Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabis em farmácias

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabis em farmácias

Todos nós seres humanos necessitamos de medicação em algum momento das nossas vidas, essas medicações são fabricadas e podem ser encontradas nas diversas farmácias que existem espalhadas pelo mundo. Os medicamentos precisam ser receitados pelos médicos, como bem sabemos, mas aqui no Brasil para ele estar à venda, é necessário ter a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Por vários e vários anos muito se debateu sobre o uso medicinal da Cannabis, ou maconha como é popularmente conhecida. Hoje a Anvisa aprovou a regulamentação de produtos à base de Cannabis nas farmácias e vamos falar sobre o assunto agora mesmo.

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabis em farmácias

Cannabis

A Cannabis é um tipo de erva o tipo anual (que germina, cresce e morre no período de um ano) que cresce gradualmente até um máximo de cerca de treze folíolos por folha, geralmente possui sete ou nove. Popularmente conhecida como maconha, o principal constituinte psicoativo desse tipo de planta é o THC (tetrahidrocanabinol) que é um dos 400 componentes dela.

Nos últimos tempo a Cannabis tem sido utilizada  utilizada para a fabricação de fibras, para sementes e óleos de sementes e principalmente para fins medicinais e como droga psicoativa. Como bem sabemos, o uso desse tipo de planta é ilegal em diversas partes do mundo.

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabis em farmácias

Efeitos da Cannabis

A Cannabis causa alguns efeitos psicoativos e fisiológicos quando é consumida, entre eles está o relaxamento e a leve euforia, além de efeitos colaterais como a diminuição passageira na memória de curto prazo, boca seca, habilidades motoras levemente debilitadas e vermelhidão dos olhos.

Propaganda. Role para continuar lendo.

O tempo dos efeitos depende muito do modo na qual a planta é utilizada, caso seja fumada, o THC vai diretamente para o cérebro e o efeito dura em torno de 5 horas. Caso seja ingerida, o efeito demora cerca de 1 hora para aparecer e dura aproximadamente por 12 horas.

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabis em farmácias

Liberação Para Uso Medicinal

Nesta terça a Anvisa aprovou por unanimidade a regulamentação do registro e da venda de medicamentos à base de Cannabis em todas as farmácias e drogarias do Brasil. Dentro de 90 dias a norma já entrará em vigor e segundo a própria Anvisa, isso deve melhorar a vida de cerca de 13 milhões de pacientes que necessitam desse tipo de medicamento.

O cultivo da planta em território brasileiro foi rejeitado, assim os fabricantes que desejarem importar o substrato da Cannabis para a fabricação do medicamento deverão comprar matéria-prima estrangeira semielaborada, e não da planta ou parte dela.

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabis em farmácias

Antes da decisão, os pacientes que necessitavam desse tipo de medicamento precisavam da autorização para a importação do mesmo, já que as farmácias não podiam vendê-lo mesmo que fosse produzido pela indústria internacional. A expectativa é que os produtos cheguem às prateleiras ainda no início de 2020.

Os produtos só poderão ser vendidos sob prescrição médica, além disso, a embalagem deles deve informar a concentração dos principais canabinoides presentes na formulação, dentre eles o CBD e o THC, porém somente a concentração de THC é levada em conta para a classificação dos rótulos.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabis em farmácias

Além de tudo isso, os rótulos desses produtos devem conter a frase “Venda sobre prescrição médica”, seguida de seguida de “Só pode ser vendido com retenção de receita no caso de produtos com menos de 0,2% de THC” ou da frase “Uso desse produto pode causar dependência física ou psíquica no caso de concentrações superiores a 0,2%”.

Gostou da matéria? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!

Leia Mais

Bizarro

“O que você quer ser quando crescer?” é muito comum ouvirmos essa pergunta quando ainda somos criança e logo pensamos em inúmeras possibilidades, porém...

Curiosidades

Você com certeza já deve ter assistido à algum jogo de futebol na vida, certo? Ok, então acho que você também reparou que quando...

Curiosidades

Os restaurantes fast food são bastante frequentados, principalmente para quem precisa fazer um lanche de baixo custo e delicioso. existem diversos desses restaurantes espalhados...

Curiosidades

Desde pequenos estamos acostumados a ouvir perguntas do tipo: “O que você quer ser quando crescer?” e consequentemente começamos a pensar sobre isso. Mas...

Bizarro

A Noiva Cadáver é uma das animações mais famosas do mundo e um dos trabalhos mais conhecidos do Tim Burton. Mas se você nunca...