Se você é uma pessoa que presta atenção no seu corpo, pode ter percebido que possui pele oleosa. Além dela, você pode ter pele mista ou pele seca, porém hoje a matéria é todinha sobre a oleosidade da derme. Vamos saber mais sobre ela?

O que é pele oleosa?

A pele oleosa é a pele que produz grande quantidade de sebo através das glândulas sebáceas. Esta condição é comum durante a adolescência devido as alterações hormonais, porém também pode fazer parte de toda a sua vida. As características principais deste tipo de pele é o brilho intenso, a sensação pegajosa, tendência a desenvolver acnes, espinhas e cravos e, claro, poros dilatados de forma irregular.

O que causa oleosidade na pele?

Você pode tanto ter nascido com a tendência genética a ter pele oleosa quanto acabar a causando devido a seus hábitos diários. Lavar o rosto inúmeras vezes ao longo do dia, utilizar produtos errados, limpar a pele com as mãos sujas, usar água muito quente durante a higiene, não hidratar a pele, a poluição dos grandes centros, o consumo de alimentos gordurosos e exposição ao sol excessiva são fatores que podem desencadear a oleosidade da pele. Por isso, todo cuidado é pouco e o ideal é zelar para evitar os problemas comuns com este tipo de pele.

o que e pele oleosa tricurioso

Perguntas frequentes

A mulher durante a menopausa fica com a pele oleosa?

É possível, apesar de que o mais comum é que a pele fique opaca e ressecada existem casos em que o oposto ocorre e a pele fique muito mais oleosa durante este período. Isso ocorre em função da queda de estrogênio que ocorre de forma mais veloz do que a da testosterona, assim ocasionando aumento de pelos, acne e oleosidade.

A pele negra é mais oleosa?

Sim, esta é uma realidade devido ao fato das glândulas sebáceas deste tipo de pele serem maiores, assim produzindo mais sebo e aumentando a oleosidade em comparação com peles morenas e brancas.

o que e pele oleosa tricurioso 1

Como faço a higienização de pele oleosa?

Você precisará utilizar diariamente gel de limpeza, hidratante para pele oleosa, solução micelar, spray com zinco, tratamento antiacne e protetor solar com toque seco. Esses são produtos básicos para manter sua pele em dia, sem excesso de produção de sebo e com muito mais beleza e conforto. Coloque na sua rotina alguns hábitos, pela manhã lave seu rosto com gel de limpeza ou sabonete para pele, utilize antioxidante com vitamina C e protetor solar com toque seco, durante a tarde reaplique o protetor solar e use spray antioleosidade e durante a noite retire a maquiagem e sujeiras com solução micelar, lave o rosto e aplique um hidratante facial.

Quem possui pele oleosa também possui o corpo oleoso?

Este é um mito replicado constantemente. Porém, a realidade é que o rosto é a área com maior quantidade de glândulas sebáceas e por isso a pele acaba concentrando maior quantidade de sebo. Porém, no corpo a quantidade é menor e por isso as diferentes peles não são necessariamente iguais. Porém, vale lembrar que existem também muitas glândulas sebáceas na região do colo, costas e ombros, assim tendendo a desenvolver espinhas e acne. Se for seu caso, se informe com um dermatologista para solicitar produtos que ajudem no controle dessa produção de oleosidade.

Você sabia de tudo isso? Comente!