Curiosidades

Conheça as pontes mais incríveis do mundo

Conheça as pontes mais incríveis do mundo

Todo mundo já sabe que as pontes são construídas com o objetivo de ligar duas áreas separadas por algum tipo de obstáculo, mas o que quase ninguém percebe é que o desenho certo utilizado nessas construções também pode ajudar a conectar pessoas e culturas. De fato, elas podem fornecer informações sobre os valores de uma comunidade e até mesmo a criatividade de seus designers. Ou seja, as pontes não precisam apenas ser práticas, pois elas também podem ser incrivelmente artísticas! Sejam elas estáticas ou móveis, o fato é que os seus projetos, se bem feitos, podem fluir de uma geração para outra e entrar definitivamente na história da arquitetura. Por isso, listamos aqui algumas das pontes mais incríveis do mundo que você precisa ver para acreditar. Confira!

8. Ponte Millennium de Gateshead (Inglaterra)

A Ponte Millennium de Gateshead, que se estende sobre o Rio Tyne, entrou para a história como a primeira ponte inclinada do mundo. A ponte foi projetada considerando que os barcos precisariam passar por debaixo dela, mas os projetistas também queriam tornar a ponte facilmente acessível para os pedestres e os ciclistas que precisariam usá-la sem quaisquer inclinações íngremes ou escadas. Essas considerações resultaram em um projeto ousado e de características muito incomuns. Para “abrir e fechar” a ponte leva apenas quatro minutos e meio, o que significa que o fluxo de tráfego de pedestres não precisa ficar interrompido por longos períodos de tempo, consequentemente proporcionando um fácil deslocamento na região do seu entorno.

7. Ponte de Moisés (Holanda)

A “Ponte de Moisés” realmente faz jus ao seu nome, pois consiste basicamente em um pequeno fosso que de alguma forma lembra a história bíblica que retrata o suposto caso de Moisés abrindo o Mar Vermelho. A ponte foi construída com este projeto tão peculiar para não atrapalhar a aparência do fosso com uma ponte volumosa. Por isso, a ponte foi construída abaixo da linha d’água e só é visível se você observá-la de perto. Também vale destacar que este fosso em particular é controlado por uma represa, o que significa que inundações nunca são um problema.

6. Ponte Chengyang (China)

A Ponte Chengyang tanto é prática como também é muito bonita. A Ponte Chengyang incorpora cinco pavilhões conectados por passarelas cobertas para proteger os visitantes de chuvas e ventos fortes enquanto atravessam o rio Linxi que fica logo abaixo. A ponte foi construída em 1912 e o que mais chama a atenção na técnica usada em sua estrutura é o fato de que ela não usa pregos, sendo desenvolvida apenas com partes de madeira minuciosamente conectadas por encaixes que surpreendentemente têm resistido aos efeitos do tempo por mais de 100 anos. De certa forma, essa ponte é um exemplo de como as estruturas conectam não apenas duas partes separadas, mas também as pessoas e suas culturas, já que a Ponte Chengyang fica entre duas aldeias do povo Dong.

5. Ponte Langkawi Sky (Malásia)

A Ponte Langkawi Sky, que fica suspensa sobre uma grande floresta na Malásia, foi construída com o objetivo de realmente chamar a atenção. Curvando-se ao redor da montanha Machinchang, a Langkawi Sky é a maior ponte curva no mundo e se destaca como um empreendimento de engenharia fascinante. Com seu caminho curvo de 125 metros totalmente serpenteando sobre as árvores abaixo, os pedestres que usam a ponte são presenteados pelas vistas constantemente variadas dos penhascos e vales ao redor e abaixo da ponte.

4. Ponte Slauerhoffbrug (Holanda)

A Ponte Slauerhoffbrug, também conhecida como “Ponte Levadiça Voadora”, não parece ser tão interessante quando a sua estrutura está no lugar “ideal”. No entanto, é muito fácil notar que ela não é como qualquer outra ponte quando um barco se aproxima. A Slauerhoffbrug, construída a partir de uma estrutura baseada em charneiras, literalmente ergue um pedaço da estrada no ar para permitir que pequenos barcos passem, completando um feito que parece desafiar as explicações da física. É importante mencionar que essa ação de levantar uma parte da estrada e colocá-la de volta no lugar leva um total de três minutos, um processo que é completado cerca de dez vezes por dia.

3. Ponte Banpo (Coreia do Sul)

Mais do que apenas uma ponte qualquer, a Ponte Banpo, em Seul, capital da Coreia do Sul, também funciona como uma bela fonte entre os meses de abril a outubro. Com bombas em ambos os lados que movimentam mais de 200 toneladas de água por minuto e aproximadamente 10.000 bocais de LED ao longo de sua estrutura, o show de água criado pela ponte transformou-a em um destino turístico bem peculiar. Por isso, não é incomum ver turistas passando por ela apenas para apreciar a sua beleza.

2. The Rolling Bridge (Inglaterra)

Embora não seja necessariamente a ponte mais longa ou mais bonita nesta lista, a Rolling Bridge, projetada pelo artista designer britânico Thomas Heatherwick, é certamente uma das mais incríveis. Quando esticada pela pequena entrada do Grand Union Canal, a ponte parece ser uma estrutura completamente “normal”. No entanto, quando precisa se mover, a ponte se enrola sobre si mesma até criar uma forma de octógono simétrico em um dos lados da entrada. A ponte pode ficar imóvel em qualquer ponto da sua curva, mas na maior parte das vezes ela não precisa completar o seu ciclo completo. Muitos turistas costumam parar no local apenas para ver a ponte se dobrando como se fosse um metal rechonchudo. Bizarro e fascinante!

1. Ponte Henderson Waves (Cingapura)

Considerada a maior ponte para pedestres de Cingapura, a Ponte Henderson Waves é conhecida por ser uma estrutura incrivelmente ondulada que construída acima da selva, conectando o Parque Telok Blangah Hill com o Parque Mount Faber. A ponte faz parte de uma trilha de caminhada bastante longa que atravessa três parques exuberantes, posicionando-se como uma rede de estruturas modernas suspensas na natureza verdejante que as rodeia. Vale destacar que a ponte não é apenas um destino turístico conhecido regionalmente, mas também um ponto de encontro favorito dos moradores locais devido aos seus vários atrativos relaxantes e o seu design bonito. À noite, os visitantes podem ver a ponte iluminada por luzes LED, que por sua vez destaca a estrutura em toda a sua glória.

Qual das pontes você achou a mais interessante? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: