Sem dúvida alguma, Curitiba, a capital do estado do Paraná, tem encantos incomparáveis que conquistam os turistas. Moradores hospitaleiros, bela e interessante arquitetura, uma gastronomia deliciosa e paisagens espetaculares. 

Curitiba é uma cidade muito bem organizada, com um sistema de transporte público que serviu como referência para outros países. É uma cidade que homenageia diversos povos e culturas: através de memoriais, monumentos e templos religiosos, celebra a ucranianos, poloneses, alemães, italianos, judeus e muçulmanos. Reservar um hotel em Curitiba será fundamental para ter a possibilidade de conhecer esta cidade multicultural. 

A capital paranaense mistura natureza e urbanidade, com prédios históricos, espaços culturais, parques, feiras e uma animada vida noturna. Tudo leva a curtir uma boa temporada de férias, pois há neste destino uma série de atrações fantásticas para todas as idades e todos os gostos. Realmente vale a pena procurar um bom hotel em Curitiba para viver essa experiência. 

DE6975 FOTO2

Entendendo o ‘Curitibanês’

O curitibanês é o dialeto oficial de Curitiba e é bom você conhecer pelo menos algumas das expressões mais usadas no dia a dia, para poder se familiarizar com o dialeto e entender o que está sendo dito. Por exemplo:

Cachorro quente com duas ‘vinas’: é o cachorro quente com duas salsichas.

  • Um ‘piá’: é um menino.

  • Um ‘penal’: é um estojo para lápis.

  • Uma ‘guria’: é uma menina curitibana, o mesmo que uma garota no Rio de Janeiro.

  • Um ‘piá de prédio’: é um menino que consegue as coisas só porque os pais deram um jeito.

  • ‘Panificadora’: é simplesmente uma padaria.

  • ‘Coxa’: é como os curitibanos chamam o time Coritiba.

  • ‘Bolacha’: é o biscoito.

  • ‘Pila’: é como os curitibanos chamam a moeda.

  • ‘Carpé’: é simplesmente uma carpete.

  • ‘Quentão’: é o vinho quente, feito com gengibre e canela.

  • ‘Lombada’: o famoso quebra-molas.

  • ‘Cuzido’: é o termo utilizado para definir à pessoa que está bêbada.

  • ‘Apurado’: é a pessoa que está com pressa, principalmente para ir ao banheiro.

  • ‘Béra’: é uma cerveja.

DE6975 FOTO1

Atrações para curtir em Curitiba

Tendo a possibilidade de reservar um hotel 5 estrelas ou um hotel barato em Curitiba, o importante é organizar os passeios e as atividades para fazer durante a sua temporada nesta cidade que tem tudo para transformar a sua viagem em uma experiência única e inesquecível que, com certeza, você vai querer repetir.

  1. Jardim Botânico

Este é o lugar ideal para ter um interessante contato com a natureza. Neste jardim há diversas espécies de plantas que estão organizadas segundo as características de cada uma. Foi inaugurado no ano de 1991 e é um dos mais bonitos cartões postais de Curitiba. O ponto principal é a estufa de ferro e vidro. Ao redor se localizam os jardins franceses. Um belo lugar para passear e curtir a natureza com tranquilidade.

  1. Torre Panorâmica

O lugar indicado para admirar à cidade de Curitiba a 100 metros do chão. A torre fica no Bairro das Mercês e é um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas. Uma vez no topo, dá para ter uma vista panorâmica de 360º da capital paranaense. Do mirante pode ser visualizada a Serra do Mar e os arredores da cidade. No térreo fica o Museu do Telefone, exatamente na entrada da torre. Há diversos aparelhos que contam como a telefonia foi evoluindo através dos anos. Há também uma loja que tem produtos regionais, artesanato e peças de design.

  1. Museu Oscar Niemeyer

Este projeto criado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer é o único museu no mundo com formato de olho. Há no museu um grande acervo de esculturas, quadros e obras contemporâneas de artistas tanto das artes visuais como também da arquitetura e do design. Para os apaixonados pela arte e a cultura, este é um passeio muito interessante para ser feito com toda a família. O ‘Museu do Olho’, como também é conhecido, é um dos maiores e mais modernos do nosso continente. 

  1. Parque Tanguá

Este parque é um dos mais bonitos da cidade. Localizado na região norte da capital, foi inaugurado no ano de 1996 onde antigamente havia duas pedreiras, hoje desativadas. Com uma área de aproximadamente 235 metros quadrados, o parque possui uma cascata artificial que tem mais de 60 metros. Outras atrações deste parque são o mirante, dois lagos e um túnel de 45 metros que liga as duas pedreiras. Há também uma pista para caminhada. No parque há também um bar e restaurante. O Parque Tanguá é muito frequentado pelos próprios curitibanos que gostam de admirar o belo pôr do sol.

DE6975 FOTO3

  1. Santa Felicidade

Passear por esta região é ter a oportunidade de admirar um dos mais famosos bairros de Curitiba. Fica aproximadamente 7 quilômetros do centro da cidade e preserva até hoje a cultura dos imigrantes italianos. Antigamente esta área da cidade era a Colônia Santa Felicidade, onde moravam os imigrantes vindos de Veneto e Trento, regiões do norte da Itália. Uma parte das terras desta região foi doada por Dona Felicidade Borges aos imigrantes italianos e daí surge o nome do bairro. Aqui há muitos restaurantes e lojas de móveis e de artesanatos. Em Santa Felicidade acontece uma das mais populares e tradicionais festas do bairro, a Festa do Frango, Polenta e Vinho. Essa festa acontece no mês de julho no Bosque São Cristóvão. 

  1. Feirinha do Largo

No Largo da Ordem acontece aos domingos a popular Feirinha do Largo. Quem visita Curitiba deve conhecer esta feirinha que é enorme e muito bem organizada. Há barracas de rua como também várias lojas de artesanato, galerias e museus. Há inclusive uma exposição de carros antigos. Além de visitar a feirinha e fazer algumas compras interessantes, a dica é aproveitar para passear pelo centro histórico e tomar contato com a história e a cultura de Curitiba, admirando as fantásticas construções.