No dia 19 de maio de 2000, há um pouco mais de 20 anos atrás, chegava às telonas o épico filme Gladiador. A obra dirigida por Ridley Scott levou para casa, na cerimônia de 2001, 5 Oscars. Até hoje aclamado por muitos e com uma possível sequência a caminho, o longa levou o ator Russell Crowe ao estrelato, tendo em vista que, anteriormente, o ator não havia feito nenhuma grande obra. Além de Russell, o elenco conta com o amado ator Joaquin Phoenix como o grande antagonista Cómodo. Mas que tal conhecer alguns fatos que vão além do filme? Confira, então curiosidades sobre esta obra fantástica da sétima arte!

Se ficar com vontade de assistir ao filme, no momento de publicação deste post, ele está disponível na Netflix, basta clicar aqui!

6 Curiosidades Sobre Gladiador

Gladiador

  • O papel do gladiador e general Maximus é muito forte e imponente. Um ator que, na época, era considerado perfeito para o papel seria Mel Gibson. Afinal de contas, estava em seu auge e havia protagonizado o longa Coração Valente. Gibson foi a primeira opção para o papel, sendo até mesmo contactado pelo diretor Ridley Scott. Porém, ele recusou pois não queria fazer um papel semelhante a William Wallace.
  • Uma das coisas mais impressionantes de Gladiador é a forma como o longa conseguiu recriar de forma praticamente perfeita a antiga Roma. E um dos elementos mais fortes disto é o famoso Coliseu. Para representá-lo, Ridley Scott pediu que fosse construída uma réplica de tamanho real em Marrocos, onde a maior parte do filme foi rodada.
  • O ator Oliver Reed, que vive o personagem Proximus, acabou falecendo durante as filmagens de Gladiador. O ator sofreu um ataque cardíaco. Ele já havia gravado quase todas as suas cenas. Porém, devido a esta tragédia, a produção teve que pedir autorização à família para utilizar de sua imagem e o destino do personagem teve de ser alterado.

Gladiador

  • O filme levou cinco Oscars para casa na cerimônia de 2001. Os prêmios foram: Melhor Filme, Melhor Ator – Russell Crowe, Melhor Figurino, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.
  • Apesar do filme ter muito da história real do Império Romano, o personagem Maximus, porém, nunca existiu. Na verdade, ele surgiu da mistura de algumas figuras históricas da época. Marco Aurélio e seus filhos Cómodo e Lucila, porém, existiram mesmo.
  • Por fim, como dito anteriormente, Gladiador foi o filme que trouxe Russell Crowe ao seu auge como ator. Então, ele e Ridley Scott fizeram mais 4 parcerias: Um Bom Ano (2006), O Gângster (2007), Rede de Mentiras (2008) e Robin Hood (2010).

Confira também: Curiosidades sobre os Gladiadores Romanos!

Mas e você? O que achou destas curiosidades sobre Gladiador? Conhece mais alguma? Então comente! 😀