Todo bom filme de terror precisa de algum tipo de inimigo. Seja um monstro aterrorizante que estabeleceu como seu alvo a cidade em que o filme se passa, um assassino à solta ou algum tipo de espírito malicioso que escolheu atacar os personagens principais, parece que sempre precisa haver algo do tipo para assustar os espectadores. No entanto, para alguns filmes, a raiz de todos os problemas é a epidemia de um vírus mortal que passa a assolar a sociedade.

No geral, os filmes relacionados a epidemias virais costumam ser bastante assustadores, muito pelo fato de que isso pode realmente acontecer na vida real. Enquanto fantasmas e monstros são coisas em que nem todo mundo acredita, é difícil negar que uma doença mortal possa ocorrer e ter um impacto inimaginável nas pessoas da Terra.

Pensando nisso, listamos aqui alguns dos filmes mais assustadores sobre surtos de vírus. Você vai perceber que o pior vilão é aquele que não se pode enxergar. Confira!

7. Extermínio (2002)

filmes que retratam epidemias virais 7

Extermínio foi lançado em 2002 e conta com um enredo que se passa um mês depois que ativistas de direitos dos animais libertaram um chimpanzé de uma instalação de testes e, sem saber, acabam lançando um vírus mortal no mundo. O filme começa depois de um mês após o surto, quando um homem acorda de um coma e encontra a cidade que ele chamou de lar completamente deserta, exceto pela presença das pessoas que foram infectadas pelo vírus e que agora são monstros aterrorizantes.

Enquanto tenta escapar das pessoas infectadas que ele conhece, o protagonista encontra um grupo de sobreviventes. Juntos, esses sobreviventes saem para tentar encontrar segurança em um mundo cada vez mais hostil.

6. Ao Cair da Noite (2017)

filmes que retratam epidemias virais 6

Ao Cair da Noite foi lançado em 2017 e se passa após o surto de um vírus mortal. No entanto, em vez de focar no surto inicial e nas consequências imediatas do vírus, este filme se passa após o vírus já ter ceifado a maior parte da sociedade, concentrando-se na vida de duas famílias que estão entre os poucos sobreviventes restantes.

Nesse mundo extremamente perigoso, essas famílias precisam ter cuidado com quem confiam e deixam entrar em casa. Este filme retrata como é importante manter-se seguro e vigilante depois que um vírus mortal afeta a sociedade, mas também mostra que as ameaças mais perigosas podem vir de dentro do próprio círculo de convivência.

5. Guerra Mundial Z (2013)

filmes que retratam epidemias virais 5

Guerra Mundial Z foi lançado em 2013 e é baseado em um romance de 2006 com o mesmo nome. Este filme é estrelado por Brad Pitt como Gerry, um ex-investigador da ONU encarregado de viajar ao redor do mundo para tentar acabar com um misterioso surto de vírus e apocalipse zumbi antes que seja tarde demais.

A produção é uma combinação de um filme de zumbi com um filme de ação. A história segue os desdobramentos da cadeia de eventos que ocorre à medida que o personagem principal viaja pelo mundo para tentar encontrar a fonte desse vírus para detê-lo antes que o planeta seja eviscerado pelo surto que está transformando pessoas em zumbis.

4. Contracted (2013)

filmes que retratam epidemias virais 4

Contracted foi lançado em 2013 e segue os eventos depois que uma mulher é agredida em uma festa e começa a exibir comportamentos estranhos e mudanças físicas. O filme é diferente das outras produções com a temática de epidemia viral porque não é necessariamente um vírus disseminado que infecta rapidamente uma grande população, mas que ainda assim consegue ser muito assustador.

Uma sequência do filme, chamada Contracted: Phase II, foi lançada em 2015 e se passa após os eventos do primeiro filme. Esta sequência segue um dos personagens do primeiro filme, que por sua vez tenta encontrar uma cura para o vírus que começou a se espalhar na primeira parte da história.

3. A Epidemia (2010)

filmes que retratam epidemias virais 3

A Epidemia foi lançado em 2010 e é um remake de um filme de 1973 com o mesmo nome. Este longa-metragem se passa em uma cidade fictícia do estado americano de Iowa, na qual os moradores começam a se comportar de um maneira bizarra e violenta depois que um vírus misterioso passa a infectá-los. Logo após os moradores começarem a exibir os sintomas desse vírus assustador, os militares invadem a pequena cidade e isolam a sua comunicação com o mundo exterior.

O filme acompanha quatro moradores desta cidade enquanto eles tentam sair da região sem que os militares os capturem, ao mesmo tempo em que tentam não contrair o vírus ou serem vítimas de um dos seus vizinhos que já o tem.

2. Eu Sou a Lenda (2007)

filmes que retratam epidemias virais 2

Eu Sou a Lenda é um filme lançado em 2007 que foi baseado em um romance de 1954 com o mesmo nome. O filme é estrelado por Will Smith como um ex-pesquisador do Exército chamado Robert Neville, que mora em uma Nova York afetada por um surto mortal de vírus que forçou os moradores a evacuar a cidade a fim de evitar se tornar verdadeiros monstros.

Originalmente, o  vírus foi criado enquanto os cientistas pesquisavam a cura do câncer. O filme segue quando Neville, que descobre que é imune ao vírus, tenta sobreviver sozinho na cidade enquanto faz sua própria pesquisa para tentar encontrar uma possível cura para o vírus.

1. Contágio (2011)

filmes que retratam epidemias virais 1

Contágio foi lançado em 2011 e é um filme sobre vírus bastante aterrorizante pelo simples fato de ser bastante realista. Contágio é diferente dos vários outros filmes focados em epidemias virais que apresentam zumbis e vírus que transformam pessoas em monstros sinistros. Esse filme assusta mais pelo lado dramático que a crise proveniente de um vírus pode causar, algo que é bem diferente de um filme de zumbi tradicional.

O filme segue uma mulher chamada Beth, que recentemente voltou para casa de uma viagem de negócios e que não está se sentindo bem. Inicialmente, ela assume que é apenas uma enfermidade leve que deve passar com uma boa noite de sono, mas quando ela morre misteriosamente alguns dias depois, seu marido passa a buscar respostas. Quando outras pessoas começam a apresentar os mesmos sintomas, fica óbvio que algo fora do normal está acontecendo.

E você, curte filmes com a temática de epidemias virais? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!