Os mapas ou plantas de assentos são uma representação visual de onde as pessoas se sentarão em um determinado espaço, como uma sala de aula, um avião, um ônibus, ou salão de casamento. Esses mapas são comumente usados para organizar os arranjos de assentos para um grande grupo de pessoas e são comumente usadas para casamentos, eventos corporativos, aulas, grupos de apoio, etc. pode ser uma ferramenta online ou um aplicativo móvel. Muitas ferramentas online são dedicadas a ajudar as pessoas a criar tabelas e gráficos para uso diário. Portanto, você pode usar um aplicativo de mapa de assentos profissional para criar mapas de assentos para qualquer finalidade.

E se você precisa criar um mapa de assentos, antes de deixar que o que deveria ser um processo organizado se transforme em uma parede cheia de caos de Post-it codificados por cores, vamos respirar fundo e fazer uma pausa por um momento.  Se você não sabe onde encontrar um bom fabricante de mapas de assentos, não se preocupe. Nós temos uma lista com os melhores aqui.

1 – EdrawMax

Imagem tricurioso 1

O EdrawMax figura muitas listas de melhores aplicativos para a criação de organogramas, e ele é uma ferramenta muito útil para quem precisa criar gráficos, seja para desenhos digitais e tabelas, ou diagramas técnicos. Com a ajuda de ferramentas de desenho ilimitadas e modelos gratuitos personalizáveis, você pode criar qualquer tipo de conteúdo visual usando o EdrawMax.

O mais legal é que ele contém vários modelos para mapas de assentos, e pode ser usado por quem planeja criar um evento corporativo, plano de casamento, assentos em sala de aula, etc.

Com a ajuda dele, você consegue criar gráficos interessantes em apenas alguns passos simples. Com ele você também pode salvar e exportar seus diagramas em outros formatos de arquivo. Ele é um dos 7 Melhores Softwares de Plantas de Piso para Desenho de Plantas

Com um preço bastante acessível, ele suporta serviços de armazenamento em nuvem, e com ele você ainda consegue adicionar marca d’água no modo livre.

2 – Canva

Imagem tricurioso 2

O Canva é uma plataforma de design versátil para criar diferentes conteúdos multimídia, como infográficos, publicações para mídia social, pôsteres, apresentações e muito mais. O que pouca gente sabe é que ele pode ser usado também para a criação de organogramas, como o mapa de assentos.

Ele é um dos principais aplicativo para criar conteúdo visual de diferentes tipos, principalmente para uso online. Ele é de uso gratuito; no entanto, a versão premium oferece recursos de bônus, como modelos premium e ferramentas de formatação adicionais.

Entre os pontos de vantagem estão o fato de que ele é divertido de usar, tem sua inscrição fácil, tem um período de teste grátis, apresenta modelos personalizáveis e muito mais. O ponto negativo é que ele não é adequado para visuais organizacionais ou técnicos.

3 – Visual Paradigm

Imagem tricurioso 3

O Visual Paradigm é uma ótima ferramenta online para criar mapas de assentos já que ele possui opções ricas de edição e formatação. Com esse software, você consegue criar plantas de assentos personalizados rapidamente para uso profissional. Você também pode criar muitos outros tipos de diagramas com este aplicativo, podendo ser usado para projetos de arquitetura, modelagem visual, modelagem de negócios, diagramação e engenharia de código. Em suma, o Visual Paradigm é uma ferramenta online multifuncional para criar também organogramas. A principal desvantagem dele é que ele tem modelos limitados na versão gratuita.

4 – SmartDraw

Imagem tricurioso 4

Semelhante ao Edraw e outras ferramentas gráficas populares, o SmartDraw é um software versátil que pode ser usado para produzir uma ampla variedade de conteúdo visual. O SmartDraw é usado para gráficos e gráficos de negócios, diagramas técnicos, ilustrações e muito mais. Você também pode usá-lo como um criador de mapas de assentos e criar planos de assentos impressionantes para qualquer ocasião. A melhor coisa sobre o SmartDraw é que ele possui vários templates e uma biblioteca rica em gráficos. No entanto, não é gratuito para uso, e sua interface não é amigável para iniciantes.

5 – Miro

Imagem tricurioso 5

O Miro é um software intuitivo de mapa mental gratuito com recursos de colaboração. Ele permite que equipes distribuídas façam brainstorming, mapeiem ideias, cocriem organogramas e muito mais. Apesar de ter um foco no mapeamento de ideias, ele também pode ser usado para criação de mapas de assentos, com bem menos recursos do que os outros aplicativos que mencionamos aqui.

E o que pensar sobre o mapa de aplicativo?

Um software de para criação de mapas de aplicativo é o mesmo que usamos para o mapeamento mental (também chamado de software de mapeamento de conceitos). Ele basicamente consiste em uma ferramenta de brainstorming que permite criar diagramas visuais de ideias. Com a ajuda de aplicativos para fazer Mapa Mental, você consegue crie um mapa conceitual que ilustra a hierarquia e as conexões entre diferentes possibilidades do seu aplicativo.

E o aplicativo que indicamos aqui para a criação de mapas de aplicativos é o EdrawMax. Isso porque ele também é uma ferramenta colaborativa de mapeamento mental que ajuda a dar às suas ideias uma estrutura muito necessária. Ele possui mais de 12 layouts de mapas mentais diferentes. Ele também tem a funcionalidade do gráfico de Gantt que ajuda a criar um mapa mental, e o seu modo de apresentação permite que você mostre seu mapa mental como uma apresentação de slides.

Além de mapas de aplicativos, com ele você consegue também fazer diagramas de árvore, organogramas, diagramas espinha de peixe, linhas do tempo, mapas circulares, mapas de bolhas e mapas setoriais.

Outro ponto positivo é que ele suporta diferentes formatos e estilos de conexão entre organogramas. Você consegue exportar suas criações em arquivos JPG, PNG e PDF, e ele está disponível como um aplicativo móvel para dispositivos Android e iOS. Aliás, sobre esse último detalhe, ele é equipado com uma ampla variedade de recursos, e roda em todos os sistemas operacionais disponíveis, incluindo Win, Mac, Linux, iOS e Android. Você pode escolher uma plataforma para trabalhar e acessar todos os seus arquivos em qualquer dispositivo ou em qualquer lugar (com acesso de uma mesma conta).

E aí, gostou da nossa lista?

Agora você sabe como criar seus mapas de assentos e mapas de aplicativo de forma rápida e fácil.