Não sei você, mas a caneca para mim é um dos objetos mais legais e divertidos. Dentre seus diversos usos existe a caneca para presente e a caneca para expressarmos toda nossa personalidade já no café da manhã. Entretanto, você já parou para pensar na história deste curioso objeto de cozinha? Vamos descobrir mais!

Conceituando…

Caso você não saiba, a caneca é um utensilio inventado especialmente para tomar bebidas quentes como chá, café ou chocolate quente. Ela possui alça justamente para esta função, além disso seu material retem a temperatura quente por mais tempo e ainda possui o dobro da quantidade das xícara normais, tendo mais de 300 ml.

Além disso, ela é conhecida por ser uma forma mais informal de ingerir bebidas quentes, jamais sendo utilizada em situações formais. Antigamente este objeto era esculpido em madeira ou osso, também era feita de cerâmica ou argila tempos depois. Hoje é feito com vidro reforçado, metal esmaltado e inúmeros outros materiais interessantes. Para sua decoração, é utilizada sublimação ou serigrafia garantindo desenhos e logotipos de forma permanente.

Como tudo começou?

As canecas de madeira foram as primeiras a aparecer, tendo surgido já durante a Idade da Pedra – inclusive existem inúmeras que sobreviveram a ação do tempo e se encontram em museus ao redor do mundo. Mais tarde começaram a surgir as canecas moldadas à mão através da roda do oleiro. Colocar a alça no copo foi um processo fácil e lógico para tomar as bebidas quentes, então é interessante observar o processo.

Infelizmente, as canecas de barro possuíam a grande desvantagem de ter paredes grossas que dificultavam a ingestão da bebida. Assim surgiram as primeiras canecas de metal, estas eram produzidas em bronze, prata, ouro e até mesmo chumbo. Porém, era difícil usa-las para bebidas quentes. A porcelana, por sua vez, só surgiu por volta de 600 CE na China e trouxe grande inovação consigo já que possuía paredes finas que facilitavam entornar a bebida e ao mesmo tempo mantinham os líquidos na temperatura ideal.

caneca

Nos dias de hoje

Trazendo as canecas para a atualidade, podemos ver que existem de todos os tipos! Temos canecas de madeira, metal, porcelana, cerâmica, argila… Temos caneca decorada, caneca para presente, caneca mágica com imagens escondidas e muitas, muitas mais. Elas possuem inúmeras imagens, decorações e demonstram toda sua personalidade. Além disso, ela possui um grande papel quando falamos de sustentabilidade já que evitam um grande consumo de copos plásticos – claro, caso você tenha alguma consciência ecológica e sustentável.

É interessante observar como diferentes empresas tem soltado a criatividade com este objeto, tornando-o não apenas um local para beber bebidas quentes como também como porta-canetas, como vasos de planta ou até mesmo apenas para decoração. Canecas são lindas, versáteis e garanto que você tem pelo menos 5 delas em casa. Interessante, não é mesmo?