Não é novidade para ninguém que a nossa alimentação é extremamente importante e devemos ficar sempre atento ao que consumimos, pois podemos sofrer algum tipo de alteração na nossa saúde que hora ou outra poderá levar a um problema grave. É sempre recomendado sermos acompanhados por algum especialista para que possamos estar bem saudável.

Certamente você já deve ter ouvido falar em algum momento sobre os lactobacilos, mas sabe o que são e para o que servem? Bom, é comum sempre ouvirmos algumas palavras, mas nem sempre sabemos do que exatamente se trata, não é mesmo? Se você já teve ou tem essa curiosidade, continue conosco, pois iremos responder agora mesmo.

O que são lactobacilos?

O que são?

Provavelmente você já deve saber que nem todas as bactérias são “do mal”, certo? Logo, conseguimos concluir que nem todas as bactérias que podem ser encontradas no nosso corpo são sinais de doença, muito pelo contrário para que nosso intestino seja considerado saudável, cada milímetro dele deve ter cerca de 10 milhões de microrganismos  vivendo para funcionar perfeitamente.

Os lactobacilos são bactérias “do bem”, completamente inofensivas que se alimentam de matérias orgânicas. A presença dos lactobacilos no nosso organismo é extremamente essencial e por isso são comercializados alimentos que podemos encontrá-los presente.

O que são lactobacilos?

Para que servem?

Eles ajudam na prevenção de doenças e infecções, causadas pelas bactérias “do mal”. Quando o número de bactérias “do bem” fica reduzido por conta de alguma doença ou pelo consumo de antibióticos, nossa digestão se torna mais difícil e nosso sistema digestivo acaba ficando vulnerável.

Quando nossa flora intestinal está com o número reduzido de bactérias “do bem”, acabamos sentindo alguns sintomas como gases, inchaço abdominal, diarreia, prisão de ventre, desânimo e até mesmo cansaço.

O que são lactobacilos?

Onde Encontrar?

Bom, como já vimos, a presença dos lactobacilos no nosso organismo é muito importante e por isso conseguimos encontrar nos mercados produtos sendo comercializados com a presença deles. O mais famoso sem dúvida alguma é o leite fermentado que é um verdadeiro sucesso entre a criançada, mas muito adultos também o consomem.

Podemos encontrar os lactobacilos vivos em alguns tipos de queijo, além do picles, chucrute, azeitona verde e misô que é uma sopa japonesa preparada a partir da fermentação da soja. Eles podem ser encontrados também sendo vendidos em forma de cápsulas e até mesmo sachê.

O que são lactobacilos?

Embora sejam ótimos para manter o bom funcionamento do nosso intestino, é válido lembra que tudo em excesso faz mal, não seria nada diferente com os lactobacilos. O consumo excessivo de alimentos com a presença de lactobacilos, pode acarretar em desconforto intestinal, além do excesso de calorias que pode acabar prejudicando o processo de eliminação de peso.

Interessante não acha? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!