Ao longo da história surgiram inúmeros jogos que se tornaram populares até que foram eventualmente esquecidos. Entretanto, alguns deles perduraram por séculos e até mesmo milênios e aqui será possível conhecer os títulos mais antigos do mundo que ainda fazem sucesso.

Damas conta com uma história milenar

Um dos favoritos das tardes de domingo, o jogo de damas é um dos mais antigos de todos os tempos e é surpreendente que ele tenha conseguido manter sua popularidade através das eras.

Com origem há mais de 5 mil anos na região em que atualmente se encontra o Iraque, o tabuleiro mais antigo foi descoberto na cidade de Ur e passou por processos de datação de carbono, que recentemente foram recalibrados, para ter sua antiguidade comprovada.

Além disso, o que mais chama atenção em relação à modalidade é que ocorreram pouquíssimas alterações entre a versão que era jogada há milênios e a atual, o que faz com que esse título seja uma ótima forma de entrar em contato indireto com a história.

Mahjong ganhou destaque ainda maior nos últimos anos

Jogado pela primeira vez durante a dinastia chinesa Qing no século 17, o mahjong é um jogo de estratégia com peças que são decoradas com diversos elementos tradicionais da cultura chinesa.

Ele costuma ser disputado entre quatro jogadores e o objetivo é reunir todas as 14 peças, que são descartadas e movimentadas durante o decorrer da partida, em quatro conjuntos e um par.

O mahjong é famoso em países asiáticos há milênios, mas chegou ao Ocidente no século 19 e tem crescido em popularidade internacional desde então.

Inclusive, essa modalidade ganhou muita proeminência nos últimos anos ao redor do globo quando apareceu em uma das principais cenas do longa “Podres de Ricos”, uma comédia romântica de grande sucesso.

Blackjack é um dos jogos favoritos de quem procura altos desafios

Outro jogo antigo que ainda é muito popular é o vinte e um. Sua versão atual foi criada na França e na Espanha durante o século 18 e até hoje a modalidade conta com muitos fãs por meio do blackjack online.

O objetivo principal envolve aceitar ou recusar cartas de baralho, que possuem valores diferentes, para chegar a vinte e um pontos. Os jogadores enfrentam o dealer e ganham se ficarem mais próximos que ele do 21 ou se ele “estourar”, que ocorre quando ele ultrapassa 21 pontos.

O blackjack conquistou o mundo desde a sua invenção há mais de três séculos e atualmente é uma das modalidades favoritas de entusiastas com inclinações matemáticas, já que é necessário ter um bom conhecimento dessa disciplina para utilizar as principais estratégias disponíveis para aumentar as chances de vencer.

Além disso a modalidade também conta com uma forte presença na cultura popular por meio de filmes como “21” e personagens como James Bond, que poucos sabem que foi inspirado em uma pessoa real.

jogos pelo mundo tricurioso 1

Xadrez é outro grande exemplo de jogo antigo e famoso

É impossível falar sobre os jogos mais antigos da humanidade sem mencionar o estratégico xadrez. A versão mais antiga dessa modalidade apareceu pela primeira vez na Índia há mais de dois mil anos e era conhecida como chaturanga.

No lugar das peças tradicionais que conhecemos atualmente eram utilizados objetos que representavam as unidades do exército do império indiano da época, com direito a infantaria, cavalaria, carruagens e elefantes de guerra.

Outro ponto que chama atenção é que no lugar do embate entre duas mentes, o chaturanga envolvia quatro jogadores se enfrentando, cada um utilizando uma das quatro unidades disponíveis.

Entretanto, as peças já se moviam em padrões semelhantes aos vistos no xadrez moderno. Por exemplo, a cavalaria se movimentava em forma de L como os cavalos, enquanto a infantaria se movia para frente e capturava diagonalmente como os peões.

Essa versão conquistou a Europa a partir do século 12 e o resto do mundo nos séculos 15 e 16, eventualmente se tornando um dos jogos mais antigos e populares de todos os tempos.