A síndrome do cabelo impenteável, também conhecida como “Síndrome de Cheveux Incoiffables” em francês, é uma condição rara e genética que afeta a estrutura do cabelo. Caracteriza-se por cabelos grossos, desordenados e que não podem ser penteados, resultando em uma aparência de fios sempre desalinhados e espetados.

Essa síndrome é causada por mutações em certos genes que controlam a forma e a textura do cabelo. Em particular, mutações nos genes PADI3, TGM3 e TCHH são frequentemente associadas à síndrome do cabelo impenteável. Esses genes desempenham um papel crucial na formação da cutícula do cabelo, a camada externa que protege o fio.

Os cabelos afetados pela síndrome do cabelo impenteável são frequentemente loiros ou castanhos claros e apresentam uma textura áspera e irregular. Apesar de sua aparência peculiar, os cabelos geralmente não causam problemas de saúde além do aspecto estético.

Embora não haja cura para essa síndrome, os sintomas podem melhorar com o tempo à medida que a criança cresce. No entanto, os cuidados capilares, como o uso de condicionadores e produtos de modelagem suaves, podem ajudar a melhorar a aparência dos cabelos e a reduzir o frizz.