O aclamado filme “A Sociedade da Neve” (2023), indicado ao Oscar, retrata a angustiante saga de um grupo de jogadores de rugby uruguaios que enfrentaram um acidente de avião nos Andes em 1972. No entanto, o cenário das montanhas geladas, retratado na época, transformou-se consideravelmente devido às mudanças climáticas. Pesquisadores argumentam que, se o desastre ocorresse hoje, as consequências seriam distintas devido ao aquecimento global que afeta a região.

Os Andes em Mudança

A História Congelada: Impactos Climáticos no Drama de 'A Sociedade da Neve

A História Congelada: Impactos Climáticos no Drama de ‘A Sociedade da Neve

Estudos recentes, como o conduzido pela Universidade de Groningen, revelam uma queda significativa na camada de neve anual nos Andes desde a década de 1970. Essa redução teria alterado drasticamente o desfecho do trágico voo. Em 1972, nevascas incomuns ajudaram a mudar a rota da aeronave, influenciando sua localização final após o acidente. No entanto, especialistas apontam que, se o avião tivesse pousado em uma região sem neve, o impacto teria sido ainda mais devastador.

Cenário Alternativo

A História Congelada: Impactos Climáticos no Drama de 'A Sociedade da Neve

A História Congelada: Impactos Climáticos no Drama de ‘A Sociedade da Neve

A diminuição da neve nos Andes não apenas teria impactado as condições de frio enfrentadas pelos sobreviventes, mas também afetaria a disponibilidade de água. A redução das nevascas implicaria menos água congelada disponível, aumentando a dificuldade para obtenção de água potável. Além disso, o aquecimento global poderia tornar as temperaturas mais suportáveis, mas também apresentaria desafios adicionais, como a falta de recursos naturais para a sobrevivência.

Apesar dessas mudanças climáticas, o avanço da tecnologia e segurança nas viagens aéreas reduziu significativamente a ocorrência de acidentes como o retratado em “A Sociedade da Neve”, oferecendo alguma esperança diante dos desafios climáticos globais.