Como está sua cartela de clientes hoje? Sabia que poderia estar maior? Se você não faz a análise de crédito com IA, provavelmente você está ignorando uma grande parcela que não é enxergada pelo sistema tradicional.

Pode ser que a forma que você faz a análise de crédito hoje tenha critérios insuficientes para conseguir alcançar esses clientes em potencial.

Por isso, aqui neste texto você vai conhecer esse perfil de clientes como a IA tem ajudado as empresas a alcançá-los.

O que é um sub-bancarizado?

O termo sub-bancarizado não é reconhecido pelo Banco Central ou pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mas existem e são muitos. Só na América Latina, esse número é de chocantes 70%.

Basicamente, você pode separar o sistema financeiro em:

  • bancarizados – aqueles que não só tem conta bancária, mas tem um acesso bom aos serviços e produtos financeiros
  • sub-bancarizados – que até pode ter uma conta em um banco, mas não consegue aprovação para ter serviços financeiros que poderiam bancar
  • desbancarizados – quem não tem conta bancária e muito menos acesso aos serviços ofertados pelo sistema financeiro

Uma pesquisa do 1 datapipe — empresa de IA referência em serviços de análise de crédito — mostra que, de quem é apto a ter uma conta bancária no Brasil, 67% (107,2 milhões) é sub-bancarizado.

E a despadronização das análises de crédito entre instituições é alta. Segundo a mesma pesquisa, por volta de 40% dos sub-bancarizados relatam divergências na análise quando pedem o mesmo produto em duas instituições diferentes.

São pessoas que muitas vezes não conseguem nem ter um cartão de crédito ou conta bancária, o que também significa que vão ter dificuldades ao fazer compras na internet – já que muitos sites ainda só oferecem essa opção de pagamento ou o PIX, que é diretamente vinculado a uma conta bancária.

Negar crédito – de forma desnecessária – é ruim

Seu cliente te procura por ter uma dor a ser sanada. Pode ser um desejo que ele tem por ter aquele produto, alguma necessidade básica ou até mesmo para presentear alguém que ama.

Independente do motivo da compra ou contratação de serviço, quando o cliente vai negociar com você ele tem sonhos e expectativas a serem atendidas. Quando ele tem o acesso a esse pedido negado, isso traz uma experiência extremamente negativa para ele.

Isso é ampliado quando a pessoa, na verdade, teria condições de bancar aquele crédito. Garantir que clientes com potencial para cumprir seus compromissos recebam o crédito necessário também significa expandir seus ganhos a médio e longo prazo, além de criar compradores fiéis.

Como a tecnologia pode ajudar?

Ter ferramentas tecnológicas a seu favor é essencial nesse processo de ampliar a cartela de clientes por meio da inclusão financeira. Em vez de ficar refém da avaliação tradicional de crédito, você pode incorporar soluções com IA..

Funciona mais ou menos assim: A solução com IA vai trazer à análise mais informações para serem avaliadas. A partir disso, buscará padrões e preverá como aquele possível cliente irá se comportar.

Mas isso é feito com um número gigantesco de dados de pessoas diferentes — o que seria impossível ser processado pelo meio tradicional. Esse banco de dados é chamado de Big Data e algoritmos processam eles rapidamente e com precisão, o que faz com que as chances de erro sejam pequenas.

Além disso, os dados não são estáticos — como o próprio comportamento do consumidor. A máquina continua aprendendo com os novos dados e novos comportamentos em um processo chamado Machine Learning. Isso traz dinamismo para a análise e reduz o risco para a sua empresa.

Aumente os insights do consumidor

Informação é poder. É um recurso valiosíssimo hoje em dia. Não à toa esta é considerada a Era da informação. Use-a a favor da sua empresa. Ter as ferramentas certas em mãos só vai trazer benefícios.

Entre os benefícios de adotar a tecnologia de IA no processo de análise de crédito estão:

  1. Ganhar tempo nas análises;
  2. Detectar tendências e padrões;
  3. Obter insights;
  4. Personalização;
  5. Otimização;
  6. Redução de risco

A inteligência artificial não só permite abocanhar essa fatia de mercado dos sub-bancarizados, mas também gerar insights valiosos sobre o consumidor e adaptar suas estratégias de forma precisa. Está esperando o que para revolucionar seu negócio e trazer mais clientes para sua empresa?