Recentemente, a parceria entre a Faber-Castell Cosmetics, uma divisão da renomada multinacional Faber-Castell, e o Grupo Boticário surpreendeu ao lançar uma linha de lápis de maquiagem. Essa colaboração uniu duas marcas distintas, sendo a primeira mais conhecida por sua produção de material escolar, enquanto a segunda é uma referência no mercado de cosméticos.

O que muitos desconhecem é que a Faber-Castell já está envolvida na produção de maquiagens no Brasil há pelo menos 35 anos. Assim, é possível que muitas pessoas já tenham usado seus produtos sem sequer perceberem.

A história da Faber-Castell Cosmetics remonta a 1978, na Alemanha. Em 2013, a fábrica situada em São Carlos, São Paulo, ganhou uma unidade dedicada à produção de cosméticos, consolidando sua presença nesse ramo no Brasil.

Curiosamente, a empresa se tornou líder mundial na fabricação de cosméticos coloridos e tem investido em novos produtos com foco na “beleza limpa”, priorizando embalagens sustentáveis, ingredientes naturais e veganos, além de práticas sem crueldade animal e sem microplásticos. Recentemente, lançou um “bioglitter” à base de celulose e um lápis cosmético mecânico recarregável, substituindo os tradicionais de madeira.

Da Sala de Aula ao Espelho: A Surpreendente Jornada da Faber-Castell nos Cosméticos

Além dos lápis de maquiagem, a Faber-Castell Cosmetics também fornece outros produtos, mas é importante destacar que seus serviços são voltados para o mercado B2B (business to business), ou seja, ela vende sua produção para outras empresas do setor, que por sua vez comercializam com suas próprias marcas.

É muito provável que você já tenha usado uma maquiagem da Faber-Castell sem perceber, já que a empresa atende pelo menos 150 marcas em 17 países diferentes.

Todos os produtos da Faber-Castell Cosmetics são feitos com madeira de reflorestamento certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council), proveniente de sua unidade em Prata, Minas Gerais, onde mais de 300 mil mudas de árvores são plantadas anualmente.

“A Faber-Castell está constantemente comprometida em oferecer inovações alinhadas com seu propósito e em disponibilizar produtos cada vez mais sustentáveis e inovadores, mantendo a qualidade que sempre foi nosso grande diferencial de mercado”, afirma Ivonne Ascher, diretora da área de Cosméticos da Faber-Castell.

A parceria com a Suzano, que inclui o Grupo Boticário, resultou em uma nova linha pensada totalmente na sustentabilidade e no descarte responsável dos produtos. Fabio Almeida, diretor-executivo da Unidade de Papel e Embalagens da Suzano, ressalta que essa iniciativa está alinhada ao compromisso de oferecer produtos de origem renovável, visando substituir os de origem fóssil, e destaca a importância de desenvolver alternativas mais sustentáveis para diferentes produtos e indústrias.