Se você é um fumante, já deve saber muito bem como é a sensação de terminar os últimos tragos do último cigarro disponível na sua carteira. Obviamente, não há nenhuma dúvida de que os cigarros apresentam uma lista de riscos potenciais à saúde e este artigo não está sendo um defensor do tabagismo de forma alguma, mas o fato é que os fumantes de longa data costumam lamentar sobre a rapidez com a qual seus cigarros queimam após apenas alguns minutos e poucas tragadas.

Por outro lado, se você já fumou charutos, já deve ter percebido que eles costumam queimar muito mais lentamente. De fato, alguns charutos podem ser fumados por duas horas ou mais! Consequentemente, isso levanta uma questão interessante: afinal de contas, se esses dois itens para fumar são feitos principalmente de tabaco, por que há tanta diferença na rapidez com que eles queimam?

O segredo do sucesso do charuto

por que os cigarros queimam mais rapido que os charutos 1

Se você conhece alguma coisa sobre charutos, ou costuma se considerar um conhecedor do assunto, já deve estar ciente de que são necessários certos cuidados, habilidades e produtos na produção um bom charuto. Os charutos são feitos inteiramente de folhas de tabaco, geralmente com misturas selvagens e exóticas, cada uma contendo um aroma distinto. Essas folhas frescas de tabaco são enroladas com um nível de umidade específico (entre 12 e 15%), que por sua vez protege e mantém os óleos essenciais que dão ao charuto um sabor notável.

Os charutos são fabricados em todo o mundo, mas os principais produtores são sediados em países como Cuba, Honduras, México, Equador, Nicarágua e República Dominicana. A produção de charutos floresce nesses locais por vários motivos, incluindo longas tradições de laminação de charutos, um clima perfeito ou até mesmo uma combinação dos dois! De fato, alguns desses locais são largamente conhecidos pela qualidade de seus charutos (e seu preço), muito por conta da quantidade de tempo e esforço investidos na produção.

Muitos charutos de nível superior são enrolados à mão, usando apenas as folhas mais finas e frescas. Além disso, o tabaco costuma ser embalado de uma maneira muito uniforme e densa, garantindo uma queima lenta devido ao baixo fluxo de oxigênio através do corpo do charuto. Como os charutos são sensíveis às mudanças de umidade e temperatura, eles podem secar em questão de horas. Por esse motivo, muitos fumantes armazenam seus estoques em umidificadores, garantindo um frescor contínuo e o melhor sabor possível para seus charutos.

Ou seja, um bom charuto deve ser levemente úmido e apresentar o máximo de frescura e sabor, além de queimar lentamente. De fato, é a sua umidade interna que garante que o tabaco queime a uma taxa controlada. Como mencionado acima, a depender do tamanho do charuto, da densidade do tabaco e da força dos pulmões do fumante, o processo de queima total de um bom charuto pode chegar a durar entre 30 minutos a 2 horas!

A indústria do cigarro

por que os cigarros queimam mais rapido que os charutos 2

Embora os cigarros também sejam feitos de tabaco, a sua produção está longe de ser considerada uma verdadeira arte, como no caso dos charutos. Embora a história do fumo possa ser rastreada há 5.000 anos, o consumo de cigarros entrou no auge no século 20, quando a agricultura industrializada permitiu a produção em massa do tabaco. Nesse ponto, a indústria de cigarros decolou, atingindo o seu pico de popularidade em meados da década de 1960, quando aproximadamente 40% dos adultos fumavam cigarros nos Estados Unidos.

Ao contrário do charuto, a indústria dos cigarros sempre envolveu produção barata, publicidade manipulativa, aditivos perigosos e altas margens de lucro. Ou seja, a própria natureza dos fabricantes de cigarros (que chegam a produzir bilhões de cigarros todos os anos) já indica uma clara diferença na atenção aos detalhes e na qualidade final entre cigarros e charutos. O tabaco usado nos cigarros também é de qualidade muito mais baixa e geralmente não é fresco, principalmente quando chega ao consumidor.

Os cigarros também são enrolados de uma forma mais “frouxa” em comparação com os charutos. Quanto melhor “empacotado” for o cigarro, maior a densidade do tabaco no invólucro, o que permite a entrada de menos ar entre os pedaços individuais de tabaco. Desse modo, se você tem um entendimento básico de como as coisas queimam, já deve saber que reduzir a área da superfície onde o oxigênio pode acessar a fonte de combustível tende a desacelerar o fogo, resultando em um cigarro de queima mais lenta.

No entanto, o grande problema é que até mesmo os cigarros mais bem enrolados não costumam durar mais que trinta minutos, pois a secura do tabaco, assim como o baixo volume de um cigarro em comparação com um charuto, tendem a acelerar o processo de queima. Além disso, é importante notar que a parte externa do cigarro é embrulhada em papel seco, que por sua vez queima muito rapidamente.

Ou seja…

por que os cigarros queimam mais rapido que os charutos 3

Com tudo o que foi analisado até aqui, podemos concluir que os cigarros são projetados para queimar rapidamente devido à baixa qualidade e densidade do tabaco usado em sua produção. Por outro lado, os charutos são intencionalmente produzidos para apresentar uma melhor experiência ao fumante, promovendo uma queima muito mais lenta e agradável.

Como essa comparação deve mostrar claramente, os charutos são produzidos com a intenção de promover relaxamento e representar luxo, sendo enrolados à mão com ingredientes úmidos e de alta qualidade que retardam o processo de queima e que permitem o desfrute dos melhores sabores e aromas. Os cigarros, por outro lado, representam o fumo de baixa qualidade, graças ao tipo de tabaco, ao material de embalagem e aos inúmeros aditivos tóxicos encontrados em sua composição.

Ou seja, no fim das contas, a razão por trás de toda a diferença drástica no tempo de queima de cada um tem a ver com o fato de que seus fabricantes projetaram cada um desses produtos para consumidores com gostos muito distintos.

E você, já conhecia as principais diferenças entre cigarros e charutos? Compartilhe o post e deixe o seu comentário logo abaixo!