Sabemos que o corpo humano é uma verdadeira máquina e tudo nele deve estar funcionando perfeitamente para que possamos viver tranquilamente. Sabemos que uma pessoa pode sofrer um acidente ou ter uma doença que seja necessário remover parte ou completamente um membro.

Bom, é comum vermos alguém que perdeu um membro do corpo, mas raramente vemos alguém que perdeu algum órgão. Aliás, será que dá para viver sem um órgão específico? Fui atrás da resposta e descobri que existem alguns órgãos que conseguimos viver sem eles e conheceremos 5 deles agora mesmo.

Conheça 5 órgão que conseguimos viver sem

Estômago

Você deve estar pensando que eu estou ficando louco, certo? Afinal de contas, o estômago é um dos principais órgãos do corpo humano. Ele se contrai para triturar a comida e é responsável pela digestão química, mediante a liberação de ácidos que ajudam a decompor quimicamente os alimentos.

Bom, eu não estou ficando louco, é possível sim viver sem o estômago, em 2012 uma britânica teve de se submeter à uma cirurgia de remoção do estômago após ter ingerido um coquetel que continha nitrogênio líquido (falaremos sobre ela na próxima semana). Após a remoção,  os cirurgiões costuram diretamente o esôfago no intestino delgado, a paciente teve uma boa recuperação e conseguiu seguir a vida normalmente.

conheca 5 orgaos que conseguimos viver sem tricurioso 3

Vesícula Biliar

A vesícula biliar se encontra debaixo do fígado e armazena uma substância chamada de bile, essa substância é produzida constantemente pelo fígado para ajudar a decompor as gorduras, mas, quando não é necessária na digestão, é armazenada na vesícula.

Um paciente que remove a vesícula biliar consegue viver normalmente, porém é obrigada a seguir uma dieta livre de gorduras, já que o organismo perde a capacidade de quebrar muitas gorduras, apesar do fígado continuar produzindo a bile, o organismo não tem mais onde armazená-la.

Conheça 5 órgão que conseguimos viver sem

Apêndice

A cirurgia de retirada do apêndice é mais comum do que você pode imaginar, muitas pessoas já passaram por ela (inclusive eu). O apêndice é sem dúvida alguma o órgão mais “removível” mais famoso do corpo humano.

O apêndice é uma pequena estrutura fechada localizada na junção dos intestinos grosso e delgado e especialistas afirmam que ele serve como uma espécie de cofre para as boas bactérias do intestino. Ele é quem permite que essas bactérias se multipliquem quando necessário. Quem remove o apêndice consegue seguir a vida normal e não sente nenhuma diferença, além de que a cicatriz da cirurgia fica imperceptível.

conheca 5 orgaos que conseguimos viver sem tricurioso 5

Rins

Como bem sabemos, os rins possuem a função de filtrar o sangue para manter a água e o equilíbrio dos eletrólitos, bem como o equilíbrio ácido-base do corpo. Os órgãos são uma espécie de peneira que usam uma variedade de processos para manter as coisas úteis, como proteínas, células e nutrientes que o corpo precisa.

Existem algumas pessoas que possuem apenas um rim, mas também existem algumas que não possuem nenhum e isso pode acontecer por diversos motivos (também falaremos sobre isso na próxima semana). Bom, uma pessoa consegue sim viver com um ou nenhum rim, porém ela precisa fazer hemodiálise que é um tratamento que utiliza uma máquina que faz o papel dos rins e geralmente é feito 3 vezes por semana em sessões que podem durar de 2 a 4 horas. Sendo assim, os rins são mais alguns dos órgãos que conseguimos viver sem.

Conheça 5 órgão que conseguimos viver sem

Baço

O baço pode ser um dos órgãos mais esquecidos na maioria das vezes, porém ele possui uma função importante no nosso corpo, já que ele produz anticorpos e destrói células velhas. O baço é muito frágil e por isso pode ser removido facilmente.

É possível viver sem o baço, isso porque o fígado também desempenha um papel na reciclagem de glóbulos vermelhos e seus componentes. Além disso, outros tecidos linfoides no corpo ajudam com a função imune do baço.

conheca 5 orgaos que conseguimos viver sem tricurioso 7

Leia Também: Por Que Alguns Órgãos Ficam Localizados Em Um Lado Específico Do Corpo?
Leia Também: O Que Acontece Com Nosso Corpo Quando Inalamos Poeira?

Bom, esses foram alguns dos órgãos que conseguimos viver sem, porém existem ainda outros e voltaremos a falar sobre eles muito em breve, então continue de olho aqui no TriCurioso para não perder nenhum de nossos posts.

Você sabia que é possível viver sem esses órgãos? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!