Você já deve saber que os charutos cubanos são mundialmente famosos. Geralmente, eles são conhecidos por serem os melhores charutos do mercado. De fato, o tabaco é cultivado em Cuba há centenas de anos e os habitantes locais já produziam charutos nesse país desde a época do domínio espanhol na ilha. Mas, afinal de contas, o que torna os charutos cubanos tão especiais? Por que eles são tão apreciados?

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar os principais fatores que ajudam a explicar toda essa admiração por trás dos charutos cubanos.

Por que os charutos cubanos são tão apreciados?

Fabricação de charutos cubanos

Em geral, os charutos cubanos se destacam entre todos os outros porque são fabricados com materiais de alta qualidade. De fato, é necessário muito cuidado e atenção na fabricação de cada charuto desse tipo. Para se ter uma ideia, estima-se que são necessárias mais de cem etapas para produzir adequadamente um único charuto cubano.

A indústria cubana do tabaco segue um ritual detalhado de criação de charutos que não mudou muito nos últimos cem anos. Esses cuidados e atenção compõem uma outra característica que diferencia os charutos cubanos dos fabricados em outros países. Além disso, de certo modo, o tabaco é, de certo modo, semelhante às uvas, pois adquire sabores do solo em que é cultivado. Portanto, apenas o tabaco cubano terá o gosto das terras de Cuba. Assim, os fabricantes de charutos da ilha têm um produto exclusivo que ninguém mais pode replicar.

O tabaco cultivado no oeste do país é geralmente o mais apreciado. Basta visitar a área em torno da cidade turística de Viñales para encontrar inúmeras fazendas de tabaco, graças ao excelente sabor que o solo local dá ao produto agrícola. Em muitos desses locais, a produção do tabaco é totalmente artesanal, como você pode ver no vídeo abaixo:

Vale destacar que os fumantes mais experientes costumam perceber que a fumaça mais forte e autêntica sempre vem de um charuto cubano. Note-se que fumar um desses charutos não deve ser feito com leveza. Na prática, estes charutos geralmente apresentam um forte aroma e sabor. De fato, muitos fumantes inexperientes não gostam muito dos charutos cubanos por esse motivo.

Como os charutos cubanos se tornaram mercadorias altamente desejáveis?

Charutos cubanos

Embora as matérias-primas dos charutos cubanos sejam de alta qualidade, graças às propriedades naturais e ao conhecimento humano envolvidos, também há um elemento de marketing em jogo. Isso porque, na primeira metade do século XX, Cuba se tornou uma espécie de “playground” para americanos ricos e fãs de charutos.

Porém, após a revolução cubana e a imposição do embargo comercial dos EUA, os americanos não conseguiam mais visitar Cuba com facilidade e era impossível importar charutos. Consequentemente, isso ajudou a criar toda uma mística em torno desses produtos.

Além disso, o governo de Cuba exerce um firme controle sobre a indústria de charutos. Embora isso signifique que haja rigorosos controles de qualidade, essa intervenção também permite que as autoridades de Havana controlem a oferta e mantenham os preços altos. Isso, por sua vez, torna os charutos ainda mais desejáveis.

É interessante mencionar que Cuba até pode ser sinônimo de charutos, mas existem vários produtores rivais por aí. De fato, alguns aficionados afirmam que certos charutos nicaraguenses são de qualidade superior a dos rivais cubanos. Para fumantes casuais, no entanto, nada supera o fascínio do bom e velho charuto cubano.

Como saber se um charuto é realmente cubano?

Pessoa fumando charuto

Os charutos cubanos não precisam necessariamente ser comprados em Cuba, pois também é possível comprá-los em lojas online e em tabacarias mundo afora. No entanto, é importante estar atento a possíveis falsificações. Infelizmente, existem muitas pessoas e até empresas inteiras que se dedicam a fabricar charutos falsamente intitulados como cubanos.

Na prática, para os iniciantes, é um tanto difícil dizer se esses charutos são ou não falsos apenas olhando para eles. Porém, depois que um fumante experiente degusta o charuto, fica claro se é ou não um charuto cubano genuíno. Na prática, os charutos cubanos genuínos têm um aroma inconfundível que só pode vir do tabaco de alta qualidade que foi adequadamente colhido, seco, cortado e enrolado em terras cubanas.

Desse modo, para evitar falsificações, em vez de comprar uma caixa de charutos cubanos no mercado negro, é melhor comprar de revendedores respeitáveis. Reserve um tempo para garantir que o revendedor seja honesto e examine a caixa de charutos com cuidado antes de comprá-la. Se houver alguma imperfeição, provavelmente a caixa de cigarros não é genuína.

Uma palavra final

Charutos artesanais

Como você pode ver, existem várias razões pelas quais os charutos cubanos são amplamente considerados os melhores charutos do mercado. Por um lado, eles são feitos exatamente da mesma maneira nos últimos cem anos. Além disso, o governo controla o setor e está muito interessado em manter sua alta reputação. Por esse motivo, todos os charutos cubanos que saem da ilha foram produzidos com qualidade em todos os aspectos e raramente apresentam alguma falha.

Também vale mencionar que o fato de cada charuto desse tipo conter apenas tabaco cubano de alta qualidade garante que o fumante consiga uma excelente fumaça e sabores específicos. Por último, também não podemos esquecer que o fato de esses charutos não serem fáceis de comprar contribuiu para torná-los ainda mais desejáveis.

Leia também: Por que os cigarros queimam mais rapidamente que os charutos?
Leia também: Por que Cuba tem tantos carros antigos?

Os charutos cubanos são altamente cobiçados pelos fumantes mais exigentes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!