Já falamos diversas vezes por aqui sobre o corpo humano e o quanto ele é fantástico, afinal de contas, se trata de uma verdadeira maquina onde tudo precisa estar em bom funcionamento para que possamos nos manter saudáveis e vivos.

Ao todo um ser humano adulto possui 32 dentes, porém como bem sabemos, quando somos crianças, eles vão nascendo aos poucos e depois caem para que outros possam nascer, mas por que exatamente nós trocamos de dente Bom, se você já teve essa dúvida, responderemos agora mesmo.

Por que trocamos de dentes?

O que são os dentes?

Os dente são órgãos do corpo, como bem sabemos eles ficam localizados na boca e fixado no maxilar e na mandíbula. No geral a consistência de um dente é dura, ele possui uma natureza calcária e cor branca. Muitos animais utilizam os dentes como instrumentos de autodefesa ou até mesmo de ataque.

Os mamíferos possuem uma dentição diferenciada que é adaptada para ajudar no consumo de diferentes tipos de alimentos. Os dentes são formados por polpa, dentina e esmalte e cada uma dessas camadas são fundamentais, por isso uma boa escovação é sempre indispensável.

Por que trocamos de dentes?

Função dos Dentes

Como já falamos, um adulto possui um total de 32 dentes que são divididos em 4 categorias e cada uma delas possui funções, sendo elas:

  1. Incisivos – São oito dentes localizados na parte da frente, sendo dois do lado direito, dois do lado esquerdo inferior e dois do lado direito, dois do lado esquerdo superior, eles possuem a função de cortar os alimentos;
  2. Caninos – Esses dentes servem para perfurar os alimentos e nós temos quatro deles, dois superiores e dois inferiores;Por que trocamos de dentes?
  3. Pré-Molares – Temos oito dentes pré-molares, dois de cada lado superior e dois de cada lado inferior, a função deles é triturar os alimentos;
  4. Molares – Para finalizar temos doze dentes molares, sendo três de cada lado superior e três de cada lado inferior, eles possuem a função também de triturar os alimentos. O último dente molar que é chamado de siso pode nunca nascer dependendo da pessoa.

Por que trocamos de dente?

Bom, todos nós sabemos que nascemos sem nenhum dente, além disso, também sabemos que os que nascem são chamados de dentes de leite, eles começam a cair por volta dos 6 anos de idade para assim dar lugar aos dentes permanentes.

Nossos dentes de leite caem simplesmente porque crescemos. Quando somos pequenos nossa boca é minúscula e esse fato faz com que os nossos dentes também sejam pequenos. À medida em que vamos crescendo, é necessário que a dentição acompanhe o crescimento, para assim conseguirmos nos alimentar.

dentes tricurioso 6

Leia Também: Dentista brasileiro viaja para tratar dente de pessoas de graça

Algumas vezes pode ocorrer que o dente de leite não caia na hora certa ou acabam nem caindo, assim sendo necessário que um ortodontista faça a extração do mesmo para que o dente permanente possa nascer corretamente. Vale lembrar que devemos sempre ir ao dentista e cuidarmos bem da nossa saúde bucal, afinal de contas, o sorriso é o cartão postal de qualquer pessoa.

Gostou da matéria? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!