Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Descubra quais são as picadas de insetos mais dolorosas

A dor é uma coisa bastante relativa. Enquanto um simples corte no dedo pode ser torturante para alguns, outros nem sequer piscam os olhos nesse tipo de situação. Por isso, é difícil desenvolver um ranking exato para definir as picadas de insetos mais dolorosas. Além disso, precisamos levar em conta o fato de que praticamente ninguém quer se oferecer para receber uma picada, a fim de avaliar a dor que ela causa. Felizmente para o resto de nós, o entomologista Justin O. Schmidt decidiu fazer exatamente isso.

Aos 7 anos, Schmidt foi picado por uma abelha, o que curiosamente despertou nele um certo fascínio pelos mecanismos de defesa dos insetos. Mais tarde em sua carreira de pesquisador, Schmidt desenvolveu um tipo de “índice de dor”, agora chamado de “Índice Schmidt”, que ajuda a comparar a dor de várias picadas de insetos. O próprio Schmidt foi picado por 150 espécies diferentes ao longo de sua carreira, tornando-o um verdadeiro especialista nas picadas mais dolorosas.

Ao longo deste artigo, nós vamos explorar as picadas de insetos mais dolorosas do reino animal, conforme determinado pela pesquisa de Justin Schmidt. Você vai ver que, embora alguns insetos sejam muito pequenos, eles têm uma enorme capacidade de promover dores agonizantes. Confira!

5. Vespa yellowjacket

A yellowjacket é uma espécie de vespa bastante perigosa e que pode ser encontrada em praticamente todo o mundo. Essas vespas receberam o nome yellowjacket (pode ser traduzido como “jaqueta amarela”) por causa de suas marcações amarelas e pretas distintas. Elas vivem em grandes ninhos construídos em árvores, arbustos ou até mesmo em cavernas subterrâneas. Curiosamente, um único ninho dessas vespas pode conter até 4000 membros!

Vale destaca que as vespas yellowjacket são um tipo muito agressivo de vespas. Eles costumam atacar as suas vítimas em grupos, caso se sintam ameaçadas. O ataque de um grupo desses insetos pode resultar em dor intensa e condições graves de saúde, incluindo dificuldade em respirar, inchaço, sensação de aperto no peito, fala arrastada, fraqueza e até desmaio. Por isso, acho que nem é preciso dizer que é muito importante manter uma boa distância dessas criaturas.

Propaganda. Role para continuar lendo.

4. Formiga-vermelha

As formigas-vermelhas costumam ser bastante agressivas e são nativas do sudoeste dos EUA. Elas vivem em colônias e constroem grandes ninhos subterrâneos para a sobrevivência da espécie em meio a possíveis adversidades. Como foi citado anteriormente, as formigas-vermelhas são bastante agressivas, de modo que elas não costumam medir esforços para atacar outros animais caso se sintam ameaçadas.

Além de picarem as suas vítimas violentamente, as formigas-vermelhas também são venenosas. Na prática, elas injetam um forte veneno no corpo da vítima, o que costuma resultar em uma experiência nada agradável. Além disso, o veneno das formigas-vermelhas pode ser alérgico a algumas pessoas. O seu veneno também pode causar dormência, coceira intensa, fraqueza e inchaço.

3. Vespa-do-papel

As vespas-do-papel receberam esse nome bastante peculiar por conta dos seus lindos ninhos que parecem ser feitos de folhas de papel. Essas vespas costumam construir ninhos nos telhados e batentes das construções. Vale destacar que, embora as vespas-do-papel não sejam muito agressivas, elas podem atacar sem piedade caso sintam que seus ninhos foram perturbados. Por causa desse detalhe em particular, a presença de ninhos de vespas-do-papel entre os seres humanos pode ser muito perigosa.

É importante deixar claro que a picada de uma vespa-do-papel é extremamente dolorosa e pode ser alérgica a algumas pessoas. A situação pode ficar ainda mais feia pelo fato de que, se uma vespa-do-papel se sentir ameaçada, ela imediatamente liberará feromônios para alarmar os outros membros da colônia.

As vespas-do-papel também podem picar várias vezes a vítima e podem causar problemas de saúde muito graves, de modo que em alguns casos pode até levar à morte da pessoa atacada. Dor intensa, coceira, inchaço, reações alérgicas e vermelhidão são os sintomas mais comuns das picadas das vespas-do-papel.

Propaganda. Role para continuar lendo.

2. Vespa caçadora

A picada da vespa caçadora é a segunda picada de inseto mais dolorosa do mundo. Essas vespas podem ser encontrados em regiões de floresta tropical no sudeste da Ásia, nas Américas e na África. As vespas caçadoras geralmente são conhecidas por causar picadas mais dolorosas do que qualquer outro inseto encontrado na América do Norte. Curiosamente, essa criatura também é o inseto oficial do estado do Novo México, nos EUA.

O ferrão das vespas caçadoras pode ter 8 mm de comprimento. A dor de uma picada dessa espécie é citada por muitos como quase insuportável, mas o seu ápice geralmente só dura de 3 a 4 minutos. Outros efeitos colaterais da picada podem incluir fraqueza e desmaio. Vale destacar que as vespas caçadoras costumam atacar apenas quando são provocadas. No entanto, por via de precaução, a melhor coisa que você pode fazer é ficar longe dos ninhos desses insetos voadores.

1. Formiga-cabo-verde

A picada da formiga-cabo-verde (também conhecida como “formiga-bala”) consegue ser a mais dolorosa de todo o reino animal. Como o próprio apelido dessa criatura já indica, o seu ferrão é tão doloroso que lembra a dor causada por um ferimento proveniente por um tiro, sem falar que a dor extrema também pode durar até 24 horas. As formigas-cabo-verde também figuram entre as maiores do mundo, pois elas podem atingir um comprimento máximo de 25 mm.

As formigas-cabo-verde são encontradas principalmente nas florestas tropicais da Nicarágua e do Paraguai. Essas criaturas geralmente constroem ninhos na base das árvores, sendo que na maioria das vezes elas se alimentam no chão da floresta. A boa notícia é que as formigas-cabo-verde só atacam os seres humanos quando realmente se sentem ameaçadas.

Por incrível que pareça, uma única picada dessa formiga costuma ser 30 vezes mais dolorosa que a causada pelo ferrão de uma abelha comum. Para piorar a situação, ao contrário das abelhas, as formigas-cabo-verde picam repetidamente. Além disso, um composto especial de poneratoxina que compõe o veneno dessa espécie de formiga é muito poderoso e pode afetar o sistema nervoso central da vítima, o que pode resultar em tremores e paralisia temporária dos membros.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Qual foi a picada de inseto mais dolorosa que você já sofreu em toda a sua vida? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Mais

Curiosidades

Existem diversos animais domésticos espalhados pelo mundo e a maior parte deles, como bem sabemos são cães e gatos. Mas também sabemos que cuidar...

Curiosidades

Existem mais de 7.000 idiomas espalhados pelo mundo, são tantos que é completamente impossível saber de todos. Aqui no Brasil geralmente aprendemos nas escolas,...

Curiosidades

Embora os pelos faciais sejam uma das características mais marcantes do sexo masculino, você já deve ter percebido que alguns homens não conseguem ter...

Curiosidades

No passado, o conhecimento humano sobre as reações químicas não era tão profundo quanto é agora. Da mesma forma, os homens das cavernas não...

Curiosidades

James Bond é indiscutivelmente um dos agentes especiais mais populares da cultura pop. Desde a publicação inicial do primeiro romance de Ian Fleming em...

Curiosidades

Quando se escreve para um site de curiosidades, tudo acaba virando tema para post, até mesmo os mais bizarros que você possa imaginar. Eu...

Curiosidades

Ahhhhh, o Playstation 3… com esse console passei horas das minhas madrugadas acordado, jogando os mais diversos jogos. Eu fui ganhar o PS3 somente...

Curiosidades

O ritmo apressado dos tempos modernos fez com que nossas mentes passassem a ser simultaneamente ocupadas por muitas coisas. No entanto, para nossa sorte,...