A assinatura eletrônica é um jeito rápido, prático e seguro de assinar contratos. Para utilizar esse modelo de assinatura basta ter um celular ou computador com acesso à internet. Confira mais sobre elas e as suas vantagens!

A assinatura eletrônica é um procedimento que permite a rubrica de forma totalmente digital, não sendo mais necessário comparecer presencialmente para assinar documentos e contratos, já que esse tipo de assinatura utiliza tecnologia que captura o movimento da mão, como mouses ou canetas touch.

O processo de assinatura eletrônica depende do uso de um celular ou computador conectado à internet. Então você recebe um link com o documento que precisa assinar e rubrica-o de forma online.

A assinatura eletrônica pode ser usada para vários tipos de contratos e documentos, como: emissão de notas fiscais, assinatura de contratos de trabalho (como demissões ou contratações), contratos com fornecedores e/ou clientes, prontuários/atestados médicos, declarações, entre outros.

assinaturas digitais tricurioso

Confira abaixo seis razões para começar a utilizar a assinatura eletrônica e adote esse procedimento na sua empresa!

Benefícios da assinatura online

A assinatura eletrônica traz diversas vantagens para quem a usa. Segundo especialistas, um diferencial da assinatura eletrônica em comparação com a assinatura tradicional com papel e caneta é a praticidade.

Com a assinatura eletrônica basta ter acesso à internet para conseguir rubricar os documentos e contratos necessários, não precisando mais imprimir diversas vias e se deslocar até o local da assinatura.

Mas além dessa vantagem há muitas outras, como você pode conferir abaixo:

1.    Reduz a demora na captação de assinaturas

Antigamente, na hora de fechar um negócio com a assinatura física, era necessário imprimir uma grande quantidade de folhas e endereçá-las para cada parte que iria assinar o acordo.

Além da demora na captação da assinatura de todo mundo, um processo que pode durar meses, também era preciso encontrar um lugar para guardar a enorme quantidade de folhas, gerando assim uma preocupação a mais para esse acordo.

2.    É um processo seguro

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à segurança de assinar um documento digitalmente. Segundo especialistas, a assinatura eletrônica é mais segura do que assinaturas com papel e caneta. Isso ocorre por dois motivos:

  • Quando há contratos físicos, diversas pessoas podem ter contato com ele e as informações nele contidas. Caso o documento fosse sigiloso, era necessário redobrar os cuidados de segurança. Mas no caso de contratos virtuais e com assinatura eletrônica, somente os envolvidos na negociação têm acesso ao link.
  • O segundo motivo dos contratos digitais e com assinatura eletrônica serem mais seguros do que o contrato físico é a autenticação da assinatura, evitando assim fraudes. Quando ocorre a assinatura digital é criado junto um certificado digital válido, e nele há os dados de quem assinou. Além disso, a assinatura eletrônica passa por um processo de validação na plataforma em que o documento foi assinado.

assinaturas digitais tricurioso 1

3.    Redução de custos

Como dito antes, para fazer a assinatura tradicional com papel e caneta era necessário imprimir diversas cópias do contrato, enviar o documento para todas as partes assinantes, validar no cartório as assinaturas e arquivar o arquivo, todos esses processos gerando diversas taxas e custos.

Hoje, para fazer a assinatura eletrônica os custos quase são nulos, pois há diversas plataformas onde pode se fazer o upload do contrato e enviar aos assinantes.

4.    Maior agilidade

Com a assinatura eletrônica o processo de assinar contratos e outros documentos ficou bem mais rápido, isso porque não há mais a necessidade de enviar os arquivos físicos para os assinantes, e também não tem mais o tempo gasto em cartórios validando as assinaturas.

5.    Ajuda na sustentabilidade

Outro ponto positivo da assinatura eletrônica é a eliminação do uso de papéis durante o processo.

Como dito anteriormente, a assinatura tradicional exigia que se imprimissem diversas cópias dos contratos, e agora basta mandar um link para todos os assinantes.

A assinatura eletrônica é uma versão digital da assinatura tradicional feita com papel e caneta. Para realizá-la é necessário usar um celular ou computador com acesso à internet e ter um gadget que captura o movimento da mão, como mouses ou canetas touch.

Como você percebeu, existem diversos benefícios em usar a assinatura eletrônica, como agilidade, praticidade e segurança. Caso tenha alguma dúvida sobre esse procedimento, deixe o seu comentário!