Como se trata de um mundo em que os super-heróis dominam os seus poderes através de trajes mecânicos e fórmulas científicas, podemos afirmar sem pensar muito que o Universo Marvel é povoado por gênios. Entre todos os protagonistas desse mundo, estão um cirurgião que pode alterar o tecido da realidade, um cientista que inventou o encolhimento proporcional humano e uma princesa que criou uma armadura à prova de balas que pode absorver a energia cinética.

Consequentemente, a inteligência apresentada por cada personagem no Universo Marvel tornou-se um tópico de debate interessante e bastante acalorado entre os fãs. Para facilitar as coisas, listamos aqui os personagens tecnicamente mais inteligentes do Universo Marvel. Você vai ver que existe uma estreita relação entre ter um bom intelecto e ser um super-herói (ou vilão) de sucesso!

8. Thanos

personagens mais inteligentes do universo marvel 8

Quando Tony Stark fica surpreso ao descobrir que Thanos sabe quem ele realmente é, o Mad Titan logo explica ao dizer que Stark “não é o único amaldiçoado com conhecimento”.

Apesar de cometer um grande erro com o seu plano de “consertar” o mundo, Thanos é definitivamente um cara esperto. Basicamente, ele tem uma mente profundamente filosófica, é determinado a trazer equilíbrio ao universo, e também é um brilhante estrategista militar.

7. Howard Stark

personagens mais inteligentes do universo marvel 7

“Obrigado, por tudo o que você fez por este país.” Isso poderia ser dito com relação às realizações de Howard Stark, até porque ele foi baseado em um grande inovador da história, Howard Hughes. De fato, Howard Stark é o homem por trás do escudo do Capitão América.

No entanto, toda a pesquisa científica e as realizações de Stark foram tão demoradas que ele nunca teve tempo de jantar com sua esposa ou criar seu filho, Tony. Então, é preciso questionar se tudo valeu a pena, pelo menos com relação ao seu lado pessoal. Ainda assim, como Tony explica em ‘Vingadores: Ultimato’, quando olha para o pai, ele se lembra apenas dos bons tempos.

6. Jane Foster

personagens mais inteligentes do universo marvel 6

Embora ela seja considerada uma das personagens mais “chatas” do Universo Marvel, Jane Foster é inegavelmente uma das personagens mais inteligentes da franquia. De fato, ela está entre os principais especialistas do mundo em muitos assuntos, incluindo astrofísica, astronomia e, claro, Asgard.

Além disso, ela também é a criadora (e homônima) da Teoria Foster. Jane ainda mantém a mente aberta quando se trata de novas ideias e conceitos, chegando a citar Arthur C. Clarke ao dizer que “a mágica é apenas a ciência que ainda não entendemos”.

5. Stephen Strange

personagens mais inteligentes do universo marvel 5

Quando conhecemos Stephen Strange, ele era o cirurgião mais famoso da cidade de Nova York. Basicamente, ele conhecia a anatomia humana por dentro e por fora com maestria, sem falar que ele tinha as mãos mais firmes em sua profissão. Infelizmente, sua carreira na cirurgia chegou a um fim rápido e inesperado quando sua condução negligente o levou a bater seu carro, dando origem a uma sequela que faria com que as suas mãos nunca mais voltassem a ficar firmes o suficiente para realizar uma cirurgia.

Então, ele teve que encontrar uma nova maneira de saciar sua sede de conhecimento. Isso o levou a Kamar-Taj, onde se juntou aos Mestres das Artes Místicas para aprender a controlar o tecido da realidade.

4. Hank Pym

personagens mais inteligentes do universo marvel 4

No mundo real, diminuir e aumentar proporcionalmente o tamanho de uma pessoa é algo literalmente impossível. Por conta disso, um cara capaz de inventar um dispositivo que pode fazer isso no Universo Marvel deve ser bastante inteligente, não é mesmo?

No entanto, assim como muitos dos personagens geniais do MCU, a arrogância de Hank Pym foi sua queda. Quando o encontramos no primeiro filme do Homem-Formiga, ele foi expulso da S.H.I.E.L.D. por guardar os segredos de como sua tecnologia funcionava para si mesmo (e também por dar socos na cara de seus colegas quando eles faziam comentários sarcásticos).

3. Bruce Banner

personagens mais inteligentes do universo marvel 3

Embora tenha realizado um experimento que deu errado e que “arruinou” sua vida, Bruce Banner continua sendo um cientista incrivelmente brilhante. De fato, ele estava por trás do programa Ultron em colaboração com Tony Stark e foi inteligente o suficiente para admitir que foi um erro.

Tanto a versão de Edward Norton em ‘O Incrível Hulk’ de 2008 quanto a versão de Mark Ruffalo a partir de ‘Os Vingadores’ de 2012 em diante, foram descritas como gênios de boa-fé. O Bruce Banner do Universo Marvel até conseguiu reverter os efeitos de sua radiação gama o suficiente para manter sua consciência humana como o Hulk. Então, podemos concluir que ele é realmente um cara muito inteligente!

2. Shuri

personagens mais inteligentes do universo marvel 2

A irmã de T’thalla, Shuri, foi declarada a personagem mais inteligente do MCU pelos irmãos Russo (os diretores dos dois últimos filmes dos Vingadores) e há muitas evidências para apoiar isso. Wakanda tinha uma vantagem com a propriedade de uma montanha de vibranium inestimável, mas sem a inteligência de Shuri para transformá-la em tecnologia de ponta para combater o crime, toda essa riqueza continuaria sendo apenas um pedaço gigante do material.

Ela também é a única pessoa que descobriu como tirar a Pedra da Mente da cabeça do Visão enquanto ainda salvava a consciência do personagem depois que Bruce Banner não conseguiu.

1. Tony Stark

personagens mais inteligentes do universo marvel 1

Convenhamos, ninguém no Universo Marvel é mais inteligente que Tony Stark. Ele criou uma inteligência artificial genocida que quase levou ao fim do mundo e, em seguida, criou um outra inteligência artificial (mais pacífica e equilibrada) para consertar o seu erro. Além disso, ele inventou a nanotecnologia que permite que o traje do Homem de Ferro se forme a partir de pequenas nanites armazenadas em seu reator arc.

Obviamente, Tony sempre contou com a vantagem de ter uma riqueza ilimitada para poder criar quaisquer invenções insanas que surgissem em sua cabeça, mas o fato é que ele sempre conseguiu fazer coisas realmente impressionantes, afinal de contas, Tony até inventou um novo elemento depois de seguir as pistas deixadas pelo pai. Que homem!

Na sua opinião, qual é o personagem mais inteligente do Universo Marvel? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!