Infelizmente, o Alzheimer é uma doença cruel que afeta os seres humanos conforme a idade avança. Ela torna o paciente confuso, altera sua personalidade, muda sua conduta e por fim, causa o esquecimento tanto dos familiares e amigos quanto de si mesmo através do espelho. Em doenças como esta o diagnóstico precoce é fundamental para que seja feito um tratamento que ajude a retardar sua evolução.

O alzheimer

O alzheimer é uma doença que atinge as conexões das células cerebrais fazendo com que elas se degenerem e morram. Este processo destrói a memória e também outras funções mentais importantes, sendo a perda de memória e confusão os sintomas mais comuns. Infelizmente, até o momento não existe cura e ela evolui rapidamente ao longo dos anos, por isso diagnostica-la rapidamente é muito importante já que existem tratamentos e medicamentos que ajudam a reduzir os sintomas.

Conheça agora os 10 primeiros sintomas do Alzheimer

1. Perda de Memória

O sinal mais comum do Alzheimer é a perda de memória, principalmente nas fases iniciais. O paciente começará a esquecer de datas importantes e eventos, irá fazer perguntas repetidas diversas vezes e esquecer de pessoas e nomes que lembrava com facilidade antes.

Ações normais: Esquecer de nomes ou palavras às vezes, porém lembrar depois.

2. Não conseguir planejar ou resolver problemas

Alguns pacientes começam a perder a capacidade de seguir planejamentos ou ainda de trabalhar com números. Isso se manifesta ao não conseguir gerir a receita familiar ou ainda pagar suas contas mensalmente devido a dificuldade de concentração. Além disso, é normal que comece a fazer muitas perguntas e também a realizar as tarefas de forma mais devagar.

Ações normais: Cometer pequenos erros durante o dia-a-dia.

primeiros sintomas alzheimer tricurioso 1

3. Não conseguir realizar tarefas

Neste caso a pessoa com Alzheimer terá dificuldade em cozinhar, em ir até algum local que ia com frequência ou ainda de se lembrar das regras do seu jogo favorito. É normal que pessoas com esta doença tomem banho mais vezes ou esqueçam se já almoçaram.

Ações normais: Esquecer de servir algum prato no almoço ou precisar de ajuda para mexer na televisão.

4. Desorientação e perda de noção de tempo

É normal que pessoas com a doença esqueçam de datas, de qual período estão no ano ou ainda de quantas horas se passaram no dia. Podem inclusive esquecer de onde estão ou de como chegaram até lá com facilidade.

Ações normais: Esquecer do dia da semana, porém lembrar depois.

5. Não conseguir perceber imagens ou relações espaciais

Pessoas com Alzheimer acabam tendo dificuldade de leitura, de calcular a distância ou ainda a cor do que vê. Ou seja, uma pessoa que se bate com frequência, não reconhece sua imagem refletida no espelho ou não consegue ler mesmo utilizando seus óculos pode sim estar com a doença.

Ações normais: Dificuldade de ver devido a problemas de visão como catarata.

6. Dificuldade na fala e conversas

O paciente poderá ter dificuldade em acompanhar a conversa, repetindo informações que já foram ditas ou ainda se perder no meio do diálogo. É possível que ele tenha dificuldade em encontrar as palavras corretas para falar ou ainda dar o nome errado aos objetos.

Ações normais: Dificuldade ocasional de achar a palavra certa.

7. Guardar objetos em locais errados

Os pacientes podem acabar guardando seus objetos em locais inusitados como o telefone na geladeira ou o óculos dentro do forno. Isso causa também a perda de inúmeros objetos importantes em meio a desordem e é comum que achem que suas coisas estão sendo roubadas.

Ações normais: Perder objetos de forma ocasional.

primeiros sintomas alzheimer tricurioso

8. Dificuldade em tomar decisões

Pessoas que sofrem Alzheimer tem dificuldade no julgamento e também em tomar decisões. Ou seja, são facilmente enganados em golpes por dinheiro, se vestir de forma inadequada no dia-a-dia ou ainda não procurar um médico quando possui uma doença grave.

Ações erradas: Tomar decisões erradas

9. Se afastar da vida social

É normal que pessoas com esta doença abandonem seus hobbies ou atividades sociais, se isolando em casa e sem vontade de sair. Ou ainda podem simplesmente se esquecer das atividades, dias e horários que fazia.

Ações normais: Sentir preguiça às vezes.

10. Alterações abruptas de humor

Uma pessoa que de repente se tornou confusa, desconfiada, ansiosa ou deprimida sem antes demonstrar essas características pode estar sofrendo da doença. Também é normal que se irritem com facilidade ou ainda mudem de humor abruptamente.

Ações normais: Se irritar de forma normal como sempre fez.

No caso do aparecimento de qualquer um desses sintomas, é muito importante levar a pessoa até o médico especialista para realizar avaliações. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de conter os sintomas.

Você sabia de tudo isso? Comente!