Hoje não há quem não faça compras diariamente, sejam online ou físicas, com seu cartão de crédito. Este é um ótimo método para manter as contas organizadas, para comprar objetos caros e pagar de forma parcelada ou ainda para salvar o final do mês quando o salário já terminou. Porém, você já parou para pensar em quem foi o gênio por trás desta ideia? Vamos descobrir agora!

Tudo começou na década de 20 nos Estados Unidos quando os cartões de crédito eram dados para os clientes mais fieis das lojas, eram os donos dos estabelecimentos que escolhiam a dedo as pessoas mais confiáveis para lhe conceder crédito em seus comércios, assim assegurando que pessoas que mantem suas contas em dia pudesse comprar e pagar depois. Entretanto, foi só na década de 50 que esta maravilha se tornou algo semelhante ao que temos hoje.

A mente por trás da ideia foi Frank MacNamara, certo dia ele foi jantar com grandes executivos financeiros em um restaurante de Nova York e se deu conta que havia esquecido de levar sua carteira com dinheiro e seu talão de cheques. Logo, ele não teria como pagar a conta e começou a pensar neste problema que muitos enfrentam com frequência, assim teve a ideia de criar um cartão nominal onde o dono pudesse utilizar para pagar o valor devido depois.

como surgiu cartao de credito tricurioso 2

Foi assim que ele criou o The Diners Club, um cartão feito de papel que era aceito em apenas 27 restaurantes e era utilizado apenas por pessoas importantes que faziam parte do círculo de amigos de Frank, totalizando uma média de 200 usuários no máximo.

Porém a ideia foi crescendo e ganhando cada vez mais adeptos, tendo então em 1952 milhares de pessoas e já sendo aceito em centenas de estabelecimentos. Foi neste mesmo ano que o primeiro cartão de crédito internacional surgiu, já em 1955 o The Diners Club começou a ser feito em plástico e existe até os dias de hoje sob o nome de Diners Club International.

Vendo o sucesso da empresa, em 1958 surge o American Express e depois, em 1966 é criado o BankAmericard pelo BankAmerican Service Corporation que já no lançamento era aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos e pouco depois mudou seu nome para uma palavra de quatro letras simples e conhecida por muitos: Visa.

Também em 1966 surge o Master Change, a marca que originou a bandeira MasterCard. Em 1975 a Diners inova mais uma vez criando um Corporative Card, o primeiro cartão de crédito corporativo de todo o mundo. Depois, em 1981 a Citicorp (atualmente chamada de Citibank) comprou a Diners Club da Continental Insurance Corporation.

como surgiu cartao de credito tricurioso 1

Mas e o Brasil?

O Brasil entrou na onda dos cartões em 1954 quando o empresário tcheco Hanus Tuaber se uniu ao também empresário Horácio Klabin para trazer uma franquia da Diners a nosso país. Assim, em 1956 o Diners chega as terras tupiniquins sendo um cartão de compra, de débito mesmo. O primeiro cartão de crédito só surgiu em 1968 com a chegada do Credicard.

Depois, em 1971 é fundada no Rio de Janeiro a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABESC). Mais tarde em 1984 a Credicard compra a Diners Club Brasil e aguarda até os anos 90 para lançar seu primeiro cartão de crédito internacional junto com a chegada do Plano Real que fez aumentar muito o poder de compra do brasileiro e, por sua vez, de crédito também.

Depois disso foi só sucesso e hoje não há quem não possua uma máquina de cartões em seu estabelecimento. Afinal, não há como ter grandes lucros sem aceitar todos os métodos de pagamento possíveis, não é mesmo?

Você conhecia toda esta história? Utiliza cartão de crédito com frequência? Comente!