Escolher um bom domínio é a primeira coisa que você precisa fazer quando pretende criar uma página online. Ele precisa ter uma série de atributos específicos para conseguir ficar marcado na memória do público e ser acessado com facilidade. Em alguns casos, o domínio é responsável quase individualmente pelo sucesso de uma empresa. Por isso nós preparamos este artigo. Para te ajudar a criar um endereço para o site da sua empresa que seja capaz de transmitir parte da sua mensagem, ser acessado com facilidade e convencer os seus clientes ou clientes em potencial da sua página. Então, continue a leitura e acerte na escolha do domínio!

bench accounting C3V88BOoRoM unsplashUnsplash

O que é um domínio

O domínio é o nome do seu negócio na internet. Ele é o que fica antes do sufixo, que pode ser “.com”, “.org”, entre muitos outros. Ele tem uma importância fundamental! Na internet, as pessoas estão acostumadas a se moverem muito rapidamente. Não há tempo a perder e qualquer atraso na comunicação pode se tornar uma falha imperdoável. Para ter a certeza de que você conseguirá manter a propriedade sobre o seu domínio, é de suma importância que você consulte a disponibilidade dele e registro de domínio. Somente após registrado o seu domínio será realmente usável. Desconsiderar isso pode levar a prejuízos enormes para o seu negócio. Então, fique atento!

Atributos que ele precisa ter

Entre os diversos atributos importantes de um domínio, alguns se destacam por serem indispensáveis. A seguir nós listamos alguns deles e damos uma breve explicação sobre como você deve considerá-los:

  1. Ser curto e direto – Um domínio muito longo impede a fixação da informação. Além disso, ele complica demais a criação de campanhas, peças publicitárias e anúncios. É indicado que você jamais ultrapasse o limite de 3 palavras, e só chegue nele se for extremamente importante.
  2. Ser fácil de entender e digitar – Parece óbvio, mas é comum encontrar domínios que são difíceis de se entender. O que acontece é que as pessoas tomam a sua impressão pessoal como senso comum, sem considerar que existem pessoas com vivências e experiências diferentes. Procure se manter no campo do que é simples.
  3. Ter a sua marca – É muito importante que você inclua a sua marca entre as palavras que comporão o seu domínio. E isso quer dizer colocar literalmente o nome da sua marca escrito nele, e não dar o seu toque pessoal. Existem muitas empresas na internet e você tem que garantir que as pessoas não tenham dúvida de com quem estão lidando.
  4. Estar disponível nas redes sociais – As redes sociais são uma ferramenta de marketing incontestável. Por isso, você não deve escolher um domínio até ter a certeza de que ele poderá ser reproduzido nas redes sociais do seu negócio. Verifique a disponibilidade dele em todas elas!
  5. Não use caracteres especiais – Os caracteres especiais são aqueles que não são letras do alfabeto nem números, como os símbolos. É possível que, em casos muito específicos, eles sejam usados de uma forma produtiva. Mas isso é bem raro.
  6. Considerar o seu branding – Quando você for escolher o domínio da sua empresa, procure acrescentar elementos que destaquem as características da personalidade da sua empresa. Realçar a identidade dela é muito importante, e o momento da escolha do domínio é uma excelente oportunidade para isso.

Escolha um bom sufixo

Você também deve considerar, quando estiver escolhendo o seu domínio, qual será o sufixo que será utilizado. É importante que ele seja adequado e também que valorize o seu domínio. Além dos convencionais, existem muitas outras opções, que podem ser um diferencial muito interessante para o site da sua empresa.

Se você tem uma empresa que faz transmissões de vídeo pela internet, por exemplo, pode utilizar o sufixo “.tv” para realçar a identidade do seu negócio. Esse recurso é muito interessante e pouquíssimo utilizado. Então, não deixe de consultar todas as opções antes de chegar a uma decisão.

dominio tricuriosoUnsplash

Considere os outros elementos de marketing

Em cada negócio existem necessidades específicas. Você precisa considerar as ações de marketing e publicidade que pretende fazer quando escolher o seu domínio. Você deve pensar no espaço que terá, por exemplo, para instalar um letreiro ou para escrever o seu domínio em algum lugar específico.

A chave para escolher um bom domínio é considerar os atributos fundamentais, o contexto específico da sua empresa e, o mais importante de tudo, planejar! O planejamento é o elemento mais importante quando você está criando uma nova empresa ou um novo site. Então, não corra. Mudar o seu domínio pode ser caro e trabalhoso!

Este foi o nosso artigo sobre como escolher um bom domínio para a sua empresa. Se você seguir as nossas dicas, já começará bem na sua nova empreitada digital. Esperamos que você tenha gostado da leitura e que ela tenha te ajudado a compreender a importância do domínio e como escolher o melhor!