Desde que foi descoberto, o COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, tem causado pânico no mundo inteiro, principalmente por ser uma novidade e ainda não existem vacinas ou medicamentos que possam ajudar a combater o novo vírus.

Ontem (11/03) a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia para o COVID-19. O novo vírus tem se espalhado cada vez mais rápido pelo mundo e causando bastante preocupação. Você sabe o que exatamente é uma pandemia? Bom, caso não saiba, prepare-se, pois iremos te contar agora mesmo.

Entenda o que é uma Pandemia

Como bem sabemos, cada doença se comporta de uma maneira diferente, algumas ficam restritas a algumas populações, enquanto outras conseguem se espalhar por grandes áreas e fica quase impossível de controlar.

O que é Pandemia?

Quando uma doença se espalha se espalha por uma grande área geográfica, diz-se que está ocorrendo uma pandemia. No geral, uma pandemia é uma é uma epidemia de doença infecciosa que pode se espalhar para mais de um continente ou até mesmo para o planeta inteiro.

Entenda o que é uma Pandemia

Fases de uma Pandemia

Todas as doenças são divididas em fases, então quando se trata de uma pandemia, também temos algumas fases, conheça elas agora:

Período de Interpandemia

  • Fase 1: Quando nenhum novo subtipo de vírus de gripe foi descoberto em humanos;
  • Fase 2: Quando nenhum novo subtipo de vírus de gripe foi descoberto em humanos, mas uma doença, variante animal ameaça.

    Entenda o que é uma Pandemia

Períodos de alerta de Pandemia

  • Fase 3: Ocorre uma infecção com um subtipo novo mas nenhuma expansão de humano para humano;
  • Fase 4: Quando acontecem pequenos focos com transmissão de humano para humano com localização limitada;
  • Fase 5: Acontecem maiores focos da expansão de humano para humano ainda localizado.

    Entenda o que é uma Pandemia

Período de Pandemia

  • Fase 6: Quando a transmissão entre a população aumenta extremamente.

Pandemia Coronavírus

No dia 31 de dezembro, a China informou a OMS que um vírus desconhecido estava se espalhando pelo país. Atualmente o novo vírus já chegou a mais de 110 países e ao todo já foram registrados mais de 118 mil casos de pessoas contaminadas pelo COVID-19, dentre elas, cerca de 4 mil chegaram a morrer.

Entenda o que é uma Pandemia

Todos os países do mundo estão em alerta, uma vez que ainda não se conhece bem o novo vírus e ainda não existem vacinas ou medicamentos para combater ele. No fim de janeiro deste ano, a OMS reuniu por duas semanas seguidas seu comitê de emergência para avaliar se havia uma situação de emergência de saúde pública de interesse internacional.

Na primeira reunião, a organização disse que ainda era cedo para declarar situação de emergência, já na segunda reunião, foi reconhecida a disseminação internacional do Sars-Cov-2 (nome de batismo do novo coronavírus) representava um risco global.

Entenda o que é uma Pandemia

Apresar de representar um grande potencial de transmissão, o novo coronavírus parece ser menos letal do que as pandemias que assolaram a sociedade nas últimas duas décadas. Vale lembrar quem sempre é bom ficar em alerta se apresentar os sintomas do coronavírus e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Na sua cidade já foi confirmado algum caso de coronavírus? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!