O filme Top Gun – Ases Indomáveis, de Tony Scott, é um dos melhores longas de ação dos anos 80 e, para a alegria dos fãs, ele está prestes a receber uma sequência um tanto atrasada, com Tom Cruise retornando ao papel de Pete “Maverick” Mitchell.

Embora não tenha sido produzido necessariamente como uma peça de propaganda, o filme Top Gun acabou sendo uma ferramenta de recrutamento ferozmente eficaz para a Marinha dos EUA. Para se ter uma ideia, o ramo naval de guerra dos EUA viu um aumento de cerca de 500% nos registros de candidatos ao seu programa de aviação depois que o filme se tornou um sucesso de bilheteria. De fato, a Marinha Americana até chegou a montar bancas de recrutamento do lado de fora dos cinemas que passavam Top Gun.

Para celebrar o sucesso do filme e matar um pouco da ansiedade pelo lançamento da sua sequência, listamos aqui alguns fatos curiosos sobre os bastidores de Top Gun. Confira!

7. Inicialmente, Val Kilmer não queria participar do filme

coisas que voce nao sabia sobre o filme top gun 7

Val Kilmer inicialmente não queria aparecer em Top Gun. Na verdade, ele foi forçado a desempenhar o papel de Tom Kazansky (mais conhecido como “Iceman”) por conta de obrigações contratuais.

Mas apesar da insatisfação inicial, Kilmer acabou se divertindo bastante no set de filmagem. De fato, ele até incrementou certas improvisações ao personagem para que as suas características fossem autênticas. No fim das contas, Iceman se tornou um dos papéis mais famosos da carreira de Kilmer.

6. Tom Cruise nunca tinha pilotado uma motocicleta antes de filmar Top Gun

coisas que voce nao sabia sobre o filme top gun 6

Uma das características que mais definem as peculiaridades da personalidade de Maverick é o fato de que ele adora andar de moto, especialmente em uma Kawasaki Ninja 900/GPz900R,que era a moto de produção mais rápida do mundo na época. No entanto, o que pouca gente sabe é que antes de participar das filmagens de Top Gun, Tom Cruise nunca havia pilotado uma motocicleta.

Ainda assim, o ator estava ansioso para aprender. Por conta disso, ele foi enviado para um centro de treinamento em El Cajon, Califórnia, para receber aulas de como andar de moto. Ele participou de um curso intensivo e pegou o jeito da coisa em pouco tempo.

5. Kenny Loggins não foi o primeiro cantor a ser escolhido para gravar a música-tema do filme

A música-tema de Top Gun, “Danger Zone”, se tornou um grande sucesso para o cantor, compositor e multi-instrumentista americano Kenny Loggins. De fato, a canção se tornou um dos temas de filmes mais conhecidos dos anos 80, chegando a ser considerada por muitos um verdadeiro “hino cult”. No entanto, o que pouca gente sabe é que Loggins não foi a primeira escolha dos produtores para gravar a música. O trabalho foi originalmente oferecido às bandas Toto e REO Speedwagon antes de ser finalmente oferecido à Loggins.

Também vale destacar que esta não é a única música-tema de um filme dos anos 80 para a qual Loggins foi escolhido como um “plano b”. Os produtores do filme Clube dos Pilantras originalmente queriam que o Pink Floyd criasse seu tema musical, antes de direcionar o trabalho para os cuidados de Loggins.

4. O filme é dedicado a um dublê que morreu durante a produção

coisas que voce nao sabia sobre o filme top gun 4

Top Gun é dedicado a Art Scholl, um dublê e piloto de acrobacias que morreu aos 54 anos durante as filmagens do filme. Na ocasião, o seu avião, um Pitts S-2, entrou em movimentos descontrolados de rotação e não se recuperou antes de colidir com o Oceano Pacífico.

A trajetória da rotação era intencional e previamente definida, a fim de capturar uma cena para o filme, mas de alguma forma a situação saiu do controle. A causa específica do incidente nunca foi identificada e nem o avião nem o corpo de Scholl foram encontrados.

3. Vários atores vomitaram durante as filmagens nos caças

coisas que voce nao sabia sobre o filme top gun 3

Muitos atores que foram escalados como membros da tripulação do F-14 receberam passeios no banco traseiro de um F-14 de verdade para se acostumarem às condições da aeronave. De fato, algumas das cenas do F-14 que aparecem no filme foram filmadas em um F-14 real em pleno ar, o que foi algo bastante inovador para a indústria cinematográfica da época.

No entanto, toda a diversão veio com um gostinho amargo. Durante os passeios, vários atores tiveram dificuldade em se acostumar a estar a bordo de um F-14. De fato, Anthony Edwards foi o único ator em todo o elenco que não vomitou enquanto estava no caça. Tom Cruise deu três voltas no F-14, chegando a vomitar no primeiro passeio, mas passando pelo segundo e pelo terceiro sem grandes problemas.

2. O Pentágono exigiu fazer uma aprovação prévia do script

coisas que voce nao sabia sobre o filme top gun 2

Quando a história de Top Gun foi escolhida por um grande estúdio de Hollywood para ser transformada em filme, membros do grande escalão do Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos) exigiram o direito de aprovar o roteiro antes que as filmagens ocorressem. Na prática, eles queriam ter certeza de que a Marinha dos EUA estava sendo retratada de maneira positiva, a fim de manter uma boa publicidade da instituição.

De fato, algumas cenas chegaram a ser descartadas porque faziam parecer que a Marinha dos EUA é negligente e geralmente permite que seus pilotos morram, o que era uma imagem que o governo americano compreensivelmente queria evitar a qualquer custo.

1. Tom Hanks, Nicolas Cage e Michael J. Fox recusaram o papel de Maverick

coisas que voce nao sabia sobre o filme top gun 1

Embora o papel de Pete “Maverick” Mitchell agora seja sinônimo de Tom Cruise, a interpretação do personagem foi oferecida a vários outros atores, que por sua vez recusaram. Tom Hanks, Michael J. Fox, Sean Penn, Matthew Broderick, Nicolas Cage, Emilio Estevez, Patrick Swayze, John Cusack e Scott Baio foram alguns dos atores que chegaram a receber convites oficiais para o papel, mas o rejeitaram por vários motivos diferentes.

Matthew Modine também foi um outro ator que recusou o papel, pois não concordava com a política do filme. Charlie Sheen também chegou a ser considerado para o papel, mas acabou sendo considerado jovem demais pelos membros da produção. Curiosamente, Charlie Sheen estrelaria anos mais tarde o filme Top Gang – Ases Muito Loucos, uma paródia de Top Gun.

E você, também é fã de Top Gun? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!