Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil fechou o mês de agosto de 2019 com o número de 228,2 milhões de celulares, o que significa uma densidade de 108 aparelhos para cada 100 habitantes. Outro estudo aponta que, se incluirmos os computadores pessoais, laptops e tablets, chegaremos a 2 dispositivos digitais por pessoa.

As estatísticas comprovam que, além de estarmos o tempo todo conectados, a tecnologia já está amplamente incorporada ao nosso cotidiano. Não vivemos mais sem internet, sem os serviços de mensagens, sem as redes sociais, e-commerces ou jogos virtuais, E estamos sempre em busca da melhor experiência online, seja através da contratação de um plano de serviços completo, de uma operadora de telefonia robusta, com atendimento de qualidade, além de escolher produtos que garantam mais segurança, privacidade e, sobretudo, estabilidade e velocidade ao navegar na rede.

É nesse momento que muitas pessoas estão aderindo à utilização de um roteador para uso residencial, no intuito de incrementar a performance de seus múltiplos dispositivos, uma vez que somente o modem fornecido pelo provedor de internet já não condiz com a nova realidade.

Afinal, o que é um roteador?

Do inglês “router”, o roteador é um equipamento que permite que todos os dispositivos de uma residência (computadores, telefones celulares, consoles, tablet) conseguiam acessar a internet, simultaneamente.

Com o avanço da tecnologia, os roteadores mais sofisticados já funcionam como modem e dispensam o uso de cabos. Além disso, eles acompanham as tendências quem precisa de performance e cobertura, uma vez que a utilização doméstica se baseia principalmente no entretenimento, seja no download de vídeos, no acesso contínuo às redes sociais, na troca de mensagens ou na programação dos serviços de streaming.

Ainda que o seu provedor de internet possa oferecer um modem wireless, que seja capaz de distribuir o sinal pela casa, o roteador é um instrumento infinitamente mais poderoso para organizar o tráfego residencial, estabelecendo as melhores (e mais rápidas) “rotas” de transmissão de dados.

Reforçando a diferença: o modem é o aparelho responsável por fazer com que a internet chegue à sua casa, enquanto o roteador replica o sinal para os diversos dispositivos presentes na residência.

Como escolher um bom roteador?

Existem diversos roteadores no mercado e a escolha do modelo ideal para você irá depender de vários fatores, como por exemplo a quantidade de dispositivos, o tipo de uso, além do suporte do protocolo de comunicação.

Protocolo de comunicação

É preciso avaliar se os dispositivos que você possui (computadores, celulares) são compatíveis com o roteador através do protocolo de comunicação, que é estabelecido pelo código 802.11 seguido de outro caractere pode ser “a”, “b”, “g”, “n” ou “ac”. Caso negativo, pode haver significativa perda de velocidade na transmissão de dados.

Antenas

As antenas são responsáveis pela transmissão de sinal e, uma vez que o indivíduo precisa de uma navegação robusta, que faça uso de múltiplos dispositivos ou viva em um ambiente relativamente grande, composto de obstáculos como paredes, escadas, móveis, deve optar por um roteador com antenas externas, capaz de ampliar o alcance do sinal.

roteador tricurioso 2

Instalando e configurando o roteador

O primeiro passo é ligar o equipamento à uma fonte de energia e à linha telefônica. Para isso, você notará a presença de dois 2 cabos:

  • Cabo de rede, que deverá conectar o roteador (através da porta LAN) ao computador;
  • Cabo de energia, que liga o roteador à tomada.

Observação: o roteador também deve ser conectado ao modem, através da porta WAN.

Em seguida, digite o endereço IP do seu roteador no navegador. Uma tela se abrirá, solicitando o nome de usuário e senha. Por padrão, a maioria das marcas de roteadores populares e confiáveis utiliza “admin” e “admin”.

O próximo passo é definir as configurações da rede sem fio, ou “wireless”:

  • SSID: é o nome da sua rede. Fique à vontade para defini-lo.
  • Region: Selecione o seu país.

Na aba “Security”:

  • Network Authentication: selecione a opção “WPA” ou “WPA2”, que são as opções de criptografia mais avançadas e seguras.
  • Encryption: selecione a opção “AES”.
  • Password: senha de segurança para sua rede. Imprescindível para que ninguém tenha acesso aos seus dados.

Por fim, é necessário salvar as alterações e reiniciar o dispositivo para que o processo seja concluído com sucesso. Seu roteador estará instalado e configurado e sua rede sem fio pronta para ser utilizada.

Interessante, não é mesmo? Comente!