Nos últimos 25 anos, a humanidade testemunhou o aumento exponencial da popularidade da Internet e de todas as outras tecnologias digitais. De fato, essa obsessão social ultrapassou todos os setores e se ramificou em todos os aspectos da experiência humana. Assim, mais coisas ligadas às nossas vidas passaram a ser integradas ao mundo digital, fazendo com que passar um dia sem uma conexão adequada à Internet pareça ser algo insondável para muitas pessoas.

Na prática, é como se tivéssemos estendido uma parte de nossa identidade aos nossos clones digitais, seja na forma de memórias, através de nossas interações com outros seres humanos e o mundo em geral ou até mesmo com as informações que consumimos para formar nossa visão de mundo. O problema é que essas extensões no mundo digital nos deixam vulneráveis, pois fica cada dia mais difícil desfrutar de qualquer senso real de privacidade ou proteção de entidades possivelmente antiéticas.

Na prática, essa vulnerabilidade pode ser explorada pelas mãos experientes de hackers. Se até mesmo as grandes empresas de tecnologia não estão totalmente seguras disso, quem dirá nós, pessoas comuns! De fato, milhões de pessoas são afetadas por ataques cibernéticos a cada ano e esse número só deve crescer à medida que a proliferação da Internet aumenta.

Esses ataques não apenas permitem crimes como fraudes financeiras e roubos de identidade, mas também podem render o controle total da câmera do seu computador, levando os hackers diretamente para a sua vida pessoal. Mas será que cobrir a câmera do notebook realmente é necessário para prevenir ataques de pessoas mal intencionadas? Quais são as medidas necessárias para garantir que você e seus entes queridos fiquem protegidos?

O crescente número de ataques virtuais

por que algumas pessoas cobrem a webcam do notebook 1

Se você vive antenado no mundo da tecnologia, já deve ter visto que a violação de dados pessoais tornou-se um problema bastante recorrente. Todos os anos, o número de ataques a usuários individuais e às empresas que mantêm os dados de milhões de pessoas só aumenta, tornando-se apenas mais um problema que precisamos enfrentar neste cotidiano baseado em informações digitais.

Em 2018, apenas durante o período de abril a junho, o número de ataques cibernéticos se aproximou da marca dos 765 milhões, resultando em dezenas de milhões de dólares roubados através de fraudes. A violação da Equifax em 2017, por exemplo, levou ao vazamento dos dados de 143 milhões de americanos, prejudicando seus registros pessoais e colocando suas identidades em risco ao longo da vida.

Geralmente, os hackers obtêm acesso às informações pessoais das vítimas ao adicionar um link falso a um e-mail que permite o rastreio das suas informações de identificação e senha. Esses links também podem instalar malwares em seus computadores através do RAT (Remote Access Tool) para criar uma espécie de porta traseira virtual que oferece acesso e controle completos do computador ao hacker.

O acesso dos hackers às webcams

por que algumas pessoas cobrem a webcam do notebook 2

Na maioria dos casos, esses RATs podem permitir que hackers acessem a sua webcam, o que eles fazem de uma forma tão maliciosa que são até capazes de desativar o indicador LED ao lado da câmera que serviria como um aviso de que algo está errado ou que a câmera está ligada. Esse acesso individual à webcam costuma ser vendido na dark web, fazendo com que os criminosos comercializem uma janela para a sua vida pessoal para um completo estranho!

Muitas pessoas também são chantageadas e extorquidas como resultado de ter suas imagens privadas divulgadas. Em 2013, a Miss Teen USA daquele ano, Cassidy Wolf, revelou que havia sido chantageada por uma pessoa desconhecida em troca do não vazamento de fotos pessoais que ela havia tirado com sua webcam. O criminoso foi capturado pelo FBI no mês seguinte e descobriu-se que a pessoa culpada, Christopher Chaney, de 35 anos, já havia alvejado outras 350 mulheres em casos semelhantes. Ele foi condenado a 10 anos de prisão.

Ainda assim, o pior disso tudo é que esses ataques podem causar traumas financeiros, emocionais e sociais. Portanto, as medidas de cautela nesta era de ataques cibernéticos cada vez mais complexos devem ser tratadas como estratégias mais inteligentes e não como precauções paranoicas.

Como você pode se proteger de ataques

por que algumas pessoas cobrem a webcam do notebook 3

Primeiramente, nunca abra links de um e-mail desconhecido, não importa o que o e-mail reivindique. De fato, muitos e-mails falsos costumam descrever a existência de prêmios que a vítima supostamente ganhou. No entanto, essas são simplesmente maneiras maliciosas de acessar as senhas de seus ativos financeiros e uma maneira de instalar malwares e RATs no seu computador para dar acesso à sua webcam e à sua vida privada a estranhos.

Além disso, invista em um bom software antivírus para manter o seu computador seguro, pois ainda que algum tipo de malware se infiltre, softwares desse tipo poderão ajudá-lo a ter mais segurança. Realizar uma verificação de vírus em todo o sistema todos os meses também pode ser uma boa ideia, pois isso garantirá que você permaneça limpo e protegido.

Lembre-se também de não instalar softwares ou aplicativos questionáveis em algum dos seus dispositivos, pois na maioria das vezes, eles se juntam a um outro malware com o objetivo de invadir silenciosamente o sistema. Ter bloqueios parentais também é uma coisa sensata a fazer para proteger crianças. Além disso, escolha senhas fortes que combinem muitos símbolos, números e letras e altere-as de vez em quando para garantir a segurança completa de suas informações financeiras e privadas.

Por último, mas não menos importante, você também pode cobrir a sua webcam com um adesivo ou uma fita opaca caso não se sinta seguro. Embora essa medida possa parecer algo totalmente paranoico, isso garantirá que, aconteça o que acontecer, sua vida privada não estará vulnerável aos ataques de criminosos pervertidos. Você pode até dar um passo adiante e comprar uma boa cobertura de webcam dentre as inúmeras disponíveis on-line. Algumas boas que você pode conferir incluem as das marcas C-slide, Elimoons e Yarkor.

Uma palavra final

por que algumas pessoas cobrem a webcam do notebook 4

Com o aumento dos ataques cibernéticos a cada ano, as webcams estão se tornando a porta de entrada para seus espaços privados e uma ferramenta que pode permitir que criminosos chantageiem ou ameacem você. Por isso, algumas medidas básicas podem ser tomadas para combater esses ataques e proteger-se.

Nesta era de constante digitalização, é essencial se proteger de ataques cibernéticos e violações de dados. Milhões de pessoas são vítimas de hackers todos os anos e provavelmente esse número só continuará aumentando. Lembre-se que a sua proteção está em suas mãos, portanto, compreender os problemas e investir nas ferramentas certas é fundamental para erguer um muro seguro entre você e as pessoas que desejam espioná-lo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!