Curiosidades

Os carros com os visuais mais engraçados da história

Os carros com os visuais mais engraçados da história

Com tantos modelos de carros sendo produzidos nos dias de hoje, pode ser uma tarefa um tanto complicada prestar a devida homenagem a alguns dos carros clássicos e aos veículos que fizeram muita gente rir por conta de seus designs esdrúxulos e escandalosos. O mais interessante disso tudo é que muitos desses projetos até foram inspiradores de alguma forma, apesar de suas deficiências estéticas.

Canecas para Presente

Nesta lista, nós abordaremos alguns dos carros com os visuais mais engraçados da história. Você vai ver que esses carros apresentam detalhes tão esquisitos que acabam sendo capazes de nos deixar confusos quanto ao que estava passando pela mente dos designers de automóveis da época. Confira!

7. Norman Timbs Special

Este carro é o ponto de partida ideal para começar a nossa lista, até porque ele não conta com portas. Esse veículo foi criado por Norman E. Timbs e recebeu o nome do seu próprio desenvolvedor, que por sua vez foi um dos engenheiros mais influentes da década de 1940, tendo sido responsável por muitos projetos automotivos.

Este projeto levou mais de três anos para ser concluído e ficou conhecido como um dos carros mais aerodinâmicos já criados. Mas o que realmente chama a atenção é o seu visual hilário. Por ter um nariz comprido e sem portas, ele definitivamente merece fazer parte desta lista.

6. General Motors Le Sabre

O Le Sabre surgiu como um carro conceitual desenvolvido em 1951. Esse projeto foi inspirado em uma aeronave completa, incluindo a adoção de uma dobra no para-brisa e de barbatanas que se tornaram icônicas ao longo dos anos 50 e 60. Na época, isso não era nem um pouco engraçado, sendo que quase todos os carros nas ruas pareciam adorar esse detalhe de alguma maneira. Mas o fato é que hoje a história é outra.

Muitas pessoas fazem questão de restaurar carros desse modelo, que podem ser bem caros no mercado atual. O General Motors LeSabre chegou a ser produzido em grande escala e continua sendo um carro muito procurado por colecionadores endinheirados, apesar de sua aparência engraçada se comparada aos estilos dos carros mais modernos.

5. Bugatti Type 57 Aérolithe

Surpreso em ver um Bugatti na lista? Saiba que isso é totalmente compreensível, afinal de contas, é difícil não pensar em modelos como o Veyron e o Chiron quando o nome Bugatti é mencionado. Pois bem, além de ser uma fabricante de hipercarros de sucesso, essa montadora francesa também é responsável por um dos carros mais engraçados que já chegaram ao mercado.

Como a Bugatti sempre produziu vários modelos ao mesmo tempo, a empresa se viu obrigada a criar um modelo mais “descolado”, embora o carro resultante dessa ideia nunca tenha feito jus ao reconhecimento que a Bugatti ostenta no mundo automotivo. O Bugatti Type 57 Aérolithe surgiu para apresentar um design muito proeminente que o transformava em um lançador de tendências, mas no fim das contas a ideia não foi levada muito a sério no mercado.

4. Stout Scarab

O design do Stout Scarab é algo tão inusitado que conferiu a esse veículo o curioso título de “besouro americano sobre rodas”. Esse carro com um visual pra lá de bizarro foi projetado por William Bushnell Scout na década de 1930, depois que ele teve a ideia de criar um “escritório sobre rodas”. A ideia até pode ter sido por uma causa admirável, mas o resultado não foi tão eficiente. O Scarab é também a primeira minivan a chegar ao mercado, tornando-o um ícone por si só.

Diferentemente de qualquer outro modelo de sua época, o Stout Scarab possui um nariz robusto e uma base muito longa para fornecer mais estabilidade e acessibilidade aos seus usuários. Este modelo nunca chegou a ser produzido em massa, de modo que apenas uma dúzia de Scarabs chegaram às ruas.

3. 1948 Tasco

Este é, sem dúvida, um dos carros mais engraçados já produzidos. Os únicos fãs reais deste carro hoje em dia são os amantes clássicos mais “hardcore”, mas só de olharmos para ele já podemos ter uma noção de como esse carro acabou deixando uma boa impressão neles. O 1948 Tasco foi desenvolvido como um protótipo de um carro esportivo pós-Segunda Guerra Mundial, com os mecanismos de direção sendo modelados de forma similar aos controles de voo de aeronaves.

O designer desse troço pra lá de incomum, Gordon Buehrig, certificou-se de incluir um teto em “T”, o que tornou o 1948 Tasco o primeiro carro a exibir esse tipo de configuração. No entanto, a utilização desse veículo no dia a dia não fazia muito sentido para ninguém na época da sua apresentação e ainda deixa muitos coçando a cabeça até os dias de hoje sobre o seu real propósito.

2. Ferrari 512S Modulo

Embora pareça algum tipo de pegadinha, quero deixar muito claro que não estou mentindo para você. Esse foi um design real de uma Ferrari da década de 1970! A Ferrari 512S Modulo surgiu com a ideia de ser um carro conceitual arrojado para os padrões da marca italiana, o que chamou a atenção do mercado automobilístico quando ficou sabendo da nova investida da Ferrari, apesar do design descolado até demais da conta.

Embora tenha suas bizarrices ímpares, o fato é que esse carro foi relativamente elogiado na época de sua apresentação, mesmo parecendo algo que você encontraria em um set de algum filme de ficção dos anos 80. O mais engraçado é que a imprensa italiana da época dizia que esse modelo não sairia barato caso fosse produzido em massa, mas a pergunta que fica é: afinal de contas, qual veículo da Ferrari é “barato”, não é mesmo?

1. Peel 50

O Peel 50 é um daqueles carros que você olha e pensa: “Será que o Mr. Bean é o dono disso?” Pois bem, esse veículo tem um visual tão bizarro que não poderíamos deixá-lo de fora. Imagine um pequeno veículo desse tipo parado ao seu lado em pleno sinal vermelho, provocando-o na tentativa de convencê-lo a correr. É simplesmente o cúmulo da bizarrice automotiva!

O Peel 50 foi produzido em massa pela empresa britânica Peel de 1962 a 1965 e foi um sucesso na Europa Ocidental. Ele detém o título no livro Guinness como o menor carro já produzido. A configuração de três rodas realmente vende este carro como um modelo de aparência engraçada e só de olhar pra ele já dá para termos uma ideia do quão difícil pode ser difícil e sair dele.

Qual dos carros apresentados possui o visual mais inusitado? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: