Quando você começa uma empresa de convites para eventos, terá de passar por muitos problemas, tentativas e erros, como encontrar a melhor impressora, aprender sobre os tipos de papel, aprender lições sobre os designs de convites e muitos mais.

Primeiramente, deve-se escolher se você vai atuar como impressor de convites, o que requer um investimento maior, tanto em material quanto treino e equipamentos, porém oferecendo a opção de rever e completar todo o processo.

Por outro lado, também pode atuar como um vendedor, possibilitando que você passe mais tempo vendendo, e exigindo menos da parte financeira e de treinamento para uma maior gama de materiais.

De qualquer maneira, este serviço pode ser lucrativo ao mesmo tempo que irá precisar de planejamento, investimento monetário e tempo.

Neste artigo, iremos rever tudo sobre o assunto, desde vantagens e desvantagens, porque começar trabalhar com personalização, o que você precisa para começar, aprender a crescer, como divulgar e por fim, dar precificação justa ao seu produto.

Vantagens e desvantagens de trabalhar com produtos personalizados

O principal benefício é a capacidade de agradar cada cliente de maneira exclusiva.

Pelo lado negativo, temos todos os gastos com materiais e outros recursos, para atender toda a gama de pedidos personalizados.

Uma solução viável é utilizar um portfólio para demonstrar modelos pré-definidos, dando foco para produtos que possam utilizar de uma mesma matéria-prima. Assim, podemos sugerir aos clientes modelos com um investimento mais em conta para nós, os fabricantes.

Por que começar um negócio de convites?

  • Trabalhe para você mesmo: Tenha um calendário flexível e autoridade sobre seu próprio sucesso.
  • Crie incríveis convites: Com certeza a melhor parte do trabalho é criar algo lindo e diverso e se orgulhar de sua criação!

O que você precisa para começar?

Há algumas pequenas coisas que você precisa possuir para começar, além de equipamentos e estudos! Você irá aprender com o tempo as coisas pois é um emprego de auto aprendizado, porém há maneiras de facilitar:

Você pode utilizar de artefatos na web, começando pela parte de criar convites online grátis, sendo um ótimo início para quem não possui nenhuma experiência na área.

Trabalhe em casa

Obtenha uma permissão de trabalho e um registro de imposto. Não são necessárias permissões especiais para trabalhar, mas para abrir uma loja você precisa de um zoneamento adequado, assim como equipamentos de segurança e outros requisitos exigidos.

Além disso, é essencial que seu lugar de trabalho seja calmo e tranquilo, para que se obtenha a maior produtividade extraída. Organize-se e estabeleça horários de trabalho realizando atividades prioritárias, mantenha a disciplina e cumpra metas. Anote pagamentos, prazos, recebimentos e encomendas.

Equipamentos

Além de um computador potente que possui memória suficiente para rodar diversos programas pesados, você também deve contar com impressoras eficazes, capazes de gerar impressões e cores de alta qualidade.

A qualidade da impressora está inteiramente conectada à quantidade de recursos que você irá investir, não esquecendo de que há muitos materiais com suas diferenças, pontos fortes e fracos.

Por outro lado, se não quiser investir em impressoras, você pode sempre contratar uma gráfica para realizar as impressões para você.

Crie planilhas e agendas em seu computador – ele será utilizado como estação de trabalho! Elas vão servir para anotar contatos telefônicos de clientes e estoques de materiais, além de datas e outras informações que serão utilizadas no dia-dia.

Agora que você já aprendeu como começar, vamos aos próximos passos, onde você irá deixar de ser um amador ou iniciante e irá dar o passo seguinte em rumo ao crescimento de seu negócio de convites!

Capacitação

Para que você consiga atingir mais pessoas clientes, deve-se cada vez mais apresentar trabalhos de maior qualidade. Faça cursos da área de design gráfico, onde as ferramentas que você utiliza durante seu dia de trabalho são exploradas mais a fundo.

A maioria dos profissionais desta área enfrenta grande concorrência e deve estar sempre se atualizando por meio de palestras, cursos e estudos para conquistar cada vez mais o catálogo de clientes.

Segundo as gráficas, a maior dificuldade é encontrar mão de obra qualificada e competente para realizar esse trabalho.

Imagem1

Foto de: Design Culture

Divulgação

Para divulgar seu trabalho, existem muitas formas: utilize e-mails, cartões de visitas, posters, anúncios… mas não se esqueça do marketing boca a boca, mantendo sempre a conversa com clientes e possíveis futuros clientes.

Lembre-se sempre de possuir um portfólio online e físico atualizado para demonstrar melhor seu trabalho. Use e abuse do marketing digital, afinal a internet é sem limites quanto a conexão com pessoas.

Precificação

Parte mais importante, pois sem ela não há como continuar.

Para precificar de maneira justa seu conteúdo, é necessário levar em consideração o custo dos papéis, mão de obra, além da criação gráfica, que também deve ter um valor!

Como seu personalizado será vendido por grandes quantidades, é ideal que haja uma tabela com faixas de preços, adicionando um montante mínimo para que valha a pena a produção dos mesmos.

Imagem2

Foto de: Governo de São Paulo