Curiosidades

Descubra quais são as cidades mais caras do mundo para se viver

Descubra quais são as cidades mais caras do mundo para se viver

De certo modo, o custo de vida tem aumentado expressivamente em qualquer lugar do mundo. No entanto, alguns lugares são bem mais caros que outros. De acordo com o relatório anual de custo mundial de vida do grupo de consultoria Economist Intelligence Unit, Europa e Ásia são os continentes que apesentam o maior número de cidades com um altíssimo custo de vida.

A pesquisa comparou os valores de várias categorias, incluindo comida, bebida, transporte, aluguel e serviços públicos em mais de 100 cidades espalhadas por todo o mundo. É importante deixar claro que, apesar do alto custo de vida, algumas dessas cidades são conhecidas pela ótima qualidade de vida e também por oferecer bons salários, o que facilita o pagamento das contas no final do mês.

Com isso em mente, listamos aqui as cidades mais caras para se viver em 2019 de acordo com a Economist Intelligence Unit. Confira!

10. Tel Aviv, Israel

Tel Aviv é a única cidade do Oriente Médio a figurar na lista. Apenas cinco anos atrás, ela ocupava a 28ª posição, mas parece que morar lá ficou ainda mais caro. Segundo a pesquisa, a valorização da moeda teve um papel nesse crescimento. Os custos de transporte são 64% mais altos do que em Nova York, por exemplo. Por outro lado, essa cidade também foi classificada como uma das melhores cidades para se viver.

9. Nova Iorque, Estados Unidos

Nova York é a única cidade dos Estados Unidos a figurar na lista. De acordo com a Smart Asset, Nova York possui um dos mais altos impostos de renda do país. Além disso, alugar um apartamento de dois quartos custa aproximadamente US $ 2.500. Outras coisas que exigem muito dos salários dos nova-iorquinos são transporte, alimentação e lazer. No entanto, serviços públicos como eletricidade, água e lixo podem custar alguns dólares a menos do que a média dos EUA.

8. Copenhage, Dinamarca

Copenhague ficou em 8º lugar nesta lista devido aos seus altos preços de transporte público, recreação e cuidados pessoais. É de longe a cidade mais cara para se viver na Dinamarca. De acordo com os detalhes da pesquisa, entretenimento, transporte público e moradia são os itens que mais pesam no alto custo de vida da cidade. No entanto, se você precisar tomar uma cerveja ou comprar roupas, os preços são relativamente justos se comparados a outras cidades da Europa.

7. Seul, Coreia do Sul

Morar na Coréia do Sul é quase 6% mais caro do que nos Estados Unidos em geral, e a capital sul-coreana, Seul, mostra isso muito bem. Seul, que em 2014 ficou em 50º lugar no ranking, saltou para a 7ª posição no último registro. Esta cidade tem os preços mais altos para roupas e também é muito cara quando o assunto é compras em geral. Um único pão, por exemplo, pode chegar a custar US $ 14 em alguns estabelecimentos. Outros itens muito caros em Seul são o gás e o transporte público.

6. Osaka, Japão

Osaka está em sexto lugar nesta lista e é o lugar mais caro para se morar no Japão. Isso pode ser uma surpresa para muitos, já que Tóquio é a cidade japonesa que tem uma grande reputação por conta de seus preços astronômicos. Habitação, transporte, comida e entretenimento (cinema e teatro, por exemplo) têm uma taxa muito mais alta em Osaka do que no resto do país. Daí a sua posição na lista.

5. Genebra, Suíça

A Suíça é o único país a ter duas cidades entre as dez mais caras do mundo para se viver. O custo do aluguel de um apartamento na cidade é maior do que em cidades como Paris e Nova York. No caso de Genebra, uma família com quatro membros precisaria de pelo menos US $ 7 mil para viver. Os preços do transporte público, alimentos e roupas também são caros, mesmo em comparação com outras cidades da Europa. No entanto, se você tiver um salário regular, até poderá ter dinheiro suficiente para cobrir o custo de vida. Mas lembre-se que, ainda assim, quase tudo por lá é bem caro.

4. Zurique, Suíça

Zurique é uma das cidades mais caras da Europa. Ela tem o custo mais alto para almoço e táxis no distrito comercial. Para se ter uma ideia, o custo para se viver lá é mais alto do que em cidades como Londres ou Bruxelas. No entanto, também há um lado positivo em Zurique. Essa cidade também é conhecida por sua ótima infraestrutura urbana, o que faz qualquer morador sentir que os impostos que pagos por morar lá valem a pena. Essa cidade também é muito atraente para os expatriados, já que 24% das pessoas que vivem no país são estrangeiras.

3. Paris, França

Paris é uma cidade que exala romance e amor. No entanto, saiba que se você decidir morar na “cidade das luzes”, precisará ter uma boa conta bancária. Além da habitação, coisas como entretenimento e até mesmo roupas são consideradas particularmente caras em Paris. Se comparada a algumas outras cidades nesta lista, apenas o álcool e o tabaco estão entre os produtos com um preço atrativo em solo parisiense. Vale destacar que, embora Paris sempre tenha sido conhecida por seu alto custo de vida, esta é a primeira vez que a cidade entra no topo da lista.

2. Hong Kong

Hong Kong é conhecida por seu horizonte de tirar o fôlego, mas o preço para morar lá também é de cair o queixo. De acordo com a Pesquisa Anual de Acessibilidade à Habitação Internacional da Demografia, Hong Kong tem o mercado imobiliário mais caro do mundo. De certo modo, é fácil entender o alto custo de vida do local se levarmos em conta que Hong Kong é um caso clássico de oferta e demanda. Seu centro urbano é densamente povoado, o que torna o espaço algo precioso. Outros itens de uso diário, como transporte público e alimentação, também são caros.

1. Singapura

Se você pensou que uma cidade como Nova York estaria no topo desta lista, pode ficar muito surpreso ao saber que a cidade mais cara do mundo está longe do território americano. De acordo com o relatório anual do custo de vida da Economist Intelligence Unit, esse título pertence a Singapura, cujo aumento do custo de vida na cidade é um reflexo do poder econômico crescente da região.

E você, já desconfiava da presença de alguma cidade nessa lista? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: