Comprar roupas se torna motivo de alegria pra muitas pessoas, isso porque sempre existem aquelas peças que chamam nossa atenção e acabam caindo super bem. Ao longo do tempo vários modelos diferentes de roupas foram pensados, criados e vendidos nas mais diversas lojas que existem espalhadas pelo mundo.

A calça é sem dúvida alguma uma das peças mais usadas e vendidas do mundo todo, ela está sempre na moda, afinal de contas, existem muitos modelos que acabam se adaptando nas diversas ocasiões do nosso dia a dia e até mesmo aquelas ocasiões especiais. Você sabe como as calças surgiram? É o que iremos descobrir agora mesmo.

Qual a origem da calça?

Pérsia

Existem relatos históricos que mostram indícios que que as primeiras calças vieram do vestuário persa. Durante o século VI a.C. o povo Iraniano que dominou a civilização da Babilônia começaram a criar as calças, com um motivo um tanto diferente do que temos hoje. Para eles, a peça servia para de protegerem do frio, já que viviam em regiões altas e montanhosas, além de dar uma liberdade maior ao montarem em um cavalo.

Logo que foi criado, o traje começou a ser usado por soldados, homens comuns e principalmente pelas mulheres que precisavam dele para se locomover ao realizar seus afazeres, porém elas usavam uma saia longa por cima, até para não perderem a característica da civilização.

Qual a origem da calça?

Ocidente

No fim da antiguidade e Inicio da idade Média, a calça começou a se espalhar pelos povos bárbaros, pelos bizantinos e logo chegaram até a Europa Ocidental, assim começando a ser usada por todos os homens como praticamente sendo uma obrigação, não se sabe ao certo o motivo. A peça foi se espalhando por todo o ocidente, porém na época nunca chegou a ser usada pelas mulheres.

Em 1825, Frances Wright, também conhecida como Fanny Wrigth, se tornou uma cidadã americana, no mesmo ano ela ficou conhecida por ser a primeira mulher a vestir calça masculina (já que eram as únicas fabricadas na época) em público, a partir daí, começou a quebrar o tabu de que apenas homens poderiam usar calça.

Qual a origem da calça?

Popularização

Antes das calças serem inventadas, as pessoas tinham que usar longos vestidos, túnicas, togas e robes, o que passou a ser pouco prático, já que era necessário percorrer muitos caminhos a cavalo, além do frio. Após chegar no ocidente e se popularizar, logo começaram a ser criados modelos diferentes.

Gabrielle Bonheur Chanel que ficou conhecida como Coco Chanel, foi uma estilista francesa e fundadora da Chanel S.A. Alguns anos após a fundação da empresa, Gabrielle começou a criar e comercializar as primeiras calças femininas da história.  A Chanel sem dúvida alguma entrou para a história, principalmente das mulheres, já que modelos exclusivos de calça foram criados para elas.

Qual a origem da calça?

Até hoje as calças estão na moda, elas se reinventam conforme o tempo vai passando e conquistam pessoas por onde passam. Não podemos negar que foi uma invenção bastante necessária e que até hoje nos ajuda bastante e nos acompanha por todos os lados.

Interessante a história, não acha? Comenta aqui o que achou e não esquece de compartilhar o post!