fato é que todo visitante deve levar longos casacos de inverno, já que as temperaturas à noite podem cair abaixo de zero. No entanto, a visão privilegiada de tantos meteoros fará com que tudo valha a pena, especialmente para os amantes da astronomia. Segundo os administradores do parque, qualquer visitante ficará surpreso com a quantidade de meteoros que viajam pelo céu negro do Denali.

E você, já teve a oportunidade de observar uma chuva de meteoros? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!

Leia Também: