Ao longo de toda a sua vida, você já deve ter percebido muito bem que algumas das melhores coisas do mundo são compreensivelmente caras. O mais curioso disso tudo é que, se você reparar bem, verá que a maioria desses itens caros costuma ser importante na área da saúde, tanto é que existem vários líquidos em todo o mundo que provaram ser extremamente preciosos, pois têm um grande potencial para salvar muitas vidas, embora obtê-los não seja uma tarefa fácil.

Alguns desses líquidos são simplesmente caros devido à sua raridade, enquanto outros também são considerados preciosos devido à maneira como são fabricados. Pensando nisso, listamos aqui os dez líquidos mais caros do mundo. Você vai ver que não são apenas as coisas sólidas que valem uma verdadeira fortuna.

10. Sangue humano (US $ 400 por litro)

liquidos mais caros do mundo 10

Se todos nós temos sangue correndo por nossas veias e artérias, por que esse líquido é tão caro? Bem, o que acontece é que maioria dos bancos de sangue divide o “sangue puro” em dois ou mais componentes, que normalmente são glóbulos vermelhos e plasma. Assim, o processamento do sangue após a doação e a quantidade de trabalho que entra no processo são as principais razões pelas quais ele se torna tão caro, mesmo depois de tantas pessoas doarem seu sangue gratuitamente.

9. GHB (US $ 660 por litro)

liquidos mais caros do mundo 9

O ácido gama-hidroxibutirato (GHB) é mais comumente usado como um anestésico para causar insensibilidade à dor durante cirurgias. Ele também é usado no tratamento de narcolepsia, cataplexia e insônia. No entanto, há também um uso mais obscuro para o GHB, já que relatos de morte têm sido descritos tanto através do seu uso individual como droga, como também no seu uso para a prática de crimes de estupro e furtos. De fato, o GHB pode induzir uma perda de capacidade racional de tomada de decisões.

8. Tinta preta para impressora (US $ 720 por litro)

liquidos mais caros do mundo 8

Embora as próprias impressoras sejam relativamente baratas, o custo de um único cartucho de tinta as torna um acessório de escritório bastante caro. Por esse motivo, muitas fabricantes de impressoras adotam a estratégia de fazer a maior parte do seu lucro através da venda dos cartuchos de impressão, até porque muitas empresas dificultam o uso de tintas não originais. Além disso, o alto preço da tinta é justificado pelos bilhões de dólares que as empresas gastam todos os anos em “pesquisas e desenvolvimento de tinta”.

7. Mercúrio (US $ 900 por litro)

liquidos mais caros do mundo 7

Nós podemos encontrar mercúrio facilmente ao nosso redor. Sabe onde? Em termômetros! Então, por que esse líquido é tão caro? Bem, como você pode suspeitar, isso acontece porque a quantidade de mercúrio nos termômetros é muito baixa. Na verdade, é a extração e o processamento de mercúrio da crosta terrestre que deixam esse negócio absurdamente caro. O mercúrio pode ser encontrado em depósitos em todo o planeta, mas principalmente na forma de cinábrio (sulfeto mercúrico), sem falar que existe a dificuldade adicional de ser um metal na forma líquida à temperatura ambiente.

6. Insulina (US $ 3,9 mil por litro)

liquidos mais caros do mundo 6

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que regula o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, promovendo a absorção de glicose no sangue. Várias doenças podem ocorrer se o nosso corpo passar a produzir uma quantidade muito baixa de insulina, incluindo diabetes, insulinoma, síndrome metabólica, etc. Nessas situações, a insulina é fornecida ao corpo por uma fonte externa na forma de insulina humana biossintética, que exige um custo de produção altamente elevado.

5. Chanel No. 5 (US $ 6,9 mil por litro)

liquidos mais caros do mundo 5

Essa lista consiste principalmente de líquidos que podem ser usados para fins medicinais, mas a substância que figura na 5ª posição da lista não é usada como medicamento, mas para uma finalidade muito diferente. O Chanel No. 5 é o perfume mais caro já produzido, sendo comercializado há muitos anos. Ele foi produzido pela primeira vez em 1922 através de um trabalho em conjunto do químico Ernest Beaux com a estilista Coco Chanel. O resultado foi um perfume de aroma incrível e inconfundível.

4. Sangue de caranguejo-ferradura (US $ 15,8 mil por litro)

liquidos mais caros do mundo 4

Extrair o sangue do caranguejo-ferradura envolve capturar e ‘sangrar’ tal animal, o que soa como algo muito cruel. Seu sangue é usado para a detecção de endotoxinas bacterianas em aplicações médicas, o que ajuda a explicar a grande busca por esse que é um dos líquidos mais caros do mundo. Outro fato curioso é que o sangue de caranguejo-ferradura não contém hemoglobina, mas sim a hemocianina, que torna a cor do sangue azul.

3. LSD (US $ 32,5 mil por litro)

liquidos mais caros do mundo 3

A dietilamida do ácido lisérgico, mais conhecida simplesmente como “LSD”, é um tipo de substância conhecida por seus fortes efeitos psicológicos, incluindo alucinações, alterações de consciência e paranoia. O LSD é comumente sintetizado pela reação da dietilamina com ácido lisérgico. Essa droga é tão forte que uma dose única de LSD entre 40 a 500 microgramas já é suficiente para deixar uma pessoa totalmente alucinada e transtornada.

2. Veneno de cobra-real (US $ 40 mil por litro)

liquidos mais caros do mundo 2

Com o potencial de matar um elefante adulto, esse veneno é um dos mais mortais do mundo. Mesmo assim, muitas pessoas se arriscam ao coletar esse veneno, pois ele contém uma proteína muito interessante, chamada “ohanin”. O tal ohanin pode ser usado como matéria-prima para fabricar um analgésico 20 vezes mais potente que a morfina, sem apresentar nenhum de seus efeitos colaterais observáveis.

1. Veneno de Escorpião (US $ 10 milhões por litro)

liquidos mais caros do mundo 1

Quase todas as espécies conhecidas de escorpiões têm veneno, que por sua vez é usado principalmente para matar ou paralisar suas presas. Esses animais até poderiam matar suas presas com sua própria força, em vez de usar o veneno, mas a sua toxina prova ser uma ferramenta muito confiável e “útil”. Por outro lado, para os seres humanos, as proteínas encontradas no veneno de um escorpião são usadas no tratamento de doenças autoimunes, como doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide e esclerose múltipla.

Esses líquidos são realmente valiosos, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!