Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

É verdade que seres humanos e bananas compartilham 50% do mesmo DNA?

Se você é uma pessoa curiosa que gosta de ficar por dentro de vários fatos interessantes, existe uma chance de que você já pode ter ouvido alguém falar que os seres humanos e as bananas compartilham cerca de 50% do mesmo DNA. Obviamente, isso soa muito estranho, afinal de contas, parece haver muita diferença entre uma pessoa e um pedaço de fruta amarela, começando pelo fato de que um é um animal e o outro é uma fruta! Então, será que isso é verdade?

Essa informação provavelmente se originou através de um programa executado pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano em 2013, embora outros dados semelhantes podem ter sido vistos em outros lugares. Esse esforço em particular foi liderado pelo especialista em genética Dr. Lawrence Brody, mas o fato é que Brody diz que o experimento não foi publicado, como a maioria das pesquisas científicas do projeto.

Em vez disso, Brody disse que tal estudo deveria ser incluído como parte de um vídeo educacional do Museu Smithsonian de História Natural, chamado “O Genoma Animado”. Na prática, o vídeo dava a entender que o DNA entre um humano e uma banana conta com cerca de “41% de semelhança”.

Ou seja, por mais incrível que isso possa parecer, realmente há uma certa verdade nessa estatística surpreendente, mas é preciso estar atento a alguns detalhes interessantes sobre esse assunto para evitar equívocos. Ao longo desse artigo, nós vamos abordar alguns tópicos que ajudam a explicar melhor toda essa história.

Humanos vs. bananas

Primeiro, é importante entender a diferença entre o DNA e os produtos de proteína. Brody diz que uma maneira fácil de fazer isso é pensar no DNA como a planta arquitetônica de uma casa e nos produtos de proteína como a casa já construída. Desse modo, a casa pronta se parece com a da planta porque todas as informações estão lá, no entanto, embora essas coisas sejam semelhantes (encanamento, banheiros, cozinha), os produtos finais ainda apresentam diferenças se forem comparados aos desenhos da planta.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Na prática, é assim que funciona com os seres humanos em comparação com quase todo o resto, de bananas a chimpanzés. A segunda coisa a ter em mente é que os genes, que são as regiões do DNA que codificam essas proteínas, representam apenas 2% do seu DNA. Para esse experimento em particular, os cientistas analisaram primeiro as sequências de genes em um genoma típico de banana, fazendo posteriormente o mesmo processo para todos os genes humanos.

Em seguida, os cientistas compararam a sequência de proteínas de cada gene da banana a cada gene humano, sempre observando que o grau de similaridade entre ambos poderia variar de 0 a 100%. No total, foram feitas mais de 4 milhões de comparações, resultando em cerca de 7.000 similaridades entre os dois genomas. Em seguida, foi calculada a média da pontuação de similaridade percentual para cada uma dessas similaridades, o que por sua vez deu uma compatibilidade de cerca de 40%.

Ou seja, essencialmente, eles pegaram todos os genes da banana e os compararam um por um com os genes humanos. A partir disso, eles selecionaram um certo grau de similaridade, o que resultou na taxa de 40% de compatibilidade quando comparamos a sequência de aminoácidos da proteína humana ao seu equivalente na banana.

Inicialmente, pode parecer chocante que tantos genes sejam semelhantes em duas coisas tão diferentes, como uma pessoa e uma banana. Mas, na verdade, não é. De fato, quando nós paramos para pensar sobre o que fazemos para viver e o que a bananeira também faz, podemos notar que muitas coisas são feitas da mesma maneira, como consumir oxigênio. Ou seja, muitos desses genes compatíveis entre humanos e bananas são fundamentais para a vida de qualquer coisa.

Compreendendo as nossas similaridades com as bananas

Com tudo o que foi dito, podemos constatar que, embora algumas pessoas pensem que os humanos e as bananas compartilham uma certa porcentagem do DNA, o que a pesquisa realmente analisou foi a semelhança entre produtos genéticos. Portanto, se um cientista olhasse para a sequência de DNA de uma banana e a comparasse com o DNA de um humano, ambos não se alinhariam.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Nós realmente compartilhamos 50% de nosso DNA com cada um de nossos pais, mas no caso das bananas, compartilhamos cerca de 50% de nossos genes, o que resulta em apenas 2% de nosso DNA. No entanto, isso levanta uma outra questão: afinal de contas, se os genes representam apenas 2% do DNA, então do que os outros 98% são compostos?

Bem, cerca de 8% do restante do nosso DNA regula os genes (por exemplo, se um gene deve ser ligado ou desligado). Já os outros 90% parecem ter funções desconhecidas ou que foram perdidas com a evolução da nossa espécie. Curiosamente, essas seções desconhecidas do DNA costumavam ser chamadas de ‘DNA lixo’, pois pensava-se que elas não faziam nada. No entanto, isso ainda é motivo de debate, pois a cada ano novos estudos indicam que esse “lixo” pode ser algo realmente funcional de outras formas.

As semelhanças entre o DNA dos humanos e de outros seres

Para finalizar, é importante deixar claro que os seres humanos não compartilham apenas uma alta porcentagem de DNA com as bananas. Na verdade, nós também compartilhamos 85% de DNA com os ratos e 61% com uma mosca-da-fruta.

Além disso, outro ponto que chama a atenção é que, apesar de estarmos muito distantes no tempo evolutivo, ainda podemos encontrar uma assinatura comum no genoma de outros seres vivos. Na prática, acredita-se que isso seja preservado porque o genoma dos organismos que viveram bilhões de anos atrás poderia conter genes que ajudavam as células a viver e a se reproduzir. Desse modo, esses mesmos genes são preservados em nós e nas plantas.

Também é interessante destacar o fato de que os humanos provavelmente compartilham cerca de 1% de seu DNA com outras frutas. Na prática, isso ocorre porque toda a vida que existe na Terra parece ter evoluído de uma única célula que se originou cerca de 1,6 bilhão de anos atrás. Ou seja, de certa forma, somos todos parentes.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Mais

Curiosidades

A população mundial atualmente está em torno de 7,7 bilhões de pessoas que estão distribuídas nos diversos países. O número é bastante grande, porém...

Curiosidades

Existem diversos tipos e espécies de animais espalhados pelo mundo, não dá para saber ao certo quantos deles habitam por aqui, inclusive existem espécies...

Bizarro

As bizarrices estão espalhadas pelo mundo inteiro e não é de hoje. Como bem sabemos, essas bizarrices podem ser encontradas nos mais variados setores,...

Curiosidades

Todos nós quando nascemos recebemos um nome e ele pode nos acompanhar por todos os dias da nossa vida. Existe uma variedade de nomes...

Curiosidades

A sueira é algo completamente inevitável, convivemos com diversos tipos dela todos os dias e temos sempre que estar limpando, seja nossa casa, nosso...

Curiosidades

Não é novidade para ninguém que o Brasil é enorme e cheio de diversidades culturais. Cada região do nosso país possui histórias fascinantes e...

Curiosidades

Sabemos que tudo que existe possui um propósito, certo? Por exemplo, a água existe para que possamos saciar nossa sede, regar as plantas, suprir...

Curiosidades

Acho difícil alguém não conhecer o salgadinho Doritos, famoso no mundo inteiro por possuir um sabor impressionante que se destaca no meio de seus...