Embora nem todo mundo goste de assistir a esse tipo de atração televisiva, o fato é que as novelas são os programas mais vistos por todos os segmentos de gênero e faixas etárias no Brasil. De certo modo, toda essa popularidade pode estar relacionada ao fato de que as novelas são costumeiramente tratadas como “obras abertas”, em razão de seu enredo poder ser alterado para ir ao encontro das reações do público que as consome. Assim, elas se tornam muito mais “maleáveis” do que outros programas televisivos.

E quando o assunto envolve novelas brasileiras, é impossível deixar de citar a Rede Globo, afinal de contas, a maior emissora de TV do país é famosa por suas novelas exibidas em várias faixas de horário e com temas bem variados. Embora a primeira novela brasileira (Sua Vida Me Pertence) tenha sido exibida na extinta TV Tupi, a Globo tornou-se a responsável por representar, ainda que de forma indireta, a teledramaturgia brasileira para o mundo.

Por causa disso, muita gente costuma dizer que a Rede Globo produz as melhores novelas do mundo. Mas será que isso é verdade? Para responder a essa pergunta, nós vamos analisar alguns tópicos que ilustram muito bem o impacto das novelas globais na teledramaturgia do Brasil e do mundo.

Premiações e reconhecimento internacional

as novelas da rede globo sao mesmo as melhores do mundo 1

Embora toda essa questão de “uma coisa ser melhor que outra” seja geralmente levada para o lado pessoal e possa variar a depender dos gostos de cada um, o fato é que, se levarmos em conta as premiações envolvidas no gênero, a Rede Globo realmente pode ser considerada a maior e melhor produtora de novelas do mundo.

Por exemplo, se levarmos em conta as premiações de melhor novela conferidas pelo Emmy Internacional, a maior premiação da televisão mundial, o Brasil é o pais que se destaca com o maior número de indicações (10 no total), sendo que todas elas são produções da Rede Globo.

Além de ganhar vários prêmios, a Globo também se dá muito bem na hora de exportar as suas novelas para o exterior. Isso ficou muito claro com o sucesso de Avenida Brasil, que chegou a ser citada na revista Forbes dos Estados Unidos como “um verdadeiro fenômeno da televisão mundial” e também como “a novela mais rentável da história”. Para se ter uma ideia, Avenida Brasil tornou-se a telenovela mais exportada da Rede Globo, sendo exibida em 140 países e dublada em 19 línguas.

Poder financeiro e enorme complexo de produção

as novelas da rede globo sao mesmo as melhores do mundo 2

Embora não esteja passando por uma situação financeira um tanto agradável, a Rede Globo ainda conta com o maior complexo de produção de conteúdo televisivo da América Latina, com uma área total de 1,73 milhão de metros quadrados. Anteriormente chamado de “Projac”, o complexo agora conhecido como “Estúdios Globo” consegue produzir novelas com tramas complexas em um período de tempo relativamente curto.

Além disso, por ser o maior conglomerado de mídia de toda a América Latina, o Grupo Globo consegue sustentar uma influência muito grande na hora de contratar atores e diretores de sucesso, vender os seus produtos no exterior e atrair empresas patrocinadoras dispostas a desembolsar grandes quantias de dinheiro para anunciar seus produtos no horário nobre. No fim das contas, isso cria um ciclo benéfico para as ambições da emissora carioca.

Vale destacar que a Rede Record, rival de longa data da Globo, também tem investido pesado nos últimos anos na produção de novelas de grande orçamento. No entanto, o seu poder financeiro e a sua influência internacional ainda são inferiores aos da Globo, sem falar que boa parte das suas produções é voltada para um público bem específico, o que diminui o seu alcance internacional.

Rivalidade internacional com as novelas da Televisa

as novelas da rede globo sao mesmo as melhores do mundo 3

A Rede Globo é a segunda maior produtora e exportadora de novelas do mundo, ficando atrás somente da Televisa, do México. Embora isso soe como uma derrota para os “globais”, é importante destacar que, apesar da Globo produzir menos, ela ganha em qualidade. A principal diferença entre ambas é que a TV mexicana trabalha com versões estrangeiras e com orçamentos mais baixos, enquanto a Globo opta por textos brasileiros, além de contar com melhores atores e mais investimentos.

Para se ter uma ideia, se na Globo o orçamento de um único capítulo pode chegar a mais de R$ 650 mil, no caso da Televisa esse valor fica em torno de R$ 130 mil. O número de atores envolvidos na produção também faz toda a diferença no resultado final. Enquanto cada novela da Globo conta com mais de 60 atores envolvidos, as produções da Televisa geralmente ficam restritas a 30 profissionais da atuação.

Outro ponto que fragiliza as produções da Televisa é o ritmo de produção frenético adotado pela emissora mexicana. Enquanto a Globo produz três ou quatro novelas simultaneamente, a Televisa pode trabalhar com doze ao mesmo tempo! Para agilizar todo esse trabalho, cerca de 95% das cenas são gravadas em estúdio, inviabilizando imagens ao ar livre e locações em outros países que fazem toda a diferença no resultado final.

Conclusão

as novelas da rede globo sao mesmo as melhores do mundo 4

Com tudo o que foi apresentado, fica bem claro que, em termos técnicos, a Rede Globo está muito acima da concorrência, não apenas no Brasil, mas também no exterior. A quantidade de dinheiro investida nas produções, os estúdios de última geração, os atores de renome e a facilidade na hora de exportar os seus produtos fazem com que as novelas da Globo consigam obter números tão expressivos que acabam dificultando a vida das suas rivais.

No entanto, isso não quer dizer que as suas novelas sejam as melhores para todas as pessoas, afinal de contas, no fim é tudo uma questão de gosto. Além disso, o mercado das novelas ainda está à todo o vapor, de modo que várias produções de grande qualidade também podem ser vistas em outras emissoras, tanto do Brasil quanto do exterior. No fim das contas, quem sai ganhando com toda essa rivalidade é o telespectador, que sempre pode encontrar alguma novela interessante para assistir, seja ela produzida pela Globo ou não.

Qual foi a melhor novela que você já assistiu? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!