Se você é um “gamer das antigas”, deve recordar muito bem que os mascotes eram um grande negócio nas primeiras gerações dos videogames. Basicamente, cada estúdio de jogo ou fabricante de consoles tinha que ter obrigatoriamente um mascote. Alguns desses personagens são muito conhecidos até hoje, como o Mario da Nintendo, mas a verdade é que para cada Mario há uma centena de outros mascotes que não tiveram vida longa.

Desde as suas introduções no mercado, muitos mascotes da indústria dos videogames passaram a aparecer em praticamente todos os meios possíveis, mas poucos deles conseguiram obter uma reputação suficiente para torná-los personagens amados e populares entre o grande público.

Pensando nisso, nós vamos explorar na lista a seguir os mascotes dos games mais icônicos de todos os tempos. Confira!

8. Vault Boy

mascotes mais iconicos dos games 8

O sorridente Vault Boy existe há mais tempo do que muitas pessoas imaginam. Ele é o mascote da franquia Fallout desde que o primeiro jogo da saga foi lançado em 1997. O Vault Boy é um mascote imediatamente reconhecível e agradável. Suas artimanhas ilustradas nos games da franquia são conhecidas por resgatarem algumas características das animações clássicas do século passado.

Esse personagem, talvez por causa de seu sorriso sempre presente, parece um tanto simples e desajeitado, o que no fim das contas acaba promovendo ainda mais o seu carisma. O Vault Boy foi originalmente criado pelo designer e artista virtual Leonard Boyarsky e foi levemente inspirado no personagem Rich Pennybags do jogo de tabuleiro Monopoly.

7. Master Chief

mascotes mais iconicos dos games 7

A Microsoft originalmente pretendia que Blinx, o gato, fosse a resposta definitiva da empresa para competir contra os mascotes das concorrentes. Mas apesar de estrear em um jogo muito divertido, Blinx não decolou como se esperava e logo foi abandonado na “ilha dos mascotes esquecidos”. No entanto, pouco tempo depois a Microsoft finalmente encontraria um mascote de valor com o lançamento de Halo: Combat Evolved para o Xbox em 2001. Estou falando do lendário Master Chief!

Desde então, Master Chief tornou-se o mascote instantaneamente reconhecível dos consoles Xbox e da franquia Halo. Além disso, desde a sua estreia, Master Chief tem feito inúmeras participações em filmes animados e em outras produções do mundo do entretenimento.

6. Donkey Kong

mascotes mais iconicos dos games 6

Antes de tudo, é importante mencionar que o Donkey Kong que todos conhecemos hoje (aquele que usa gravata) não é o Donkey Kong “original”. Na verdade, o que conhecemos atualmente é o Donkey Kong Jr., que apareceu pela primeira vez em 1982 no jogo “Donkey Kong Junior”, lançado para os arcades. O Donkey Kong original surgiu um ano antes, em 1981.

A versão atual do Donkey Kong começou a ganhar fama com o lançamento do “Donkey Kong Country” para o SNES. Desde a sua aparição nesse jogo clássico, esse macacão que é adorado por muitos marcou presença em mais 22 jogos. Também vale destacar que o Donkey Kong original chegou a ter um desenho animado que incluía a participação do Mario.

5. Mega Man

mascotes mais iconicos dos games 5

A Capcom tem uma grande quantidade de personagens que podem ser considerados mascotes de sucesso. Arthur da franquia Ghost ‘n Goblins, Ryu dos jogos Street Fighter e Dante da franquia Devil May Cry são três exemplos notáveis. Mas ainda assim, nenhum deles consegue ser tão icônico quanto o Mega Man.

O papel do Mega Man como mascote da Capcom teve início com a estreia do seu primeiro jogo para o NES, lançado em 1987. No entanto, foi o sucesso do segundo jogo da franquia que, juntamente com a sua excelente trilha sonora, conseguiu solidificar o lugar desse personagem na história dos videogames. Vale destacar que o Mega Man também já foi destaque em vários desenhos animados ao longo dos anos.

4. Pikachu

mascotes mais iconicos dos games 4

A popularidade do Pikachu cresceu a proporções épicas desde a sua estreia nos jogos Pokémon Red & Blue e, obviamente, na popular série de desenhos animados Pokémon. De fato, apesar da quantidade absurda de criaturas representadas no universo Pokémon, o Pikachu ainda assim consegue ser o mascote inquestionável da franquia.

De certo modo, é bem provável que haja mais mercadorias inspiradas no Pikachu do que qualquer outro personagem de videogame, tanto é que muitos sugerem que a popularidade histórica dos jogos Pokémon deve muito à grande dose de fama e fofura do Pikachu.

3. Sonic

mascotes mais iconicos dos games 3

A criação do Sonic foi uma resposta da Sega à crescente popularidade do mascote da Nintendo, o Mario. Esse ouriço-azul estreou em 1991 em um jogo auto-intitulado para o lançamento do console Genesis, a aposta da Sega na época. Tanto o jogo quanto o personagem foram sucessos instantâneos para a Sega. Para se ter uma ideia, desde a sua criação, esse ouriço já apareceu em quase trinta jogos!

O problema é que, embora muitos dos seus jogos sejam excelentes, alguns deles são realmente horríveis. Mas mesmo com todos esses contratempos em sua longa história, Sonic ainda faz parte da cultura gamer até os dias de hoje.

2. Mario

mascotes mais iconicos dos games 2

Originalmente chamado de Jumpman quando apareceu pela primeira vez no jogo do Donkey Kong de 1981, Mario se tornou um dos mais mascotes mais amados e conhecidos de todos os tempos. Mas o que pouca gente sabe pe que foi só com o lançamento de Donkey Kong Jr. que ele recebeu o nome de Mario. A popularidade desse mascote alcançou níveis de popularidades invejáveis com o lançamento do “Super Mario Bros” para o NES em 1985.

Curiosamente, esse simpático encanador até deu origem a um filme live action estrelado por Bob Hoskins em 1993, um longa-metragem com críticas tão negativas que a Nintendo ainda espera que possamos esquecer coletivamente a sua existência. Mas independente disso, Mario tornou-se sinônimo de diversão, além de provar que a Nintendo faz um excelente trabalho com seus personagens, já que a qualidade dos jogos do bigodudo continua em alta até os dias atuais.

1. Pac-Man

mascotes mais iconicos dos games 1

Poucos mascotes conseguem ser tão facilmente reconhecidos como o popular Pac-Man. O Pac-Man original foi lançado nos fliperamas em 1980, mas esse personagem ainda faz parte da cultura popular nos dias atuais. O criador do Pac-Man, Toru Iwatani, alega que a ideia de criar o personagem surgiu quando ele observou uma pizza com uma fatia faltando.

A primeira posição da nossa lista vai para o Pac-Man pelo fato de que ele não é considerado apenas o mascote da Namco, mas também o mascote dos videogames como um todo. Por isso, nada mais justo do que conferir o primeiro lugar a esse mascote de sucesso.

Qual dos mascotes listados é o seu favorito? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!