Se você já embarcou em uma viagem internacional, é provável que tenha experimentado uma mistura de excitação e nervosismo. Afinal, explorar um novo destino é sempre emocionante, embora chegar até lá possa envolver uma jornada cansativa – especialmente se você tiver que passar horas nas filas dos controles de segurança dos aeroportos.

Além disso, para alguns viajantes, a experiência pode ser ainda mais desafiadora. Eles podem notar que o seu cartão de embarque exibe a sinistra sigla “SSSS”. Mas o que exatamente isso significa e como essas quatro letras misteriosas acabaram no seu bilhete? Vamos esclarecer!

Descodificando a Sigla “SSSS”

O que Significa a Sigla 'SSSS' no seu Cartão de Embarque e Por Que Isso Pode Atrasar sua Viagem?

O que Significa a Sigla ‘SSSS’ no seu Cartão de Embarque e Por Que Isso Pode Atrasar sua Viagem?

A sigla “SSSS” é usada para designar passageiros selecionados para a “Seleção de Triagem de Segurança Secundária”. Em outras palavras, você foi escolhido previamente para passar por procedimentos de triagem adicionais. Essa é uma medida implementada pela Administração de Segurança de Transporte (TSA) dos Estados Unidos com o objetivo de reforçar a segurança nos aeroportos.

A TSA emprega medidas de segurança, visíveis e invisíveis, com o propósito de cumprir a sua missão de assegurar a segurança no transporte. O “SSSS” pode aparecer no cartão de embarque de um passageiro de forma aleatória, o que significa que a sua viagem ficará um pouco mais longa e complexa.

Conforme o site da própria TSA indica, os procedimentos de segurança para viagens aéreas têm início muito antes de você chegar ao aeroporto. A TSA coopera com agências de inteligência e aplicação da lei para compartilhar informações e identificar indivíduos que possam representar uma ameaça à segurança.

O Que Significa o “SSSS”?

Agora, você deve estar se perguntando se ter o “SSSS” no seu cartão de embarque significa que a TSA o considera um terrorista ou uma ameaça ao país. A resposta é: não necessariamente. Embora alguns passageiros possam ser selecionados devido aos seus históricos, você pode ter sido escolhido aleatoriamente para uma inspeção adicional.

O que Significa a Sigla 'SSSS' no seu Cartão de Embarque e Por Que Isso Pode Atrasar sua Viagem?

O que Significa a Sigla ‘SSSS’ no seu Cartão de Embarque e Por Que Isso Pode Atrasar sua Viagem?

Durante a triagem secundária, a sua bagagem passará por uma segunda verificação para garantir que você esteja aderindo às regras de bagagem de mão da TSA e para verificar se não está transportando itens perigosos, como explosivos. Durante esse processo, amigos e familiares podem observar a inspeção, então não há motivo para entrar em pânico.

No geral, o objetivo da TSA é assegurar que você não esteja carregando itens proibidos ou representando uma ameaça à segurança dos outros passageiros. Aqueles que são selecionados normalmente são notificados antecipadamente e a revista ocorre em uma sala privativa, com um oficial do mesmo sexo para garantir o seu conforto e privacidade. É importante ressaltar que ser selecionado para a triagem secundária não significa que você pode evitar o processo inicial de segurança; a inspeção adicional será conduzida em adição aos procedimentos normais.

A TSA mantém a complexidade do processo e os critérios de seleção sob sigilo, tornando difícil determinar a frequência da seleção “SSSS”. Portanto, esteja sempre preparado e não fique surpreso se o seu cartão de embarque exibir essas quatro letras misteriosas!